Browsing by Issue Date, starting with "2012-02"
Now showing 1 - 10 of 35
Results Per Page
Sort Options
- O currículo na valência de crechePublication . Ramos, Vera Margarida BaptistaA crescente procura de creches revela que as famílias cada vez mais recorrem como necessidade e apoio à educação dos filhos. A acentuada importância dada à creche encaminhou-nos para uma maior preocupação sobre todas as atividades que nela se praticam. Deste modo, o presente trabalho de investigação surgiu da preocupação do trabalho pedagógico a desenvolver no contexto educativo de creche, visando a promoção e estimulação do desenvolvimento de toda a criança que a frequenta. Esta preocupação veio aliada à ausência de linhas orientadoras pedagógicas na valência de creche e à ausência de uma supervisão pedagógica neste contexto educativo. Os objetivos gerais da investigação, que nos propusemos estudar, estão relacionados com a contribuição de um melhor contacto sobre o educador de infância no contexto educativo de creche, a identificação de orientações curriculares a desenvolver junto da primeira infância e o reforço da importância da existência de uma supervisão pedagógica nesta valência de ensino.
- Simulação Empresarial: um caso de SucessoPublication . Aleixo, Maria da Conceição; Teixeira, Anabela; Silva, Susana
- Experiência transicional na creche e no jardim-de-infânciaPublication . Pestana, Dora Isabel da Conceição; Pinheiro, Augusto Luís de BritoA experiência transicional é organizada ao longo do ciclo de vida. Deste modo, torna-se deveras importante que desde cedo, os profissionais de educação e familiares das crianças estejam abertos e atentos, valorizando as experiências vivenciadas pelas crianças, bem como a forma como estas as representam. Neste estudo a questão de partida foi a seguinte: Como poderemos nós afinar a nossa abertura face à experiência transicional das crianças? Para tentar responder a esta questão procurei conhecer a opinião da educadora de creche no que respeita à importância que confere à função da experiência transicional no contexto educativo, em que realizei o estágio. Tentei identificar e analisar exemplos concretos e reconhecer ainda algumas das vantagens de uma participação efectiva por parte dos profissionais de educação na experiência transicional das crianças. Para a realização deste projecto de investigação optei por uma metodologia qualitativa dado que em educação faz mais sentido utilizar-se uma metodologia qualitativa cujo paradigma em que se funda é o paradigma interpretativo. As informações recolhidas recorreram ao método da entrevista e também através da observação participante, de que decorreu o registo descritivo de informações recolhidas em conversas informais e no registo descritivo das observações directas da acção educativa. Fundei-me no paradigma interpretativo para adoptar o método descritivo e interpessoal, descrevendo todas as observações feitas, interpretando-as, cruzando assim as informações obtidas em entrevista e em conversas informais com as observações da acção educativa. A análise interpretativa permitiu-me constatar que a experiência transicional deve ser respeitada e valorizada e que o importante é acompanhar a criança durante todo o processo procurando assim que esta se torne autónoma.
- Importância das redes sociais: Ambientes comunitários como canal de transferência de conhecimento nas organizações: Estudo de casoPublication . Paulino, Sérgio; Reis, LeonildeO presente trabalho consiste num estudo de caso acerca da viabilidade da implementação de uma rede social numa empresa de consultoria de tecnologias de informação, contribuindo assim para a investigação acerca da utilidade e importância das redes sociais nas organizações, cujo estudo é ainda muito recente, e analisando também factores adjacentes como a produtividade e a motivação. Foi efectuada uma análise da organização F5IT, segundo o modelo Configuracionista de Mintzberg e o modelo de Motivação 3.0 de Pink. Segundo estes modelos verificou-se que a estrutura desta organização assenta num modelo orgânico em que são valorizados factores como a autonomia, a mestria e o sentido dos colaboradores. A análise das várias plataformas sociais tecnológicas existentes, aponta para uma maior adequação da plataforma Elgg à organização em estudo. Apresentam-se também as conclusões do presente estudo, algumas limitações deste e futuras linhas de investigação.
