Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-06"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Flexibilidade no contexto da museologia proposta sustentável - Aplicação MUDEPublication . Oliveira, TonyFazer uso da flexibilidade, é uma atitude mais que bem-vinda, sobretudo pela conjuntura social e económica que atravessamos. Também por uma premente necessidade ecológica, entendida não como estratégia de marketing, mas sim como prioridade inteligente de poupar meios e recursos. O termo flexibilidade entendido como uma inerência do design de interiores enquanto disciplina projectual, permitiu-nos chegar aos museus e aos locais de exposição como área de aplicação do objeto de estudo, uma vez que se comprovou que os espaços para exposições devem ser polivalentes. Propomos assim, uma solução de projeto baseada num sistema modular que permite dotar os museus e restantes espaços expositivos de bastante flexibilidade, ao mesmo tempo que possibilitam a arquitetos e designers um número infinito de soluções para projetarem estes espaços, tornando-os singulares. Não basta propor. A melhor forma de testar uma solução é comprovar a sua aplicação, e para tal escolhemos o MUDE – Museu do Design e da Moda de Lisboa, pelo desafio que a preexistência levantava, levando-nos a resolver uma série de detalhes de projeto essenciais para a sua verificação. Comprovou-se a possibilidade de com este sistema criar espaços únicos, complexos e capazes de responder com soluções de design integrado às várias componentes da museografia, evitando recorrer a acessórios que muitas vezes provocam “ruído” no interior de um espaço.
- Reabilitação e museografia: as vivências no espaço privado e público no projecto de interioresPublication . Silva, HelenaNo panorama actual e cada vez mais é importante reabilitar património, seja ele histórico ou não, de modo a relatar as vivências de uma sociedade e da própria cidade. Aliada a esta tendência está também o papel cada vez mais relevante que os museus têm. Estes podem ser dinamizadores do meio urbano, agitando dinâmicas culturais, económicas e políticas. Protagonizar mudanças assinaláveis. O dinamismo e o sucesso da intervenção urbana resultam da relação entre espaços público e privado e a forma como estes intervêm na organização espacial. No projecto aqui apresentado procurou-se compreender não só a extensão dos conceitos reabilitar e museografia mas também a intervenção que público e privado podem ter na construção de espaços, procurando estabelecer uma relação harmoniosa na solução final. A identidade e a história definem um lugar e de modo a atribuir tais características é necessário criar uma ponte de ligação entre esse espaço e um que não é definível, a Rotunda AEP, pois foi constituído com um certo fim, é produto da sobremodernidade (Augé, 2007). A galeria e o jardim de esculturas assumem a tentativa de influenciar o quotidiano da sociedade de modo a consolidar o existente, transparecendo a marca entre passado e presente.
- Realização, fabrico e ensaios de uma cadeira de acordo com a norma EN1729Publication . Teixeira, PedroEste documento descreve o estágio que se iniciou em Fevereiro de 2010, com uma duração aproximada de quatro meses, para a conclusão do curso de Mestrado de Design na especialização de Produto e Interfaces na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, ESAD. A empresa TFE, escolhida como local de estágio durante este período, é uma empresa especializada no campo de investigação do espaço e mobiliário escolar. Um dos seus projectos passa pela investigação e construção de um protótipo de uma cadeira escolar que possa ser desenvolvida de acordo com a norma EN1729 da União Europeia. O objectivo deste documento consiste numa descrição, documentação, e planeamento do lançamento da empresa, e a concepção, fabrico e ensaios de uma cadeira escolar, incluindo a construção de um modelo à escala 1/3 e exercícios de funcionalidade com utilizadores.
- Serviço de mesa adaptado a pessoas idosasPublication . Pereira, Cátiaeste relatório de estágio reflete e sistematiza o estágio realizado ao longo de sete meses na vista alegre [vaa], , sediada no lugar da vista alegre (Ílhavo). este estágio permitiu explorar a relação entre competências teóricas, a exploração projetual e competências práticas, nomeadamente no domínio do trabalho em contexto empresarial. o projeto “S” (Sénior) constituiu o pilar que sustentou uma abordagem que partiu das necessidades verificadas nos utilizadores e o desenvolvimento dos produtos cerâmicos. paralelamente, o estágio permitiu a maturação pessoal e profissional, só possíveis de adquirir num contexto profissionalizante. neste sentido, foi redigido o presente relatório composto por duas partes principais. a primeira será dedicada à apresentação do local de estágio. no decorrer do trabalho, numa segunda parte proceder-sehá à exposição e descrição das atividades efectuadas no contexto referido. conclui-se com uma reflexão relativamente à condição de estagiária e ao desenvolvimento do projeto“S”.
