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- Os Adidos de Defesa: diplomacia económica e necessidades das Forças ArmadasPublication . Silva, PauloO fim da Guerra Fria proporcionou um novo ambiente de segurança e uma abordagem mais abrangente à cooperação de natureza militar entre Estados. Nos últimos anos, essa cooperação evoluiu passando a designar-se cooperação de defesa, juntando atores militares e não-militares, e abrangendo novos domínios, tal como a economia de defesa. O adido de defesa, enquanto representante das suas Forças Armadas, integrado da missão diplomática que representa o seu país no estrangeiro, é igualmente o representante de toda a estrutura de defesa, sendo, por isso, chamado a desenvolver também atividades não militares, tal como a promoção no estrangeiro da Base Tecnológica e Industrial de Defesa dos seu país. A definição da rede de adidos de defesa terá, pois, de se enquadrar nas orientações políticas e estratégicas da defesa, e procurar responder quer às novas, quer às tradiciobais necessidades das Forças Armadas associadas à cooperação militar e de defesa. Assim, analisou-se o atual dispositivo de adidos de defesa nacional, constituído por 15 adidos residentes os quais acumulam outros 24 países na condição de adidos não residentes. Como resultado da investigação, apresentam-se contributos para tornar o dispositivo de adidos mais equilibrado e otimizado. Abstract: The end of the Cold War provided a new security environment and a more comprehensive approach to military cooperation between states. In recent years, such cooperation has evolved into defense cooperation, bringing together military and new nonmilitary actors, and covering new areas such as defense economy. The defense attaché, as a representative of his Armed Forces, integrated in the diplomatic mission that represents his country abroad, is also the representative of the entire defense structure of his country. Likewise, he is called upon to develop non-military activities, such as the promotion abroad of his country's Defense Technology and Industrial Base. The definition of the network of defense attachés will therefore have to fit into the political and strategic guidelines of defense and seek to respond to the traditional needs of the Armed Forces associated with military and defense cooperation with other countries. Thus, the current national attachés network system was analyzed, consisting of 15 resident attachés who accumulate 24 other countries as non-resident attachés. As a result of the research, contributions are made to make the attaches network system more balanced and optimized.
- Associação entre os níveis de atividade física, competência motora e imagem corporal de rapazes e raparigas do ensino secundárioPublication . Silva, Paulo; Flôres, FábioO presente relatório documenta a experiência prática adquirida no ensino da Educação Física junto de alunos do ensino básico e secundário do Colégio Campo de Flores. Durante o estágio, o principal foco centrou-se no aperfeiçoamento das competências pedagógicas necessárias para estimular a prática de atividade física e a adoção de hábitos de vida saudáveis entre os alunos. No decurso do estágio, acompanhei turmas de diferentes ciclos de ensino, elaborando planos de aula adaptados com o objetivo de promover o desenvolvimento motor dos estudantes. O processo de ensino-aprendizagem foi enriquecido através da aplicação de avaliações diagnósticas, formativas e sumativas, conduzidas maioritariamente pelos professores titulares, permitindo, assim, monitorizar o progresso individual dos alunos e ajustar as estratégias pedagógicas de acordo com as suas necessidades específicas. Para além da prática pedagógica, foi realizado um estudo envolvendo 88 alunos, com o intuito de analisar a relação entre a prática de atividade física, a competência motora e a perceção da imagem corporal. Os resultados obtidos evidenciaram que os alunos que praticavam desporto apresentaram um melhor desempenho em atividades de intensidade vigorosa e moderada, destacando-se, em particular, no desenvolvimento de habilidades de manipulação. Esta experiência permitiu aprofundar a compreensão do papel da Educação Física no desenvolvimento integral dos alunos, consolidando as competências pedagógicas adquiridas e reforçando a importância de uma prática educativa inclusiva e orientada para o bem-estar dos estudantes. Adicionalmente, o estágio consolidou o compromisso com a promoção de um ambiente escolar que valorize não apenas o desenvolvimento motor, mas também o bem-estar físico e psicológico dos alunos.