- Proposta de Implementação de um Portal Corporativo: Caso ANA Aeroportos de Portugal, SAPublication . Moreno, José; Reis, LeonildeNo actual contexto económico e social do país, as organizações sentem cada vez mais a necessidade de optimizar os seus processos internos. Neste contexto, os Sistemas de Informação (SI) suportados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante e activo no apoio à tomada de decisão dentro das organizações. È objectivo do paper analisar a temática Portais Corporativos uma vez que foi considerado pertinente a sua implementação na organização em estudo. A metodologia usada centrou-se na revisão bibliográfica da temática em estudo, bem como, na utilização de recolha de documentos, observação directa e elaboração de um questionário. Considerase assim que, podem ser criadas condições de optimização da comunicação interna e o acesso à informação, através de um canal único de informação, que disponibilize múltiplos conteúdos. Perspectiva-se com a adopção de um Portal Corporativo contribuir para melhor gestão interna na UGS, potenciando o desempenho dos recursos no decorrer das suas tarefas laborais.
- Brincar [social] espontâneo: conceções e práticasPublication . Sousa, Márcia Barbosa de; Pinto, Jorge; Rodrigues, Ilda Clara Almeida da CruzO presente projeto de investigação tem como principal intencionalidade compreender e interpretar de que forma as conceções e ideias pedagógicas das educadoras acerca do brincar espontâneo assumem repercussões na construção do seu currículo com crianças da primeira e segunda infância. Este trabalho é baseado na abordagem de investigação-ação e visa dar a conhecer o processo de interpretação das informações recolhidas em dois contextos educativos, o contexto de creche e jardim-de-infância, assim como a intervenção realizada pela estudante no sentido de valorizar e enriquecer o brincar das crianças. As principais fontes de recolha de informação são a observação participante, as entrevistas às educadoras e a análise documental dos projetos pedagógicos de sala. Os contextos de estudo estão enquadrados nas instituições onde foram desenvolvidos os estágios no âmbito do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e as participantes do estudo são as educadoras cooperantes que acompanharam a estudante no processo de aprendizagem. Podemos inferir com este estudo que, efetivamente o brincar espontâneo é valorizado nas práticas da equipa pedagógica, enquanto atividade fundamental para o processo de desenvolvimento/aprendizagem da criança.
- O educuidar na creche e jardim-de-infânciaPublication . Dias, Daniela Pires; Pinheiro, Augusto Luís de Brito HenriquesO presente trabalho consiste num estudo de carácter transversal desenvolvido a partir das vivências ocorridas numa sala de Creche e noutra de Jardim-de-Infância no âmbito das Unidades Curriculares Estágio I e II, e tem como intenção a reflexão em torno da importância da acção pedagógica dos profissionais de educação, mais especificamente dos educadores de infância, ser fundada na relação entre as componentes de educar e cuidar, em ambas as valências (Creche e Jardim-de-Infância). Deste estudo resulta um conjunto de situações existentes à partida, que serão consideradas como situações-problema que giram em torno da desvalorização das práticas educativas do educuidar por ambas as profissionais que foram as educadoras cooperantes que acompanharam os meus estágios. Serão estas situações indesejáveis que irão constituir a problemática do trabalho que se traduz na distância que existe entre a situação desfavorável, existente à partida em ambos os contextos/salas, e uma situação optimizada, onde o educuidar é tido em conta. Ao longo do trabalho irei relatar situações de tentativas de diminuição desta distância, com vista a aproximar a situação à partida de uma situação optimizada. Neste trabalho pretendo elevar a abrangência do termo educuidar, para isso baseei-me na perspectiva de cuidado desenvolvida por Martin Heidegger. Fundo o meu estudo nesta valorização do cuidado, pois o cuidado faz parte de qualquer momento da intervenção do educador.
- GRH: Ambiguidades em torno do significado e perspectivas de análisePublication . Marques, Maria Amélia
- Impacto de um programa educativo para doentes após AVC e cuidadores informais no momento da alta hospitalar.Publication . Damião, Liliete; Pereira, Carla; Baptista, Filomena; Alves, Anabela; Silva, Ana; Carvalho, André; Vera-Cruz, Carla; Pires, Filipa; Prates, Leonor; Ferreira, Maria; Silva, Vânia