Browsing by Author "Pagliuca, Lorita Marlena Freitag"
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- Adaptação cultural de tecnologia educativa em saúde: literatura de cordel com enfoque na amamentaçãoPublication . Oliveira, Paula Marciana Pinheiro; Carvalho, António Luís; Pagliuca, Lorita Marlena FreitagAdaptou-se linguística e culturalmente para Portugal a literatura de cordel sobre amamentação. Estudo de desenvolvimento metodológico realizado na Escola Superior de Enfermagem do Porto, em Portugal, de março a maio de 2012, durante estágio de Doutorado Sanduíche em Porto. Utilizou-se referencial teórico da Psicometria, organizado em três polos. Nesta pesquisa aplicou-se o primeiro deles, polo teórico, ou seja, com tecnologia educativa em saúde já construída, foi adaptada e, para tal, avaliada por três juízas especialistas. Como resultado desta adaptação houve modificações e percebeu-se que literatura de cordel sobre amamentação é importante estratégia de promoção da saúde e, para utilizá-la, é essencial a presença de profissionais de saúde para quaisquer esclarecimentos. Além disso, é necessário conhecer a realidade e o perfil das pessoas que vão utilizá-la, de forma a evitar constrangimentos. Assim, a enfermagem tem adotado estratégias como esta e percebido o resultado positivo deste uso.
- Educational Game about Drugs for Visually Impaired People: A Comparison between Brazil and PortugalPublication . Mariano, Monaliza Ribeiro; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Oliveira, Paula Marciana; Almeida, Paulo César; Aguiar, Adriana Sousa C.; Abreu, WilsonObjective: To validate the educational board game “Drugs: playing fair” for visually impaired people in Brazil and Portugal. Methods: Study of apparent validation carried out in two associations for visually impaired people in Fortaleza, Brazil, and in Porto, Portugal. Thirty-six visually impaired people, 18 from each country, participated in the study. An evaluation tool with 23 items on specifications, content and motivation of the game was applied. Results: The scores awarded in both countries were excellent, with means varying in Brazil from 9.0 to 9.6 and in Portugal, from 8.4 to 9.2. As for the categories and subcategories, the best means in Brazil were: content (9.5); theoretical and methodological consistency (9.6) and concepts/information (9.5). In Portugal, the best means were concepts/information (9.2) and curiosity (9.2). Only two items showed a significant difference: “it allows interaction” (p = 0.024) and “compatible degree of difficulty” (p = 0.012). Conclusion: The educational game on drugs was validated in Brazil and Portugal.
- Elaboração e validação de instrumento de avaliação de tecnologia assistivaPublication . Guimarães, Fernanda Jorge; Carvalho, António Luís; Pagliuca, Lorita Marlena FreitagTecnologias Assistivas consistem em recursos, métodos, estratégias que favorecem autonomia e inclusão de idosos e pessoas com deficiência, sendo escassos na literatura instrumentos que as avaliam. Estudo metodológico realizado com painel de especialistas e pessoas com deficiência visual, cujo objetivo foi elaborar e validar instrumento para avalia ção de tecnologia assistiva educativa. Para se considerar um item do instrumento válido utilizou - se percentual de 80% de concordância, e foram calculadas a validade e a confiabilidade do instrumento. A Tecnologia Assistiva foi caracterizada em seis atribut os: objetivos, acesso, clareza, estrutura e apresentação, relevância e eficácia, interatividade, para os quais foram elaborados 19 itens para a composição do instrumento. Destes, 11 obtiveram percentuais acima de 80%, sete foram modificados e um excluído. O alpha de Cronbach do instrumento foi de 0,822, o que garante a validade e confiabilidade do instrumento para avaliar Tecnologia Assistiva de educação em saúde, e indica -se, portanto, o seu uso
- Estudo comparativo de figuras para optótipos entre crianças do Brasil e PortugalPublication . Dantas, Rosane Arruda; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Almeida, Paulo César De; Carvalho, António LuísPara um resultado fiel no exame da acuidade visual o indivíduo deve conhecer o objeto demonstrado. Para pré-escolares, não existe um teste que atinja os objetivos esperados. Objetiva-se identificar figuras feitas por crianças em Portugal e no Brasil e comparar características dos desenhos elaborados. De caráter comparativo e quantitativo, este estudo foi realizado em 2003 no Brasil e em 2005 em Portugal, com 342 pré-escolares de 4 e 5 anos. A coleta de dados foi feita com a elaboração de desenho livre e análise e seleção quantitativa. As frequências de desenho semelhantes entre as crianças do Brasil e as de Portugal foram: ser humano; sol; casa; árvore; flor; boneco; nuvem; e bola. As diferenças entre os desenhos das crianças dos países foram consideradas significantes (p =0,026). Nas figuras que se repetiram existiram formatos diferentes para a casa, x² = 61,75; e para a árvore x² = 18,31. Tais resultados reforçam a necessidade de escalas regionalizadas.
