Publication
Reestruturar a prática na sala de aula: Aprendizagem ativa e cooperativa "Entre atores e mediadores"
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lacerda, Maria | |
dc.contributor.author | Santos, Catarina | |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T12:25:56Z | |
dc.date.available | 2016-05-20T12:25:56Z | |
dc.date.issued | 2016-04-19 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta o percurso refletido pela estagiária nas intervenções realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. Para tal, este trabalho está sustentado em material teórico e científico de vários autores que defendem a aprendizagem ativa e a metodologia de trabalho de projeto como possíveis promotores da aprendizagem. Esta informação foi ajustada à respetiva prática educativa, na qual os/as alunos/as desempenharam um papel fundamental como participantes ativos no processo de ensino-aprendizagem. A informação obtida foi registada através de técnicas de observação direta utilizadas ao longo do estágio, com vista a perceber quais as necessidades, interesses do grupo/turma e de cada aluno/a e de que forma as aprendizagens foram significativas para o processo ensino - aprendizagem. Finalmente, pretendeu-se evidenciar que devemos ter em consideração a participação dos/as alunos/as nas estratégias utilizadas em sala de aula, visando o constante desenvolvimento da criança, o que nos torna profissionais reflexivos e críticos da nossa atuação educativa face ao processo de ensino-aprendizagem. É com estes objetivos em mente que o professor deve promover oportunidades de aprendizagens ativas e significativas, num ambiente estimulante e desafiador. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201162822 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13636 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Prática de Ensino Supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem Ativa | pt_PT |
dc.subject | Metodologia de Trabalho de Projeto | pt_PT |
dc.title | Reestruturar a prática na sala de aula: Aprendizagem ativa e cooperativa "Entre atores e mediadores" | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich |