Browsing by Author "Portela, Joana"
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- Caracterização da pessoa que desenvolve úlcera por pressão em contexto de internamento hospitalarPublication . Mostardinha, António; Quitério, Carlos; Sousa, Diana; Martins, Isabel; Portela, Joana; Ferreira, NoéliaAs Úlceras Por Pressão (UPP) representam um problema de saúde, devido à sua incidência e pela morbilidade, mortalidade e risco de infeção associados. Num plano de prevenção de UPP, é fundamental conhecer as características individuais, de forma a minimizar os fatores de risco. Objetivou-se descrever as características da pessoa que desenvolveu UPP num centro hospitalar da região de Lisboa e Vale do Tejo, em 2018, procurando identificar possibilidades de melhoria da qualidade dos cuidados de saúde no âmbito da prevenção e gestão de UPP. Estudo descritivo e retrospetivo, que analisou indivíduos adultos, relativamente a: variáveis sociodemográficas; variáveis relativas a saúde e internamento e variáveis relacionadas com as UPP. A população foi identificada com base nos dados de incidência de UPP. Critérios de inclusão: mais de 18 anos de idade e que desenvolveram UPP no internamento. Critérios de exclusão: já apresentar UPP no momento da admissão e internamentos nos serviços: de psiquiatria, urgência, obstetrícia e ginecologia. A amostra foi constituída por 177 indivíduos. Verifica-se que a pessoa idosa é mais vulnerável (63% com mais de 80 anos). Morbilidades que alteram a perfusão e oxigenação (sistema circulatório 26,9% e respiratório 20%) são as mais representativas; relativamente às comorbilidades, prevalecem também as doenças do sistema circulatório, seguidas das doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas (55,9%). Os serviços do departamento médico apresentaram maior incidência de UPP (46,9%) e pode-se observar que nos primeiros 15 dias de internamento, a incidência atingiu os 80,2%. Constata-se o predomínio (90,8%) de indivíduos classificados com alto risco para UPP, assim como de indivíduos com dependência: 25,2% com dependência severa e 62,3% com dependência total. Não foi possível avaliar o impacto do risco nutricional. Este estudo contribuiu para suportar a tomada de decisão dos profissionais de saúde, pois fornece dados sobre a caracterização das pessoas que desenvolveram UPP. O desenvolvimento de programas de prevenção de UPP é fundamental, devendo incluir programas educacionais e normas de orientação.
- A importância do brincar na construção da identidade em crianças de 4 e 5 anosPublication . Portela, Joana; Delgado, RaquelO presente estudo tem como título a importância do brincar na construção da identidade em crianças de 4 e 5 anos. A elaboração desta pesquisa tem como objetivo conhecer e compreender quais os contributos das brincadeiras na construção da identidade das crianças. Este trabalho apresenta um caráter qualitativo/ interpretativo, utilizando como instrumentos de recolha de dados a observação direta (notas de campo) e observação indireta (entrevistas semiestruturadas) realizadas às crianças da sala onde efetuei a prática pedagógica. No cruzamento dos dados constatei que as crianças assumem vários papéis enquanto brincam e manipulam diferentes objetos, brincam sozinhas e com os outros, o que significa que a brincadeira como atividade lúdica e espontânea dá prazer e promove o desenvolvimento integral das crianças e que, por via desta atividade em cooperação com os adultos de referência e com os pares, permite-lhes fundar a sua própria singularidade e consequente identidade.
- Nursing interventions to promote dyspnea self-management of complex chronic patients: An integrated reviewPublication . Henriques, Helga Rafael; Correia, Andreia; Santos, Tatiana; Faria, José; Sousa, Diana; Portela, Joana; Teixeira, JoanaObjectives: Chronic dyspnea, a distressing symptom in patients with complex chronic conditions, is linked to higher risks of mortality. This study aimed to identify nursing interventions that could improve self-management for complex chronic patients, thereby enhancing control over chronic dyspnea. The findings intend to guide nursing care strategies that promote self-management among this population. Methods: We searched the databases Medline, Scopus, Web of Science, CINAHL, Cochrane Database of Systematic Reviews (CDSR), and Joanna Briggs Institute (JBI) databases were searched in December 2023. We included adult patients with complex chronic conditions with chronic dyspnoea. The team screened articles collaboratively, using Rayyan software. A qualitative appraisal was performed according to JBI Critical Appraisal Checklist tools. The review protocol is registered under the number CRD42023456021. Results: Our review included 18 studies that explored a variety of interventions for chronic dyspnea. We identified pharmacological interventions (such as oxygen therapy and inhalation treatments) and nonpharmacological approaches (including educational programs, breathing exercises, fluid intake management, body awareness techniques, peer support, emotional intelligence training, and the use of web applications). Those interventions empower patients, improve their ability to fulfill life roles, mitigate emotional distress, and improve overall quality of life. Nursing care can be crucial in enabling individuals to achieve independence and autonomy in self-care. Conclusions: Promoting self-management for chronic dyspnea in complex chronic patients requires a holistic approach, encompassing multidisciplinary interventions, individualized self-care education, peer engagement, and technological support. Current research on self-management inadequately addresses interventions targeting patient behaviour change. It highlights the need to delve deeper into the selfmanagement process. Further research is needed to expand the evidence base and refine these interventions.
- Preparação pré-operatória com a pessoa com ostomia: promover uma transição saudávelPublication . Portela, Joana; Antunes, ArmandinaO presente relatório surge no âmbito do 4º Mestrado de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, sendo o seu principal objetivo demonstrar o percurso realizado e que conduziu à aquisição de competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A aquisição de competências concretizou-se pelo desenvolvimento de um Projeto de Intervenção em Serviço e Projeto de Aprendizagem Clinica. A metodologia de projeto foi aplicada de forma a responder a um problema identificado, em contexto de trabalho e onde foram realizados os estágios I, II e parte do III. Perante o solicitado, foi desenvolvido Projeto de Intervenção em Serviço com objetivo geral de promover a Implementação de Consulta Pré Operatória com Pessoa com Ostomia, de forma a promover uma transição saúde-doença saudável. Para tal, foram construídos dois procedimentos setoriais. Este processo conduziu à aquisição das competências comuns do enfermeiro Especialista e também, em parte, às competências do enfermeiro especialista em pessoa em situação crónica e/ou paliativa. A Teoria das Transições de Afaf Meleis orientou este projeto. Para o desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em pessoa em situação crítica, foram planeados estágios em contexto de Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos, assim como foram desenvolvidas atividades diversas no Serviço de Cirurgia Geral, por forma a responder às necessidades de aprendizagem individuais identificadas. Este processo foi realizado com o horizonte na excelência do cuidado, sendo conduzido com respeito pelas dimensões ética, deontológica e legal, essenciais para a tomada de decisão.
- Trabalho Livre nº 04 - Desafios Organizacionais à Implementação de Um Grupo Institucional de FeridasPublication . Ferreira, Noélia; Sousa, Diana; Portela, Joana; Gonelha, Teresa; Lourenço, Ana RitaApesar da modernização dos cuidados de saúde e da crescente preocupação das instituições de saúde no incremento da qualidade organizacional, a prevalência das UPP permanece elevada, particularmente na pessoa hospitalizada. Atendendo a que, a UPP é um foco da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem sensível aos cuidados de enfermagem, constando no Resumo Mínimo de Dados e Core de Indicadores de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros e que, esta problemática vai ao encontro do terceiro enunciado descritivo dos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem - A prevenção de complicações – considerou-se pertinente a constituição de um Grupo Institucional Multidisciplinar de Prevenção e Tratamento de Feridas (GPTF).
- Trabalho Livre nº 13 - CRIAÇÃO DA COMISSÃO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS DO CENTRO HOSPITALAR DE SETÚBALPublication . Sousa, Diana; Relvas, Maria do Céu; Portela, Joana; Gonelha, TeresaSendo a saúde um estado de equilíbrio físico e mental, relativamente isento de incómodo e sofrimento, que permite ao individuo funcionar tão eficazmente quanto possível no seu meio, qualquer alteração a este equilíbrio irá provocar perturbações geradoras de mal-estar. Como nos refere Virginia Henderson nos seus postulados, “o individuo forma um todo complexo, com necessidades fundamentais, tendendo e desejando a sua independência.” (p.37). É a satisfação de necessidades em toda a sua complexidade, que conserva a integridade da pessoa. E é precisamente neste contexto que entendemos ser crucial preservar a integridade cutânea como forma de garantir o bem-estar físico e psíquico do individuo, a manutenção da sua segurança e a promoção da sua independência máxima.
- Tutorial usefulness in videogame Wii consoles : fast learning of guidelines and game movementsPublication . Teixeira, Ana; Pereira, Sandra; Portela, Joana; Antunes, M.; Pereira, Rui; Silva, Hugo; Orvalho, JoaoOne of the key challenges of video game design is teaching new players how to play. Although game developers frequently use tutorials to teach game mechanics, little is known about how tutorials affect game learnability and player engagement. Seeking this problem, this paper intends to analyse the efficiency and usability of the Wii Sports tutorials and also the user s learning curve. The study was based upon heuristics, direct observation of the users and questionnaires, in order to evaluate all possible variables.