Browsing by Author "Santos, Catarina"
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- Are self-esteem and adult attachment affected by previous experiences of youth victimisation?Publication . Teixeira, Catarina; Santos, Catarina; Diogo, Rafaela; Almeida, Telma Catarina
- Are the self-esteem and the adult attachment affected by previous experiences of youth victimization?Publication . Teixeira, Catarina; Santos, Catarina; Diogo, Rafaela; Almeida, Telma Catarina
- Benefícios da hipotermia terapêutica pós-paragem cardíaca fora do hospital: uma revisão sistemáticaPublication . Regalado, Bernardete; Baptista, Catarina; Santos, Catarina; Pereira, Sónia; Príncipe, FernandaO objetivo deste estudo é avaliar o impacto da Hipotermia Terapêutica (HT) no outcome neurológico e sobrevivência dos doentes em coma, com Recuperação da Circulação Espontânea (RCE) após Paragem Cardíaca Fora do Hospital (PCFH). Foi realizada uma pesquisa da literatura existente, com recurso a diversas bases de dados eletrónicas durante o mês de janeiro de 2013. Foram definidos critérios de inclusão e exclusão e selecionados 7 estudos. Foi possível constatar, após a análise dos estudos selecionados, que a utilização da HT no tratamento pós Paragem Cardíaca (PC) traduz-se numa melhoria do outcome neurológico e aumento da sobrevivência. A HT deve ser considerada um tratamento altamente promissor na abordagem a doentes pós PC. A sua utilização apresenta benefícios para o doente, com ganhos em saúde a vários níveis, bem como para a própria instituição, evitando despesas decorrentes das sequelas neurológicas pós PC. A utilização da HT é uma opção viável no tratamento pós PC, recomendada pela Internacional Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR), pois os dados existentes sugerem que a sua aplicação melhora o outcome neurológico e aumenta de forma significativa a sobrevida. No entanto, em Portugal a sua utilização ainda é escassa, tanto pelos custos envolventes como pela falta de formação na área.
- Brincar: Conceções e Estratégias na Educação Pré-escolarPublication . Santos, Catarina; Mestre, AméliaO presente estudo teve como principais objetivos: - compreender as conceções dos educadores de infância sobre a importância do brincar, num contexto de educação pré-escolar e identificar estratégias que utilizam na sua prática pedagógica. Diversas teorias de variados autores sobre esta temática concluem que o brincar é uma estratégia essencial para o desenvolvimento de competências sociais, emocionais, afetivas e cognitivas das crianças. O ato de brincar apresenta inúmeras potencialidades para a evolução da criança, pelo que é importante o educador de infância dar importância às estratégias utilizadas, nas quais se incluem diversos fatores, tais como: o espaço, o tempo, os materiais disponibilizados e o ambiente educativo. Deste modo, a investigação realizada assenta numa abordagem qualitativa de cariz exploratório com os seguintes objetivos: verificar conceções das educadoras sobre a importância do brincar num contexto pré-escolar; perceber como a organização do espaço e os materiais favorecem ou condicionam o brincar; reconhecer o papel das educadoras faca à atividade lúdica da criança e identificar estratégias que privilegiem as brincadeiras espontâneas. Os educadores de infância que participaram no estudo, demonstraram possuir uma conceção bastante positiva sobre a importância do brincar para a evolução e aprendizagem das crianças, referindo contributos vantajosos para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social das crianças. As conceções destes educadores de infância sobre o brincar, denotam que atribuem uma importância acentuada a estratégias facilitadoras, relacionadas com fatores como: a organização do espaço, o tempo e os materiais disponibilizados, as atividades lúdicas e o tipo de interação que estabelecem com as crianças. Através do cruzamento dos dados entre a pesquisa teórica e o estudo exploratório foi possível sistematizar um conjunto de estratégias pedagógicas que favorecem o brincar. Vivemos tempos de grandes mudanças a todos os níveis e, particularmente, a nível das novas áreas do saber científico, tal como novas pesquisas no campo da Neurociência. Seria interessante uma análise aprofundada sobre as potencialidades do brincar, ao nível dos estudos da Neurociência. Assim, estudos futuros poderiam analisar os possíveis contributos do brincar para o desenvolvimento do cérebro da criança, assim como para a aprendizagem e para o seu desenvolvimento global.
