Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.1 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do
1º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta o percurso refletido pela estagiária nas intervenções realizadas
durante a Prática de Ensino Supervisionada. Para tal, este trabalho está sustentado em material teórico
e científico de vários autores que defendem a aprendizagem ativa e a metodologia de trabalho de projeto
como possíveis promotores da aprendizagem. Esta informação foi ajustada à respetiva prática
educativa, na qual os/as alunos/as desempenharam um papel fundamental como participantes ativos
no processo de ensino-aprendizagem.
A informação obtida foi registada através de técnicas de observação direta utilizadas ao longo do estágio,
com vista a perceber quais as necessidades, interesses do grupo/turma e de cada aluno/a e de
que forma as aprendizagens foram significativas para o processo ensino - aprendizagem.
Finalmente, pretendeu-se evidenciar que devemos ter em consideração a participação dos/as alunos/as
nas estratégias utilizadas em sala de aula, visando o constante desenvolvimento da criança, o que nos
torna profissionais reflexivos e críticos da nossa atuação educativa face ao processo de ensino-aprendizagem.
É com estes objetivos em mente que o professor deve promover oportunidades de aprendizagens
ativas e significativas, num ambiente estimulante e desafiador.
Description
Keywords
Ensino Básico Educação Pré-Escolar Prática de Ensino Supervisionada Aprendizagem Ativa Metodologia de Trabalho de Projeto