- Identidade portuguesa no mobiliário,do gótico ao design contemporâneoPublication . Baptista, DanielaO presente relatório, tem por finalidade descrever os aspectos relativos a uma experiência de estágio académico onde se colocou o enfoque fundamental numa reflexão acerca de uma condição portuguesa no design, indústria, artesanato e mercado. Foi efectuado na Menina Design Group, no Porto, em que os inovadores e esclarecidos processos de investigação, análise, argumentação e criação se revelaram especialmente eficientes na configuração de produtos “globais”, contemporâneos, com evidente sucesso nos mais diversos mercados, sublinhando e enfatizando os recursos técnicos e tecnológicos existentes. Partindo da identidade portuguesa no mobiliário, dos processos de globalização e do mercado internacional, desenvolveram-se duas abordagens projectuais que pretendem interpretar o discurso de cada marca, seus valores e conteúdo narrativo e formal, destinados a “target’s” bem definidos, em mercado global, sem que com isso se deixasse de introduzir força identitária, a qualidade original e preponderantemente retórica aos artefactos de tradição portuguesa. O objectivo seria contribuir para a produção e disseminação de conhecimento sobre as relações existentes entre artesanato e design no mobiliário, para servir de suporte ao desenvolvimento projectual na MDG e testar os variados recursos disponíveis para descrever e analisar a implementação de soluções experimentalistas nas variadas áreas de intervenção da instituição.
- Intervenções urbanasPublication . Rola, AlexandreA leitura do livro "Obra Aberta" de Umberto Eco impulsionou um olhar atento sobre as novas abordagens observadas na arte e no design contemporâneo. Esta tese visa a realização de um exercício de reflexão, sobre as práticas contemporâneas de design que se realizam no espaço urbano, conducente à apresentação de uma proposta de projecto de intervenção urbana. O acto de intervir criativamente no espaço urbano é o ponto de partida para o levantamento de questões como o diálogo que se instaura com o espaço, modificando-o e explorando o seu potencial criativo. Emerge, nestas práticas, uma necessidade de um plural que se materializa no aumento crescente de projectos colaborativos que valorizam menos a parte estética em prol da reconstrução do tecido social. Alterando o papel de espectador passivo em activo e, por vezes, co-autor destes projectos, o que coloca em causa a autoria dos mesmos. Esta é igualmente questionada com o surgimento de novas estratégias de apropriação, quer a nível material, quer conceptual, por parte de artistas e designers. O carácter efémero é outra das características transversais a este tipo de projectos, dinamizando o espaço e, ao mesmo tempo, adaptando-se a este, criando um efeito surpresa e uma empatia para com o público.
- Banda desenhada digital: exploração de um modelo em suporte digital, recorrendo à multimédiaPublication . Machado, IsabelA banda desenhada é uma forma de arte sequencial que começou por aparecer em livros, revistas e jornais mas, actualmente, com o avançar das tecnologias esta passou a estar presente no meio virtual sob diferentes formas. Este projecto teve como objectivo a criação de um modelo de banda desenhada digital construído a partir de elementos multimédia como o som, a animação e a interactividade, com o intuito, no entanto, de preservar as características elementares da banda desenhada tradicional em papel. Com base em experiências digitais de criadores de banda desenhada, este projecto resultou num protótipo de banda desenhada digital que pretende a presentar uma solução que, integrada num meio digital, funciona de forma interactiva e está adaptada ambiente virtual em vez de ser apenas uma digitalização das imagens.
- Measurement of the cross section and angular correlations for associated production of a Z boson with b hadrons in pp collisions at $\sqrt{s} =$ 7 TeVPublication . CMS collaboration (2207 authors); Hollar, Jonathan; Nayak, Aruna; Calpas, Betty; Almeida, Nuno; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Varela, Joao; Vischia, Pietro; Lloret Iglesias, Lara; David Tinoco Mendes, Andre; Musella, Pasquale; Silva, Pedro; Pela, Joao; Leonardo, NunoA study of proton-proton collisions in which two b hadrons are produced in association with a Z boson is reported. The collisions were recorded at a centre-of-mass energy of 7 TeV with the CMS detector at the LHC, for an integrated luminosity of 5.2 inverse femtobarns. The b hadrons are identified by means of displaced secondary vertices, without the use of reconstructed jets, permitting the study of b-hadron pair production at small angular separation. Differential cross sections are presented as a function of the angular separation of the b hadrons and the Z boson. In addition, inclusive measurements are presented. For both the inclusive and differential studies, different ranges of Z boson momentum are considered, and each measurement is compared to the predictions from different event generators at leading-order and next-to-leading-order accuracy.
- Search for charginos nearly mass degenerate with the lightest neutralino based on a disappearing-track signature in pp collisions at $\sqrt(s)$=8 TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2935 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Marques, Carlos; Oliveira, Miguel Alfonso; Onofre, António; Palma, Alberto; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA search is presented for direct chargino production based on a disappearing-track signature using 20.3 fb-1 of proton-proton collisions at sqrt(s) = 8 TeV collected with the ATLAS experiment at the LHC. In anomaly-mediated supersymmetry breaking (AMSB) models, the lightest chargino is nearly mass-degenerate with the lightest neutralino and its lifetime is long enough to be detected in the tracking detectors by identifying decays that result in tracks with no associated hits in the outer region of the tracking system. Some models with supersymmetry also predict charginos with a significant lifetime. This analysis attains sensitivity for charginos with a lifetime between 0.1 ns and 10 ns, and significantly surpasses the reach of the LEP experiments. No significant excess above the background expectation is observed for candidate tracks with large transverse momentum, and constraints on chargino properties are obtained. In the AMSB scenarios, a chargino mass below 270 GeV is excluded at 95% confidence level.