- O espaço geriátrico como estimulador sensorial: projecto de interiores em instituição de acolhimento de idososPublication . Santos, Catarina; Vidigal, NunoAo envelhecer, o ser humano é sujeito a diversas alterações, físicas, psicológicas e sociais. Nesta fase da vida surgem novas necessidades, hábitos e experiências que limitam o idoso no seu quotidiano. Para mitigar estas alterações decorridas com o avanço da idade pretendemos produzir um projecto de interiores geriátricos que possibilitem uma constante estimulação sensorial como forma de combater o envelhecimento perceptivo, que dificulta muitas vezes o processo natural de envelhecimento. Nesse sentido, pretende-se criar uma atmosfera que proporcione uma sensação de satisfação, redução da fadiga e do stress, estimulando uma atitude positiva e produzindo uma sensação de bem-estar nos seus utilizadores
- Instrumento de apoio à equipa de cuidados continuados integradosPublication . Santos, CatarinaOs sistemas de saúde, no seio de reformas que garantem acesso, qualidade e sustentabilidade, caminham para uma pirâmide de base larga, onde se encontram respostas sediadas na comunidade e de proximidade (Nogueira, 2009). O presente estudo procurou responder à necessidade da existência de um instrumento de apoio às equipas domiciliárias, criando-o. Para tanto, foi revista a literatura científica disponível e analisadas as orientações, diretrizes e standards para a prestação de cuidados das equipas domiciliárias emanadas pelas organizações internacionais consideradas de referência na área da qualidade dos cuidados de saúde, para identificação dos parâmetros relevantes para a sua organização e funcionamento. Para alcançar os objetivos foi realizado um estudo de natureza quantitativa e de caráter descritivo e exploratório para identificar um conjunto de critérios consensuais e relevantes da atividade da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI). Como método de colheita de dados, usou-se a técnica de Delphi, reunindo-se enfermeiros peritos a nível nacional, com trabalho reconhecido em cuidados continuados integrados e inseridos em, pelo menos, uma das equipas (Equipa de Coordenação Regional, Equipa de Coordenação Local e ECCI), da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados ou da Unidade de Cuidados na Comunidade de cada uma das regiões do Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e do Algarve. Através desta técnica, obteve-se, em termos globais, um grau de consenso muito elevado, permitindo, face aos critérios apresentados, a elaboração de um instrumento final. Procurou-se através do estudo científico, o desenvolvimento de uma ferramenta de gestão que, perante uma problemática de contexto de trabalho, permite um processo de melhoria da atuação em equipa e dos resultados, também em termos de qualidade e satisfação dos profissionais e dos utentes.
- Posttraumatic growth and cognitive and emotional processing from disclosure in the aftermath of a traumatic eventPublication . Teixeira, Catarina; Santos, Catarina; Diogo, Rafaela; Gonçalves, Ana; Freire, Filipa; Almeida, Telma Catarina; Ramos, Catarina
- Reestruturar a prática na sala de aula: Aprendizagem ativa e cooperativa "Entre atores e mediadores"Publication . Santos, Catarina; Lacerda, MariaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta o percurso refletido pela estagiária nas intervenções realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. Para tal, este trabalho está sustentado em material teórico e científico de vários autores que defendem a aprendizagem ativa e a metodologia de trabalho de projeto como possíveis promotores da aprendizagem. Esta informação foi ajustada à respetiva prática educativa, na qual os/as alunos/as desempenharam um papel fundamental como participantes ativos no processo de ensino-aprendizagem. A informação obtida foi registada através de técnicas de observação direta utilizadas ao longo do estágio, com vista a perceber quais as necessidades, interesses do grupo/turma e de cada aluno/a e de que forma as aprendizagens foram significativas para o processo ensino - aprendizagem. Finalmente, pretendeu-se evidenciar que devemos ter em consideração a participação dos/as alunos/as nas estratégias utilizadas em sala de aula, visando o constante desenvolvimento da criança, o que nos torna profissionais reflexivos e críticos da nossa atuação educativa face ao processo de ensino-aprendizagem. É com estes objetivos em mente que o professor deve promover oportunidades de aprendizagens ativas e significativas, num ambiente estimulante e desafiador.
- Trabalho Livre nº 14 - Aplicação de Factores de Crescimento em Úlceras CrónicasPublication . Santos, Cristina; Garcia, Rui; Santos, CatarinaA diminuição da circulação sanguínea da pele diminui a sua vitalidade e dificulta os processos de regeneração dos seus constituintes, facilitando o aparecimento de feridas e infecções de difícil controlo. Este processo ocorre na patologia arterial bem como nas doenças sistémicas como a Diabetes.
- Trabalho Livro nº 8 - Úlceras por Pressão Complexas: estratégia completaPublication . Santos, Cristina; Garcia, Rui; Santos, CatarinaApesar dos avanços nos recursos e estratégias de prevenção e tratamento das úlceras por pressão, estas ainda representam um problema frequente nos cuidados de saúde, especialmente para pessoas com mobilidade e sensibilidade reduzidas e idosos debilitados. Pessoas com fatores de risco para úlceras por pressão devem ser avaliadas sistematicamente quanto à integridade da pele e os cuidados devem ser estabelecidos através de um plano pautado pelas necessidades individuais do doente.