- Tecnologia assistiva sobre amamentação para pessoas com deficiência visual: Comparação Brasil e PortugalPublication . Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Almeida, Paulo César de; Mariano, Monaliza Ribeiro; Carvalho, António Luís; Silva, Gisele Mendes daObjetivo: descrever o resultado da validação aparente e de conteúdo da tecnologia assistiva “Amamentação em ação”, junto a pessoas com deficiência visual de duas realidades, de Portugal e Brasil. Método: estudo de validação aparente fundamentado no modelo da psicometria composto dos polos teórico, empírico e analítico. Participaram, no Brasil, 19 pessoas com deficiência visual e em Portugal 21. O construto é a Tecnologia Assistiva em formato cordel, “Amamentação em Ação”, elaborada no Brasil e adaptada para aplicação também em Portugal. Para coleta, foi utilizado computador com sintetizador de voz e sistema de leitura de tela do computador para cegos. Para os itens de avaliação utilizou-se escala tipo Likert. Resultados: entre os participantes da América do Sul prevaleceram adultos jovens com escolaridade correspondente ao ensino fundamental e entre os europeus, idosos com ensino fundamental. Concernente à tecnologia propriamente dita, em todos os tópicos e itens houve excelentes avaliações com alguns tópicos analisados diferentemente nos dois países. Os participantes gostaram da Tecnologia Assistiva, mas para validar utilizando o sintetizador, precisou-se de tempo, e mesmo assim, muitas vezes, foi complexo. Alguns se recusaram a responder isto pode estar relacionado ainda à ausência da inclusão digital. Conclusão: concluiu-se que a tecnologia foi avaliada. A mesma foi bem-aceita e conclui-se que para pessoas com deficiência visual ainda são necessárias novas estratégias de inclusão, tanto na saúde como em outras áreas.
- Visually Impaired Individuals in Brazil and Portugal and Learning about Drugs through a Board GamePublication . Mariano, Monaliza Ribeiro; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Almeida, Paulo César de; Abreu, WilsonObjective: To compare the learning of visually impaired individuals after the use of the educational game “Drugs: playing it clean”. Method: Quasi-experimental, comparative, before-after study. Results: The participants’ mean age in Brazil was lower than in Portugal; a significant difference in information acquisition was found between the pre and post-test for the low-complexity (Brazil p = 0.018 and Portugal p = 0.002), without a difference in the number of correct answers for the medium/ high-complexity questions between the two countries (p = 0.655 and p = 0.0792); when comparing the number of correct answers before and after the game intervention, an increase was found in Brazil and Portugal, respectively (21.8% - 61.1%; 11.2% - 38.9%); a significant difference was found in the number of correct answers between the low and medium/high-complexity questions (p = 0.030). Conclusion: The educational game permits information access and can be used as a teaching-learning strategy.