Browsing by Author "Silva, Helena"
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- Glocalness: identidade e memória no design português contemporâneoPublication . Silva, HelenaEsta dissertação versa sobre as manifestações da cultura visual e do design português contemporâneo que, na medida em que se apropriam de expressões regionais, registos etnográficos, tradições culturais ou imagens de um passado representativo, revelam evidentes traços identitários que são reinterpretados e recriados. Parece existir hoje, no design português contemporâneo, uma clara tendência para assumir com orgulho que existe tal coisa como uma identidade cultural nacional, agora liberta do carácter propagandístico que a ditadura de Salazar lhe impôs e também do medo de existir (Gil, 2004) que lhe condicionou a expressão até ao final do século XX. Esta tendência é naturalmente reflexo da crescente emergência de expressões locais a nível global, que contraria (ou antes combate, face à ameaça da equalização, da anulação da alteridade, da submissão) a tese hegemónica da globalização a que a ordem económica aparentemente condenou o mundo contemporâneo. É da conjugação da nostalgia de tempo e de lugar que resulta o crescente interesse pelos produtos e imagens da tradição, pelos seus objectos mas sobretudo pelos seus contextos, que se procuram fazer resistir à erosão sócio-económica provocada pela lógica corporativa multinacional. O objectivo deste trabalho é assim o de identificar, mapear e interpretar expressões de glocalidade, na tentativa de contribuir para a caracterização e compreensão desta tendência no design e cultura visual portuguesa contemporânea.
- Percursos e desafios de uma investigação sobre a história da profissão de enfermagem em Portugal (séc. XIX-XX)Publication . Silva, HelenaA enfermagem nem sempre foi considerada como uma profissão e a passagem de um ofício a uma profissão reconhecida socialmente foi um processo lento. Pretende-se assim dar a conhecer a evolução da enfermagem em Portugal nos séculos XIX e XX, e salientar as caraterísticas originais no processo histórico de profissionalização, apesar das influências francesa e britânica. Este processo contou com a criação de uma formação específica e de um diploma oficial. Paralelamente assistiu-se à constituição de um grupo de profissionais organizados em sindicatos e associações, que publicava diversos periódicos e contribuía para a evolução da profissão. Analisaremos ainda a evolução da profissão de enfermagem no caso específico do Hospital Geral de Santo António, no Porto. Realizamos uma análise qualitativa e quantitativa de um vasto conjunto de fontes primárias provenientes de diferentes arquivos, bem como várias entrevistas a profissionais de enfermagem reformados. Utilizamos também uma bibliografia diversificada sobre a história da profissão de enfermagem em França e no Reino Unido para efetuar assim comparações com o caso português.
- Reabilitação e museografia: as vivências no espaço privado e público no projecto de interioresPublication . Silva, HelenaNo panorama actual e cada vez mais é importante reabilitar património, seja ele histórico ou não, de modo a relatar as vivências de uma sociedade e da própria cidade. Aliada a esta tendência está também o papel cada vez mais relevante que os museus têm. Estes podem ser dinamizadores do meio urbano, agitando dinâmicas culturais, económicas e políticas. Protagonizar mudanças assinaláveis. O dinamismo e o sucesso da intervenção urbana resultam da relação entre espaços público e privado e a forma como estes intervêm na organização espacial. No projecto aqui apresentado procurou-se compreender não só a extensão dos conceitos reabilitar e museografia mas também a intervenção que público e privado podem ter na construção de espaços, procurando estabelecer uma relação harmoniosa na solução final. A identidade e a história definem um lugar e de modo a atribuir tais características é necessário criar uma ponte de ligação entre esse espaço e um que não é definível, a Rotunda AEP, pois foi constituído com um certo fim, é produto da sobremodernidade (Augé, 2007). A galeria e o jardim de esculturas assumem a tentativa de influenciar o quotidiano da sociedade de modo a consolidar o existente, transparecendo a marca entre passado e presente.