Browsing by Author "Pereira, Carla"
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- Adaptação após avc na perspectiva dos cuidadores informais e pessoas pós-AVC: uma metassíntesePublication . Pereira, Carla; Jones, Fiona; Woodman, Portia
- Adopção de estilos de vida saudáveis após AVC: como promover a prevenção secundária na perspectiva dos cuidadores informaisPublication . Carreira, João Casaca; Pereira, Carla
- Categorização CIF de instrumentos de medida e intervenções utilizados na Fisioterapia em sujeitos com AVCPublication . Almeida, Patrícia; Pereira, Carla; Santos, Hugo; Martins, Anabela; Vital, Emanuel; Noronha, Teresinha; Costa, Rui; Jacobsohn, Lia; Castro-Caldas, AlexandreDe forma a melhor programar e obter resultados em investigação e planos de intervenção clínicos, no contexto da Fisioterapia, é necessária uma relação clara entre tipologias de intervenção, problemas a resolver, resultados esperados e instrumentos de avaliação aplicados. A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) e os Core Sets já desenvolvidos são uma estrutura que facilita esta relação e organização. A aplicação das regras de correspondência entre as categorias da CIF, as intervenções e os instrumentos de medida poderão ser a forma facilitadora para este processo. O objetivo deste estudo é propor a categorização dos instrumentos de medida e intervenções da Fisioterapia, no contexto da reabilitação de sujeitos com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Quarenta e três intervenções e 65 instrumentos de medida foram categorizados em 43 categorias e códigos relacionados com o movimento, pertencentes ao Core Set para AVC, de acordo com as regras de correspondência. Foi feita uma proposta inicial de categorização e a sua validação foi feita por sete Fisioterapeutas peritos no uso da CIF e em neurologia, através do método de Delphi modificado. Os resultados demonstram que os instrumentos de medida foram categorizados num total de 243 categorias de 2.º nível da CIF: “funções” – 86; “estruturas” – 11; “atividade” – 125, e “participação” – 20. As intervenções foram categorizadas num total de 223 categorias de 2.º nível da CIF: “funções” – 97; “estruturas” – 18; “atividade” – 106, e “participação” – 2. Conclui-se que é consensual, para este painel de peritos, que são os construtos das “funções do corpo” e “atividades” que melhor expressam a caracterização dos instrumentos de medida e as intervenções realizadas no contexto da Fisioterapia a sujeitos que sofreram AVC. Esta categorização deve ser validada ao nível internacional.
- Changing lifestyle after stroke: the role and perspectives of informal carersPublication . Pereira, Carla; Casaca, João
- Construção e Validação da Tabela Nacional de Funcionalidade para as Doenças CrónicasPublication . Pereira, Carla; Branco, Jaime; Lopes, Manuel; Escoval, Ana; Nogueira, Paulo; Diniz, Alexandre; Guerra, Fernando; Coelho, AnabelaIntrodução: A avaliação sistemática e registo da funcionalidade de pessoas adultas com doença crónica permite horizontalizar políticas de saúde, sociais e emprego de acordo com a funcionalidade; dotar os profissionais de saúde e sociais de um instrumento de recolha de informação, que complemente os registos de doença; medindo os ganhos de funcionalidade. O objetivo de estudo foi desenvolver uma Tabela Nacional de Funcionalidade para adultos em idade ativa com doença crónica, de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde da Organização Mundial de Saúde. Material e Métodos: Recorremos a métodos quantitativos e qualitativos; revisão da literatura (17 artigos), grupo focal (nove peritos), painel de Delphi (16 peritos) e estudo exploratório (309 pessoas com doença crónica). Resultados: Na revisão da literatura, foram identificadas 67 atividades limitadas na população em estudo das quais foram selecionadas 40 atividades pelo grupo focal e 38 validadas pelo painel de Delphi. Discussão: Para testar as propriedades psicométricas comparamos o valor médio de todos os coeficientes possíveis do tipo consistência interna (split-half). Na análise da discriminação dos níveis de funcionalidade em amostras diferentes, verificou-se a igualdade de variâncias pelo teste de Levene e a igualdade de média por recurso ao teste t. De acordo com a observação e análise do coeficiente α de Cronbach, verificou-se que a Tabela Nacional de Funcionalidade proposta apresenta bons níveis de fiabilidade. Na análise de componentes principais, identificaram-se cinco dimensões. Conclusão: A referida tabela tem características psicométricas apropriadas no que diz respeito à consistência, fiabilidade e validade interna.
