Browsing by Author "Sadoyama, Adriana"
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- Atos reflexivos docentes nas narrativas das práticas pedagógicas na formação de professores de graduação em medicinaPublication . Sadoyama, Adriana; Brum, Carolina; Duarte, PolianaEsta pesquisa teve como objetivo relatar a experiência de docentes do curso de medicina de uma universidade pública federal. Através da construção da narrativa os docentes trazem na essência de suas narrativas os desafios na busca pelo aperfeiçoamento dos saberes docentes através do desenvolvimento e elaboração de suas práticas educativas. Os resultados demonstraram que a técnica das narrativas como coletas de dados foi efetiva e trouxe através das análises das categorias gramaticais na análise do discurso das narrativas apontaram que os docentes reconhecem suas lacunas epistemológicas em relação aos saberes docentes.
- ESTIMULAÇÃO CORPORAL EM BEBÊS – EM DESTAQUE OS OBJETOSPublication . Pereira, Ana; Sadoyama, Adriana; Neto, Augusto; Santos, Cristiane; Borges, Neila; Paula, MaristelaO objetivo deste estudo é analisar as expressões e reações corporais observadas em bebês na Educação Infantil em situações de estimulação por meio de objetos diversos. É uma pesquisa de campo, exploratória, composta por planejamento, intervenção, observação e registros em caderno de campo, com uma turma de berçário do CMEI da cidade de Goiandira/GO. A análise qualitativa dos dados aponta para a interação das crianças com os objetos, a reação diante de obstáculos/desafios e experiências de sucesso, bem como para a repercussão desses fazeres nas relações entre as próprias crianças e os adultos presentes. A experiência pedagógica indica a necessária reelaboração das propostas de trabalho partindo de um projeto interdisciplinar para potencializar as linguagens nesse período da vida humana.
- Evasão escolar no ensino superior: um estudo de revisão sistemáticaPublication . Sadoyama, Adriana; Rezende, Keyla; Santos, Magda; Sadoyama, GeraldoTrata-se de uma pesquisa qualitativa de uma revisão sistemática que teve como temática a evasão escolar no ensino superior, mapeando os estudos publicados dentro dos critérios estabelecidos. A metodologia aplicada foi sistematizada estabelecendo critérios de inclusão e exclusão. A ficha de pesquisa foi aplicada de forma independente por dois investigadores. Como base de dados para a pesquisa foram utilizados Capes e Scielo. Como resultados da busca, foram encontrados 08 artigos que revelaram a preocupação com a evasão escolar no ensino superior seja ele presencial ou a distância, apontou-se também alguns motivos que levam os alunos a desistirem do curso, tais como: escolha do curso erronêa, falta de administração do tempo conciliando trabalho e estudo.
- FATORES MOTIVACIONAIS DE ADESÃO E NÃO ADESÃO DOS TRABALHADORES À CULTURA DE SEGURANÇA NA INDÚSTRIAPublication . Almeida, Antônio; Guimarães, Jéssica; Sadoyama, AdrianaA cultura de segurança do trabalho é um conjunto de conceitos e ideias incorporados em uma empresa, cujo objetivo é promover ações rotineiras que previnam os colaboradores dos riscos que a ocupação e o ambiente possam vir a fornecer, envolvendo todos os níveis hierárquicos de uma organização. Há que se considerar que a cultura de adesão à segurança tem sido um importante desafio. Esse artigo tem por objetivo mostrar quais são os principais fatores que levam os trabalhadores a aderirem ou não à cultura de segurança de uma empresa no ramo industrial. São esses fatores, sociais, econômicos, comportamentais e culturais.
- MAPEAMENTO DA CULTURA DE APRENDIZAGEM DOS GESTORES EM UMA EMPRESA DO RAMO DE FERTILIZANTESPublication . Lopes, David; Sadoyama, Adriana; Sadoyama, GeraldoPropôs-se a mapear a cultura de aprendizagem com ênfase nas práticas institucionais com foco nos valores e práticas organizacionais. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva, para a qual foram aplicados os instrumentos QCAO e IBACO, aplicados a 177 líderes de uma organização do ramo de fertilizantes nos estados de Minas Gerais e Goiás, Brasil. Para o processamento dos dados utilizou-se o software SPSS. O mapa da cultura de aprendizado destes líderes mostra um equilíbrio/proximidade, indicando que estes líderes percebem que contribuem com o aprendizado da organização de forma frequente. Quanto ao mapa de cultura organizacional, os líderes da organização apresentam práticas voltadas para a integração externa, com foco no planejamento de estratégias que atendem os stakeholders, principalmente, os clientes externos.
- O TRATO COM O TEMA “INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA” NOS PROCESSOS FORMATIVOS E METODOLÓGICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCATPublication . Pereira, Amanda; Sadoyama, Adriana; Neto, Augusto; Santos, Cristiane; Borges, Neila; Paula, MaristelaO estudo refere-se à “inclusão da pessoa com deficiência na escola” nos processos formativos e metodológicos do curso de Educação Física (EF) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT. O objetivo é investigar como os professores de EF têm pensado, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, o trato com o tema inclusão da pessoa com deficiência na escola. A pesquisa contou com o delineamento qualitativo descritivo-explicativo, em que foram aplicados questionários aos professores de EF da UFCAT. Como resultados e conclusão da pesquisa percebemos que os limites do curso para ampliar o alcance das ações no campo da inclusão na escola estão ligados à falta de participação dos alunos e ao envolvimento nos espaços formativos do curso.
- O uso de metodologias ativas no ensino de ciências: um estudo de revisão sistemáticaPublication . Gomes dos Santos, Isabela; Teodoro, Renata; Sadoyama, Geraldo; Sadoyama, AdrianaAs metodologias ativas de ensino constituem uma alternativa ao ensino tradicional. Sob uma nova perspectiva, os estudantes são colocados no centro do processo educativo para que eles aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações que se aproximam da realidade. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre a aplicação, os benefícios e fragilidades dos métodos ativos para o Ensino de Ciências no Brasil. Os resultados indicaram que há poucas publicações sobre metodologias ativas direcionadas ao Ensino de Ciências. As pesquisas descreveram diversas estratégias e enfatizaram os benefícios do uso de metodologias ativas que incluem um maior engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de diversas capacidades intelectuais.