- BOMBEIROS E FAMILIARES EM SITUAÇÃO DE CATÁSTROFEPublication . Silva, Paulo; Gomes, ArturEm caso de catástrofe os bombeiros, e os seus familiares irão ser afetados pelos seus efeitos e poderão não estar disponíveis para integrar o dispositivo de resposta enquanto não tiverem a garantia de que os mesmos estão seguros. A fase de preparação das catástrofes é fundamental para aumentar a resiliência das comunidades e dos serviços de emergência. O Corpo de Bombeiros (CB) de Portimão não dispõe de um abrigo temporário para bombeiros e familiares em caso de catástrofe. Os objectivos deste trabalho são: saber se existência de um abrigo para os bombeiros de Portimão e seus familiares contribuirá para os operacionais estarem mais disponíveis para integrarem o dispositivo operacional de resposta em caso de catástrofe; saber se os bombeiros do Corpo de Bombeiros de Portimão têm implementado um plano de emergência familiar, e perceber se o quartel do CB de Portimão é um local adequado para ser abrigo temporário para os bombeiros e familiares em caso de catástrofe, e quais a necessidades logísticas e administrativas associadas. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica subjacente às temáticas exploradas, um questionário aos elementos do CB de Portimão, e análise de informação disponibilizada sob formato de ficheiro informático KMZ, através da sua correlação sobre o software informático Google Earth. De uma população de 126 bombeiros, resultou uma amostra de 30, maioritariamente masculina, e na sua totalidade de nacionalidade portuguesa. A maioria é natural de Portimão (57%). Do ponto de vista familiar a maioria dos bombeiros (73%) refere que não está preparado para fazer face a uma catástrofe, nem tem um plano de catástrofe (emergência) familiar implementado (73%). O quartel do CB de Portimão pode ser um abrigo temporário para os seus bombeiros e familiares, o que é bem visto pelos mesmos, que referem ser um contributo para o aumento da sua disponibilidade para integrarem um dispositivo de resposta em caso de catástrofe. De modo a maximizar o contributo deste abrigo, é fundamental que todos os bombeiros instituam um plano de emergência familiar.
- Competências especializadas em enfermagem à pessoa em situação crítica: a particularidade dos distúrbios do ritmo e condução cardíacaPublication . Silva, Paulo; Bettencourt, MeríciaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do V Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, ramo da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e/ou Falência Orgânica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, decorrido no ano letivo 2021/2022, sendo que a sua apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Expõe o percurso de aprendizagem ao longo do Mestrado, focando-se na realização de três ensinos clínicos: ECI – Serviço de Urgência Polivalente do Hospital Santa Maria, ECII – Serviço de Medicina Intensivo do Hospital Dr. Nélio Mendonça e ECIII, de carácter opcional, na Unidade de Hemodinâmica, Unidade de Tratamentos Intensivos Coronários e Unidade de Cuidados Intensivos Cardio-Torácicos do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no sentido de aprofundar a abordagem à pessoa com distúrbios do ritmo e condução cardíaca. Este relatório tem como objetivo principal evidenciar o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, bem como as competências esperadas para a obtenção do grau de Mestre. Esta evidência é realizada através da exposição, descrição e análise crítico-reflexiva acerca das atividades e oportunidades de aprendizagem vividas nos ensinos clínicos. Organiza-se em três principais capítulos, um primeiro onde é realizado um enquadramento à temática escolhida a aprofundar (os distúrbios do ritmo e condução cardíaca), um segundo capítulo onde é enfatizada a aquisição e desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem, tanto comuns do enfermeiro especialista (Regulamento 140/2019) como específicas da pessoa em situação crítica (Regulamento 429/2018) e, por fim, um capítulo onde é descrito o desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, previstas no Decreto-Lei 65/2018. Para a realização do presente relatório foi utilizada uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva acerca das experiências vividas durante os ensinos clínicos, visando sempre o desenvolvimento das competências acima descritas.
- Escala de Comportamentos de Bullying (ECB): evidências baseadas em sua estrutura internaPublication . Silva, Paulo; ARAUJO, Gleyde Raiane De; Fonseca, Patrícia Nunes Da; Silva, Ramnsés; Cavalcante Bezerra de Medeiros, Paloma; Medeiros, Emerson DiógenesObjetivou-se reunir evidências sobre a estrutura interna da Escala de Comportamentos de Bullying (ECB). Contou-se com 240 estudantes, com idade entre 7 e 14 anos (M = 9,89; DP = 1,40), sendo a maioria meninas (56,7%), cursando a terceira série do Ensino Fundamental (28,6%), distribuídos equitativamente entre escolas públicas e privadas da cidade João Pessoa, Paraíba. Os participantes preencheram a ECB e questões sociodemográficas. A fatoração dos eixos principais com rotações Varimax, identificou dois fatores, que explicaram 58,78% da variância total, cujos alfas de Cronbach foram de 0,91 (bullying indireto) a 0,90 (bullying direto). Esses achados revelam que a ECB reúne evidências favoráveis de validade baseada na estrutura interna da medida e consistência interna.
- A Estratégia Global para a política externa e de segurança da União Europeia e as alterações climáticasPublication . Silva, Paulo; Ferreira, Rui; Barros, ArmandoO nexo entre alterações climáticas e segurança, esta última entendida num sentido lato, é hoje, cada vez mais, reconhecido pelas principais organizações internacionais e por um elevado número de Estados. Esta ligação decorre da natureza multiplicadora de ameaças e riscos que caracteriza as alterações climáticas, traduzida em impactos tão diversos como a competição por recursos, as migrações, os eventos climáticos extremos, a segurança alimentar e o acesso à água doce, bem como a subida dos oceanos e a degradação de infraestruturas costeiras. A União Europeia tem vindo a revelar, desde 2008, uma notória ambição política, de prevenir a ocorrência destes impactos e responder às situações de alarme social, crise ou conflito, que os mesmos possam fazer surgir, desígnios reiterados em 2016, na sua Estratégia Global para a política externa e de segurança, que importa agora implementar. Tendo em vista este desiderato, tipificaram-se e caracterizaram-se os impactos causados pelas alterações climáticas, e examinaram-se as medidas tomadas pela União até à data. Consolidada esta base, analisaram-se as propostas académicas recolhidas sobre o tema e conjugaram-se as mesmas com os resultados das entrevistas realizadas, tendo sido possível, desta forma, apresentar alguns contributos para a operacionalização dos objetivos da Estratégia Global. Abstract: The relationship between climate change and security, the latter in its broad sense, is widely recognized by main the international organizations and a large number of States. Such linkage derives from the threat multiplier nature that characterizes climate changes, because of the diversity of impacts it generates, such as competition for natural resources, migrations, extreme climatic events, food security, water security, sea level rise and coastal degradation. The European Union has been showing, since 2008, a remarkable political ambition to prevent the occurrence of these impacts, as well as to respond to the situations of social alarm, crisis or conflict which they may generate. Such aspirations were emphasized in 2016, in the European Union Global Strategy for the Foreign and Security Policy, which implementation is now required. Having this goal in mind, the climate change impacts were categorised and described, and then the measures taken by the European Union up to this day were examined. Upon this base, the researched academic contributions on this issue were analysed and merged with information obtained from interviews, thus making it possible to produce some contributions to the operationalization of the Global Strategy objectives.
- A Gestão do Programa Jogos Desportivos Escolares - Estudo de Caso no Município de Palmela Resultante do Prémio da Qualidade do Distrito de Setúbal em Serviços Públicos AMRS 2009Publication . Silva, Paulo; Reis, FelipaA Qualidade exprime-se enquanto uma das funções da gestão nas organizações do Setor Público particularmente na Administração Publica Local, caracterizando-se como uma filosofia de gestão que encontra o compromisso público na Carta da Qualidade e enquadrando a melhoria das organizações públicas através da autoavaliação pela Estrutura Comum de Avaliação. Considerando a atribuição do Prémio da Qualidade do Distrito de Setúbal em Serviços Públicos de 2009 ao Programa Jogos Desportivos Escolares, coorganizado pela Câmara Municipal de Palmela e as escolas públicas do Ensino Básico e Secundário do Concelho de Palmela, pretende-se aferir se o processo de gestão do programa relacionou de forma sustentada os Critérios de Meios, Critérios de Resultados e os Fatores de Desenvolvimento Desportivo na execução orçamental dos mandatos autárquicos de 2010-2013 e 2014-2017. Consubstanciado o enquadramento teórico, as fontes primárias e a análise de 167 questionários para a avaliação do grau de satisfação do programa, constatou-se que a execução orçamental é orientada pelos Critérios de Meios (Processo-Chave do programa) - Critérios de Resultados (resultado decrescente do grau de satisfação dos alunos é Satisfeitos, Muito satisfeitos, Pouco satisfeitos e Insatisfeitos) – Financiamento (Fator de Desenvolvimento Desportivo preponderante) - Transferências Correntes Administração Central – Estado (rubrica com maior percentagem de execução orçamental).