- Eu ensino-te, tu explicas-me, nós aprendemos: Contributo das atividades cooperativas no desenvolvimento de competências sociais dos alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridadePublication . Pereira, Carla; Paramés, AnaO presente estudo, elaborado no âmbito de estágio curricular para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, alicerçase na aplicação da aprendizagem cooperativa como uma metodologia ativa de pedagogia diferenciada, inovadora, atrativa e inclusiva, que contribui para a motivação de aprendizagens significativas e para a aquisição de competências sociais, conhecimentos e atitudes várias, sustentadas na partilha, colaboração e cooperação, indispensáveis para a formação pessoal, social, emocional e coletiva dos alunos, com um potencial necessário para mudar as práticas pedagógicas no Ensino Básico. A investigação incide na compreensão do contributo da aprendizagem cooperativa, através da implementação de atividades cooperativas no desenvolvimento de competências sociais numa turma do 1.º Ciclo, comparando duas metodologias diferentes: sem a intervenção da aprendizagem cooperativa e após a aplicação da aprendizagem cooperativa. O estudo possui características de investigação-ação, de natureza qualitativa, centra-se numa turma de 3.º ano de escolaridade e utiliza-se instrumentos de recolha de dados como a observação, o diário de bordo, conversas informais, recolha documental, protocolo dos alunos e entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos evidenciam significativas melhorias no desenvolvimento de competências socias dos alunos participantes no estudo, assim como no processo de ensino-aprendizagem, observáveis no aumento do rendimento escolar. Os participantes não só reconheceram os benefícios da dinâmica do trabalho cooperativo, como revelaram ter adquirido consciência da importância do seu desempenho individual como um contributo para o sucesso do grupo e para a valorização das relações interpessoais.
- Impacto de um programa educativo para doentes após AVC e cuidadores informais no momento da alta hospitalar.Publication . Damião, Liliete; Pereira, Carla; Baptista, Filomena; Alves, Anabela; Silva, Ana; Carvalho, André; Vera-Cruz, Carla; Pires, Filipa; Prates, Leonor; Ferreira, Maria; Silva, Vânia
- Mobile Apps to improve ThErapyPublication . Madeira, Rui Neves; Macedo, Patrícia; Pereira, Carla; Germano, Helena; Ferreira, JoãoThere is an emerging consumer-driven demand for a more personalised health system and, there is no question, the rapid evolution of the mobile apps market became an important driver for personalisation in the health field. The MAiThE (Mobile Apps to improve ThErapy) project focuses on the deployment and study of personalised mHealth apps to provide patients and carers with self-management capabilities to help them feel empowered in their ability to find strategies in a more informed and collaborative way, and to optimise therapy outside the clinical context, with remote support from health practitioners. The insight gathered with the development and assessment of the apps tailored to the end-users’ needs will result in a conceptual model to guide in the development of future mHealth apps. The project will produce an impact study based on thorough apps evaluations conducted on the field with participants from different contexts.
- Mobile Apps to improve therapy: the health practitioner in your pocket knows youPublication . Madeira, Rui Neves; Macedo, Patrícia; Pereira, Carla; Germano, Helena; Ferreira, JoãoThere 1 is an emerging consumer-driven demand for a more personalised health system and, there is no question, the rapid evolution of the mobile apps market became an important driver for personalisation in the health field. The MAiThE (Mobile Apps to improve ThErapy) project focuses on the deployment and study of personalised mHealth apps to provide patients and carers with self-management capabilities to help them feel empowered in their ability to find strategies in a more informed and collaborative way, and to optimise therapy outside the clinical context, with remote support from health practitioners. The insight gathered with the development and assessment of the apps tailored to the end-users’ needs will result in a conceptual model to guide in the development of future mHealth apps. The project will produce an impact study based on thorough apps evaluations conducted on the field with participants from different contexts.
- Perceção de Risco em Equipas Multiculturais/Multinacionais na Construção Civil no LuxemburgoPublication . Pereira, Carla; Cardoso, Victor