Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Documento principal | 34.09 MB | Adobe PDF | ||
Documento complementar | 83.54 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório, tem por finalidade descrever os aspectos relativos a uma experiência de estágio académico onde se colocou o enfoque fundamental numa reflexão acerca de uma condição portuguesa no design, indústria, artesanato e mercado. Foi efectuado na Menina Design Group, no Porto, em que os inovadores e esclarecidos processos de investigação, análise, argumentação e criação se revelaram especialmente eficientes na configuração de produtos “globais”, contemporâneos, com evidente sucesso nos mais diversos mercados, sublinhando e enfatizando os recursos técnicos e tecnológicos existentes.
Partindo da identidade portuguesa no mobiliário, dos processos de globalização e do mercado internacional, desenvolveram-se duas abordagens projectuais que pretendem interpretar o discurso de cada marca, seus valores e conteúdo narrativo e formal, destinados a “target’s” bem definidos, em mercado global, sem que com isso se deixasse de introduzir força identitária, a qualidade original e preponderantemente retórica aos artefactos de tradição portuguesa.
O objectivo seria contribuir para a produção e disseminação de conhecimento sobre as relações existentes entre artesanato e design no mobiliário, para servir de suporte ao desenvolvimento projectual na MDG e testar os variados recursos disponíveis para descrever e analisar a implementação de soluções experimentalistas nas variadas áreas de intervenção da instituição.
Description
Keywords
Identidade Mobiliário Artesanato Indústria Mercado