- A liderança multicultural como fator facilitador na condução de operações militares internacionais.Publication . Sampaio, Armindo; Silva, Paulo; Pires, JoãoEste trabalho tem como objetivo analisar a liderança multicultural como elemento facilitador na condução das operações militares internacionais. Nesta investigação utilizou-se o método dedutivo, uma estratégia de investigação qualitativa e uma técnica de recolha de dados a partir de um questionário lançado a militares com experiência em ambientes operacionais internacionais, segundo o seguinte percurso metodológico: caracterização do ambiente cultural nos países onde decorrem operações militares; identificação dos fatores que contribuem para a caracterização dos ambientes estratégicos e operacionais da generalidade dos teatros de operações e, em particular, no Líbano e no Afeganistão; discriminação das competências da liderança multicultural que mais concorrem como fatores facilitadores na condução destas operações militares. Para a caracterização do ambiente cultural dos países onde decorrem operações militares internacionais, podem ser aplicados os resultados de modelos de análise cultural, já testados e validados, tais como os modelos de Hofstede e do estudo Global Leadership and Organizational Behavior. Por fim, foi possível concluir que as competências da liderança multicultural que constituem fator facilitador para a condução das operações militares internacionais são, por ordem decrescente de importância e de acordo com os resultados do inquérito, o conhecimento da organização (missão, ambientes estratégicos e operacionais), a diplomacia (habilidade na negociação), a autoconfiança (ser enérgico; estar confortável em situações desconfortáveis; equilíbrio e estabilidade emocional) e ser cosmopolita (conhecedor de história, da cultura, geografia, política e sociedade). Abstract: This work evaluates multicultural leadership as a facilitating factor in conducting international military operations. For the research, we adopted the deductive method, we followed a qualitative research strategy and a data collection technique based in questionnaires addressed to military who are familiar with the environment of such operations. The methodological path started with the characterization of the cultural environment of countries where operations take place; identification of the factors contributing for the characterization of the strategic and operational environments of a generic operations theatre, with focus in Lebanon and Afghanistan; discrimination of those competences of a multicultural leadership that most matter as factors facilitating the conduct of such operations. Characterization of cultural environment of countries where military operations take place might be done by applying cultural models previously tested and validated, such as Hofsted’s 6D model and the model of the study Global Leadership and Organizational Behavior. We concluded that the multicultural leadership competences which constitute a facilitating factor for the conduct of international military operations and in consequence of the questionnaire are the following ones, in decreasing order of importance: knowledge of the organization (mission, strategic and operational environments), diplomacy (negotiation skills), self-confidence (be energetic; be at ease when faced with complex situations; be emotionally stable) and cosmopolitan (know local history, culture, geography, politics and society).
- Outsourcing de Red Air: Uma Perspetiva para a Força Aérea PortuguesaPublication . Silva, PauloNa última década, tem-se assistido à emergência de um novo paradigma nos programas de treino das Forças Aéreas que envolvem red air (RA) ou “oposição aérea”, repercutido na contratação de empresas civis (outsourcing ou externalização) fornecedoras de recursos materiais e humanos necessários à execução desta atividade aérea. Este estudo investiga o outsourcing de RA (ORA), atendendo à conjuntura atual e aos desafios futuros da Força Aérea Portuguesa (FA), com base na análise dos voos efetuados, num ano, pelas Esquadras 201/301 que operam o F-16 MLU, e das entrevistas conduzidas a seis dos seus oficiais pilotos instrutores, um oficial piloto instrutor de F-16 MLU e especialista em F-35 da Royal Netherlands Air Force (RNLAF), e um ex-piloto de F-16 MLU da RNLAF, especialista em RA, empregado numa empresa que providencia RA na Europa. Recorrendo a uma metodologia de raciocínio indutivo, assente numa investigação qualitativa com reforço quantitativo e no desenho de pesquisa de estudo de caso, concluiuse que o ORA poderá ser uma mais-valia na FA, porque permite no presente, colmatar o défice de RA na FA e, no futuro, responder às exigências de treino de uma aeronave de 5.ª geração, caso a FA não disponha de meios para tal. Abstract: Externalização, Outsourcing, Red Air, Sistema de Armas de 5.ª Geração, Força Aérea Portuguesa Abstract In the last decade a new concept has emerged regarding Air Force training programs involving adversary air support, commonly known as “red air”, in which civilian companies are contracted (thus the outsourcing) to provide the necessary human and material resources to perform red air. This study investigates red air outsourcing (RAO), taking into account the national situation and the upcoming challenges of the Portuguese Air Force (PrtAF) based on the study of an yearly flight program carried out by 201/301 squadrons operating the F-16 MLU, and the analysis of the interviews conducted to six PrtAF F-16 MLU instructor pilots, one Royal Netherlands Air Force (RNLAF) F-16 MLU instructor pilot and F-35 subject matter expert (SME), and one ex-RNLAF F-16 pilot, red air SME, currently working to a civilian company which provides red air in Europe. Based on an inductive reasoning methodology, qualitative research strategy with quantitative reinforcement and a case study design, it was concluded that RAO can add value to the PrtAF, presently, by fixing the current red air deficit of the PrtAF and, in the future, by responding to the training requirements of a 5th generation aircraft, if the PrtAF doesn’t have the means to do so.
- A participação das Forças Armadas em missões de Segurança InternaPublication . Silva, PauloOs trágicos acontecimentos de 11 de Setembro de 2001 marcaram decisivamente a agenda político-estratégica internacional e levaram os Estados a repensar a forma de encarar a sua segurança. Em Portugal, este processo suscitou a necessidade de rever o Conceito Estratégico de Defesa Nacional e, consequentemente, as linhas de acção que orientarão a preparação e a actuação das Forças Armadas nos próximos anos. Pretende-se com o presente trabalho, sobretudo, contribuir para a análise do impacto deste processo sobre as questões de Segurança Interna, procurando identificar o papel que, nesta actividade, passará a estar reservado às Forças Armadas, e, essencialmente, as potenciais implicações desta participação ao nível do Exército. Deste modo, foi definida como questão central: “Que efeitos poderá ter no Exército o renovado propósito político de utilizar as Forças Armadas no âmbito da Segurança Interna?”. O trabalho inclui um enquadramento legal e conceptual da matéria em análise, em que se procura retratar a situação nacional actual, e incorpora ainda outros capítulos dedicados à análise dos actuais desafios à Segurança Interna, da forma de cooperação entre as Forças Armadas e as Forças e Serviços de Segurança que a situação indicia, e às consequentes implicações na forma de pensar o Exército. A investigação que conduziu à elaboração deste trabalho seguiu uma metodologia que assentou, essencialmente, numa observação directa intensiva, traduzida na pesquisa documental e bibliográfica e na condução de entrevistas. No final, concluímos que: - Apesar de todas as alterações ocorridas no cenário internacional, e dos ajustamentos normativos e conceptuais levados a efeito noutros países, em Portugal continua a vigorar um ordenamento jurídico-constitucional, enquadrante da actuação das Forças Armadas, a necessitar de urgente alteração; - O modelo de cooperação, entre as Forças Armadas e as Forças e Serviços de Segurança, que melhor se ajusta à realidade nacional é um modelo baseado na supletividade da acção; - Face à opção de utilizar as Forças Armadas no âmbito da Segurança Interna, o Exército terá de operar alguns ajustamentos em termos organizacionais, doutrinários, bem como ao nível das suas capacidades e da formação e treino, para que possa corresponder a este desafio. Abstract: The tragic events of September 11 of 2001 delimited decisively the international political-strategic agenda and led the States to rethink the way to face their security. In Portugal, this process aroused the need to check the Strategic Concept of National Defense and, consequently, the way that the Armed Forces preparation and employ will be done, during the next years. The aim of this study is, especially, to contribute to the analysis of the impact of this process in Internal Security affairs, to look for the role that, in this activity, will be reserved to the Armed Forces and, essentially, the potential implications of this participation to Army level. So, it was defined like main question: “Which effects could have on Army the renewed political purpose to employ the Armed Forces in the Internal Security scope?” This study includes a legal and conceptual framing about the subject in analysis, in which we tried to depict the present national situation, and includes also other chapters concerning the analysis of the existing challenges to the Internal Security, the way of cooperation between the Armed Forces and the Forces and Services of Security that the situation indict, and the following implications in the way to think the Army. The research that led this work to be performed, followed one methodology essentially based on an intensity direct observation, turned into a documental and bibliographical search and meetings. At the end we concluded that: - Besides all changes in the international view, and the prescriptive and conceptual changes took place in other countries, in Portugal keeps being in force one juridical and constitutional order, that conforms the Armed Forces activity, requiring an urgent change; - The best way that the Armed Forces and the Forces and Services of Security has to work together, in compliance with the national situation, is to rely this in a suppletive engagement; - Due to the option to employ the Armed Forces in the Internal Security scope, the Army must perform some arrangement in organizationally and doctrinal terms, as like as on this capacities and training, to answer this challenge.