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Abstract(s)
Para um resultado fiel no exame da acuidade visual o indivíduo deve conhecer o objeto demonstrado. Para pré-escolares, não existe um teste que atinja os objetivos esperados. Objetiva-se identificar figuras feitas por crianças em Portugal e no Brasil e comparar características dos desenhos elaborados. De caráter comparativo e quantitativo, este estudo foi realizado em 2003 no Brasil e em 2005 em Portugal, com 342 pré-escolares de 4 e 5 anos. A coleta de dados foi feita com a elaboração de desenho livre e análise e seleção quantitativa. As frequências de desenho semelhantes entre as crianças do Brasil e as de Portugal foram: ser humano; sol; casa; árvore; flor; boneco; nuvem; e bola. As diferenças entre os desenhos das crianças dos países foram consideradas significantes (p =0,026). Nas figuras que se repetiram existiram formatos diferentes para a casa, x² = 61,75; e para a árvore x² = 18,31. Tais resultados reforçam a necessidade de escalas regionalizadas.
Description
Keywords
Oftalmologia Pré-Escolar Acuidade Visual
Citation
Cienc Cuid Saude 2010 Abr/Jun; 9(2):333-340
Publisher
Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá