Browsing by Issue Date, starting with "2016-03-11"
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- Trabalho Livre nº 29 - Prevalência Pontual de Ulceras Por Pressão no Hospital Amato Lusitano em 2015Publication . Costa, Isabel Alves; Monteiro, Ana Margarida Pais; Courela, Otília Maria S. Barata; Silva, Maria Teresa Ferreira C. A.As Ulceras por Pressão (UPP) são consideradas um problema de saúde pública e um indicador negativo da qualidade dos cuidados prestados. Os estudos de prevalência são uma importante ferramenta para diagnóstico inicial desta problemática em cada unidade de saúde, fazendo cumprir com o objetivo nº 7 do Plano Nacional para a Segurança do doente que visa prevenir a sua ocorrência.
- Trabalho Livre nº 01 - Doença Arterial Periférica: importância da revascularizaçãoPublication . Reia, Marta; Fialho, Guilherme; Delgado, Érika; Guerreiro, Mónica; Barbosa, IldaA doença arterial periférica (DAP) é causada, na maioria dos casos, por aterosclerose, que leva ao desenvolvimento de estenose e oclusões das artérias dos membros inferiores. Nestes doentes, após controlo dos fatores de risco, o tratamento com melhores resultados é a revascularização.
- Trabalho Livre nº 03 - Auditoria uma Ferramenta Essencial: boas práticas na prevenção de úlceras por pressão no contexto hospitalarPublication . Barroso, Fernando; Sousa, Diana; Moura, Rosário; Florêncio, Verónica; Barroso, FelisbelaO Grupo de Trabalho para Prevenção e Tratamento das Feridas (GPTF) tem vindo a acompanhar os Serviços do Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E. (CHS) na identificação dos desafios que se colocam no âmbito da prevenção e tratamento de úlceras por pressão (UPP) e feridas. Os profissionais na sua maioria preenchem a escala de Braden (escala de avaliação de risco do doente para desenvolver UPP) na admissão do doente. Porém, a análise das suas subescalas com consequente planeamento de intervenções preventivas não é efetuado. O Score de Braden final, por si só, não é relevante se o mesmo não se converter nos cuidados adequados de prevenção. A Auditoria Clínica é um processo estruturado de revisão por pares através da avaliação da prática clínica relativamente às normas de orientação adotadas, implementação das mudanças necessárias na prática clínica e subsequente reavaliação das diferenças que essas mudanças produziram.
- Trabalho Livre nº 26 - Costes Económicos Globales de Cura Tradicional Vs Cura Húmeda en UPP en la Macaronesia EuropeaPublication . Rodriguez-de-Vera, Bienvenida del Carmen; Luís, Rui Duarte Gonçalves; Jiménez-Díaz, Juan-Fernando; QUINTANA-MONTESDEOCA, Maria-del-Pino; Hernández-Martínez, Francisco-JoséEn la literatura existen pocos trabajos que permitan realizar un balance global del impacto económico de las UPP. A pesar de que los apósitos de cura en ambiente húmedo son más caros, sus ventajas tecnológicas permiten un menor número de cambios y su utilización un acortamiento de los tiempos de cicatrización, con lo que los costes globales disminuyen de manera significativa.
- Trabalho Livre nº 13 - Estudo Comparativo: Uso Da Terapia De Pressão Negativa (Tpfn) Versus Tratamento Convencional No Tratamento Do Doente Sujeito A Excisão De Sinus PilonidalisPublication . Caixeiro, Ana Sofia Costa; Agostinho, Cármen; Rainho, NélioA Terapia de Feridas por Pressão Negativa (TFPN) aplicada no tratamento de feridas é uma tecnologia não invasiva que pode favorecer a cicatrização. Ultimamente muitos profissionais têm publicado sobre os benefícios e os mecanismos de ação desta terapia, sabendo-se atualmente que estes estão inter-relacionados: eliminação do exsudado e do tecido não viável, melhoria do aporte sanguíneo, promoção da formação de tecido de granulação, estimulação física da mitose, impacto da terapia de feridas por pressão negativa na microbiologia da ferida.
