Repository logo
 
Publication

Reestruturar a prática na sala de aula: Aprendizagem ativa e cooperativa "Entre atores e mediadores"

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLacerda, Maria
dc.contributor.authorSantos, Catarina
dc.date.accessioned2016-05-20T12:25:56Z
dc.date.available2016-05-20T12:25:56Z
dc.date.issued2016-04-19
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta o percurso refletido pela estagiária nas intervenções realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. Para tal, este trabalho está sustentado em material teórico e científico de vários autores que defendem a aprendizagem ativa e a metodologia de trabalho de projeto como possíveis promotores da aprendizagem. Esta informação foi ajustada à respetiva prática educativa, na qual os/as alunos/as desempenharam um papel fundamental como participantes ativos no processo de ensino-aprendizagem. A informação obtida foi registada através de técnicas de observação direta utilizadas ao longo do estágio, com vista a perceber quais as necessidades, interesses do grupo/turma e de cada aluno/a e de que forma as aprendizagens foram significativas para o processo ensino - aprendizagem. Finalmente, pretendeu-se evidenciar que devemos ter em consideração a participação dos/as alunos/as nas estratégias utilizadas em sala de aula, visando o constante desenvolvimento da criança, o que nos torna profissionais reflexivos e críticos da nossa atuação educativa face ao processo de ensino-aprendizagem. É com estes objetivos em mente que o professor deve promover oportunidades de aprendizagens ativas e significativas, num ambiente estimulante e desafiador.pt_PT
dc.identifier.tid201162822pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13636
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.subjectAprendizagem Ativapt_PT
dc.subjectMetodologia de Trabalho de Projetopt_PT
dc.titleReestruturar a prática na sala de aula: Aprendizagem ativa e cooperativa "Entre atores e mediadores"pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SANTOS Catarina abril2016.pdf
Size:
1.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: