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- Ensemble de Flautas - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Santos, Silvia Janete; Orzol, Aleksandra Ewa; Sousa, Ana Clara; Marques, Beatriz; Silva, Catarina; Veloso, Eduarda; Reis, Gonçalo; Santos, Hélio; Marto, Luís; Pereira, Maëva; Carvalho, Maria Eduarda; Paiva, LeonorBrochura de sala do concerto realizado pelo Ensemble de Flautas da ANSO - Jovens Solistas da Metropolitana a 25 de Novembro de 2022 no Espaço SANTA CASA - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto foi preenchido com obras de Mozart, Fauré, Vivaldi, Dvořák e Smetana. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Ensemble de Flautas - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Santos, Silvia Janete; Orzol, Aleksandra Ewa; Sousa, Ana Clara; Marques, Beatriz; Silva, Catarina; Veloso, Eduarda; Reis, Gonçalo; Santos, Hélio; Marto, Luís; Pereira, Maëva; Carvalho, Maria Eduarda; Paiva, LeonorBrochura de sala do concerto realizado pelo Ensemble de Flautas da ANSO - Jovens Solistas da Metropolitana a 17 de Janeiro de 2023 no ÂMBITO CULTURAL do EL CORTE INGLÉS em Lisboa no âmbito da Temporada 2022/2023da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Mozart, Fauré, Vivaldi, Dvorák e Smetana. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Sousa, Ana Clara; Reis, Gonçalo; Silva, Catarina; Santos, Hélio; Capelão, Pedro; Duarte, Carolina; Tomás, Beatriz; Russo, Ana; Lousan, Beatriz; Marques, Beatriz; Marques, Rodrigo; Duque, Guilherme; Maia, Sara; Luís, César; Rosa, Carolina; Cruz, Guilherme; Neves, Joana; Ferreirinho, Ana; Herculano, Cristiana; Gabriela, HelenaBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 14 de Janeiro de 2023 no MUSEU DO ORIENTE em Lisboa no âmbito da Temporada 2020/2021 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Telemann, Crusell, Taffanel, Arnold e Koechlin. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Salvado, Lúcia; Ferreira, Miguel; Ramalho, Sara; Estaca, Hugo; Marques, Inês; Herculano, Cristiana; Teixeira, André; Mendes, Lívia; Borges, João; Marques, Beatriz; Marques, Rodrigo; Duque, Guilherme; Cortez, Daniela; Luís, César; Cabrita, FranciscoBrochura de sala do concerto realizado pelos alunos Jovens Solistas da Metropolitana a 24 de Fevereiro de 2022 no MUSEU DO ORIENTE em Lisboa no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto foi preenchido com obras de Elgar, Shostakovich, Poulenc e Mozart. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Respostas Educativas Geniais para Pequenos GéniosPublication . Marques, Beatriz; Ferreira, MarcoAtualmente, abordar a temática da sobredotação tornou-se mais acessível. Porém, devido à panóplia de conceitos criados por inúmeros investigadores das áreas da Educação e da Psicologia, ainda não existe um significado consensual a atribuir a este conceito tão vasto e complexo. Este projeto de investigação objetivou enunciar conceções dos professores das evidências comportamentais de crianças sobredotadas, identificar práticas educativas desenvolvidas com estas crianças e compreender as barreiras que poderão existir no processo de ensino e de aprendizagem destas crianças. Atendendo aos propósitos deste projeto, a parte teórica centra-se na evolução do conceito de sobredotação, na caraterização das crianças sobredotadas, na sua identificação e na intervenção educativa junto das mesmas. Relativamente à componente empírica, as grandes questões em torno deste estudo são “Quais são as conceções que os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm das crianças sobredotadas?” e “Quais são as adequações pedagógicas realizadas em contexto de sala de aula pelos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico quando têm nas suas turmas um aluno sobredotado?”. No âmbito deste estudo, foram realizadas entrevistas a 13 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico com experiência profissional superior a 5 anos. As entrevistas semiestruturadas realizadas aos professores do 1.º Ciclo tiveram como suporte um guião previamente elaborado, com base nas informações recolhidas através da análise da literatura relacionada com a temática em estudo. Após análise e discussão dos resultados inferiu-se que os inquiridos carecem de formação e informação na área da sobredotação. Em Portugal, a sobredotação tem sido alvo de um crescente interesse por parte da comunidade científica. Contudo, é essencial existir uma reorientação das intenções educativas para que estas crianças usufruam de um sistema educativo inclusivo.
- Validação de conteúdo da Gait Assessment and Intervention Tool: G.A.I.T., adaptada para o contexto portuguêsPublication . Carvalho, Ana; Sousa, Andreia; Marques, Beatriz; Moreno, Joana; Velez, Tiago; Baleia, Isabel; Santos, Hugo