- Trabalho Livre nº 14 - "Heel Rise Test" - Uma Ferramenta na Avaliação da Funcionalidade na Patologia VenosaPublication . Andrade, Márcia; Crisóstomo, Rute Sofia dos SantosA disfunção da bomba muscular venosa da perna está associada ao agravamento da insuficiência venosa crónica (IVC) e a alterações da funcionalidade e qualidade de vida relacionada com a saúde (QVRS). Aproximadamente 70 % dos utentes com úlcera venosa apresentam disfunção. Em contexto clínico, a avaliação desta disfunção é cara e inacessível. O Heel-Rise Test é uma ferramenta válida e fiável na avaliação da força funcional dos músculos da perna, mas desconhece-se qual o seu valor clínico na avaliação da funcionalidade da IVC.
- Trabalho Livre nº 27 - Dermatite Associada à IncontinênciaPublication . Chaves, Débora; Mendes, VâniaA dermatite associada à incontinência (DAI) é uma inflamação da pele que surge como consequência do contato frequente da pele perianal com urina ou fezes e manifesta-se, primariamente, pela sensação de desconforto, prurido, ardor e dor, os quais podem comprometer a qualidade de vida dos doentes que experienciam esta situação. Os doentes internados que apresentam incontinência urinária e/ou intestinal apresentam um elevado risco de desenvolver DAI, sobretudo, aqueles que necessitam de utilizar fraldas descartáveis (pela conversão da ureia em amónia) e que dependem total ou parcialmente da equipa de enfermagem para manutenção da sua higiene corporal, pelo que uma atuação adequada e baseada na evidência permite maior qualidade nos cuidados prestados aos doentes com DAI.
- Trabalho Livre nº 07 - Utilización Y Efectividad en el Uso de las Escalas de Valoración de Riesgo Para Desarrollar una Úlcera por Presión en Centros Sanitarios de las Islas Canarias (España)Publication . Rodriguez-de-Vera, Bienvenida del Carmen; Jiménez-Díaz, JUAN FERNANDO; QUINTANA-MONTESDEOCA, Maria del Pino; HERNANDEZ-MARTINEZ, FRANCISCO JOSE; Rodrigues, AlexandreLa valoración del riesgo que tiene un paciente para desarrollar UPP (úlcera por presión) es un aspecto clave en la prevención. Las guías de práctica clínicarecomiendan realizar una valoración del riesgo en todas las personas en suprimer contacto con el sistema sanitario tanto en hospitales, en centros geriátricos o en pacientes atendidos en sus domicilios. Para prevenirlas es necesario contar con herramientas para detectar qué pacientesse hallan en situación de riesgo de poder desarrollarlas.La identificación de riesgo va a permitir la aplicación precoz de medidas de prevención. Sin embargo, no existe un consenso claro entre los expertos y losprofesionales sobre la mejor forma de realizar esta valoración del riesgo de UPP.
- Trabalho Livre nº 20 - A Confiança como Chave para a Cicatrização: qualidade dos cuidados versus cicatrização de úlcera de pernaPublication . Silva, Ana Catarina; Neves, tânia; Gonçalves, JoanaAs úlceras de perna constituem um problema de saúde com impacto na qualidade de vida (Morison; Moffatt; Franks, 2004, citado por Pires, 2012), com elevadas taxas de falha na cicatrização e recorrência (Abbade & Lastória, 2006, citando Mayer, Jochmann & Partsch, 1994, citado por Cabrita, 2014, p.4). O cuidar holístico visa a relação de confiança estabelecida entre profissional e utente. É saudável que o utente “desconfie, no processo de confiar”, uma vez que o absolutismo da confiança ou da desconfiança se desconstrói pela qualidade da relação e pela busca do equilíbrio perante o ato terapêutico (Bowren, 2008, citado por Lourenço et al, 2011, p.6).
- Trabalho Livre nº 23 - Gestão de Tratamento a uma Ferida ComplexaPublication . Ferreira, A. Margareth; Gonçalves, Ercília; Oliveira, IsabelO tratamento das feridas crónicas e complexas consistem num dos mais antigos desafios. O demorado processo de cicatrização, conduz a uma diminuição da qualidade de vida dos utentes, assim como a um aumento de custos.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »