Browsing by Issue Date, starting with "2021-01-14"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Sousa, Ana Clara; Reis, Gonçalo; Silva, Catarina; Santos, Hélio; Capelão, Pedro; Duarte, Carolina; Tomás, Beatriz; Russo, Ana; Lousan, Beatriz; Marques, Beatriz; Marques, Rodrigo; Duque, Guilherme; Maia, Sara; Luís, César; Rosa, Carolina; Cruz, Guilherme; Neves, Joana; Ferreirinho, Ana; Herculano, Cristiana; Gabriela, HelenaBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 14 de Janeiro de 2023 no MUSEU DO ORIENTE em Lisboa no âmbito da Temporada 2020/2021 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Telemann, Crusell, Taffanel, Arnold e Koechlin. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Reorganização do setor manutenção numa empresa do setor farmacêuticoPublication . Silva, Cristiana Sofia Ferreira da; Farinha, José Manuel TorresAtualmente, com o avanço estrondoso da tecnologia e automatização industrial, é cada vez mais difícil uma organização manter-se competitiva e ativa no mercado e, para além disso, a exigência crescente dos clientes também se está a tornar num fator de peso quando as empresas procuram encontrar soluções para incrementar a sua quota de mercado. Para atingir esses níveis de competitividade (com um custo racional e elevada qualidade) é necessário diminuir desperdícios, designadamente de tempo e de matérias-primas, ou seja, alterar as formas de produção e de manutenção vigentes através de filosofias e metodologias de melhoria contínua com suporte no pensamento Lean. O presente relatório de estágio propõe a reorganização do setor Manutenção na Farmalabor, empresa do setor da indústria farmacêutica, através da aplicação de metodologias e ferramentas, com o objetivo de melhorar os procedimentos de manutenção vigentes. A proposta consiste na implementação da metodologia Kaizen através da ferramenta 5S com o objetivo de reorganizar o layout da oficina recorrendo à criação de zonas e sinalética e, por fim, a construção de um quadro de Kaizen Diário com algumas orientações do Kaizen InstituteTM. A primeira ferramenta, o 5S, consiste na aplicação de 5 sensos (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke) com o objetivo de melhorar os valores da produção, da redução dos tempos mortos e do aumento da segurança do ambiente de trabalho. Caracteriza-se pelo envolvimento de toda a empresa na sua aplicação com a finalidade de desenvolver uma produção sem falhas e de uma manutenção eficaz. A implementação do quadro de Kaizen Diário tem como objetivo o maior envolvimento da liderança, a otimização da distribuição de tarefas e a correlação entre o software de gestão da manutenção existente na empresa (EAM – Enterprise Asset Management) com a disposição visual das tarefas no quadro: o conhecimento do estado das peças encomendadas pelos colaboradores; o agendamento das intervenções de manutenção planeadas para o mês e por equipa; a demonstração do desempenho do setor através dos indicadores de performance; e a utilização do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) nas tarefas que tenham de ser planeadas para não caírem no esquecimento. Estas propostas culminaram numa oficina organizada e eficiente, na redução dos tempos de realização das intervenções de manutenção, no aumento da motivação dos colaboradores, e no aumento da eficiência e da qualidade da manutenção.
- Crypto-Currencies: does sentiment play a role?Publication . Simões, João Nuno Marchão Casal; Pinheiro, CarlosThis Master Thesis addresses the relationship between Market/ Investor Sentiment and the Crypto-Currencies Market using a database with 28 variables, such as the Crypto-Currencies Prices (Crypto-Currencies that had more than one Billion USD in Market Cap were selected), the S&P500 Index stock prices, the GDP of the US or Europe, Internet World Statistical data, among others, but most importantly Investor/ Market Sentiment data, gathered from Duke’s University surveys. All this data was then entered into SPSS and analyzed as Panel Data. The time period for this research spans from 2013 to 2019, 2013 because it is the first year were the market prices of Crypto-Currencies are available. Even though Bitcoin was created in 2008 (Nakamoto, 2008), market data about Crypto-Currencies only appeared in 2013. We run OLS and 2SLS regressions to test the significance, causality and the relationship between Sentiment and Crypto-Currencies. For the 2SLS, two Lagged variables were added. Additional Robustness tests were done including regressions with only Bitcoin and Litecoin. With this we find that there is a strong correlation and significance between the level of optimism and/ or pessimism in the financial markets and in Crypto-Currencies and that the relationship between them is mostly non-linear according to our research and analysis. Our results suggest that the price of Crypto-Currencies is an increasing function of sentiment, which calls for considering Behavioral Economics tenets when analyzing Crypto-Currencies markets’. Our findings are confirmed by robustness tests deploying alternative measures of the variable of interest – Sentiment – as well as alternative controls. The findings suggest that more regulation in the market is needed to avoid extreme volatility for investors. Crypto-Currencies show bigger growth when the sentiment towards the market is pessimistic, such as when there is a crisis either a monetary or a political one, because Crypto-Currencies are still associated with somewhat non-deterministic movements. It is now our job to pursue regulation and to attract more corporate investors so that Crypto-Currencies could start to be more accepted as financial assets, and not to be seen as just “internet money”, as unfortunately they are still perceived by many nowadays.
- A relação entre Inteligência Emocional e o Engagement: relevância para atender às necessidades de um mercado de trabalho cada vez mais complexo e competitivoPublication . Pedrosa, Tarsila Maracajá Ramos; Lourenço, LuísA complexidade e dinamismo do mercado de trabalho tem criado novas demandas e exigido dos profissionais, bem como das organizações, o desenvolvimento de novas habilidades, adoção de novos comportamentos, novos ritmos e novas formas de estruturação e execução do trabalho. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo explorar dois conceitos especialmente relevantes dentro do contexto atual de trabalho: a inteligência emocional e o engagement, com intuito de identificar a relação entre eles e entre suas dimensões. Para tanto, foi utilizada a abordagem quantitativa através de um survey, que contou com a participação de 238 trabalhadores brasileiros que responderam a versão traduzida da escala Wong e Law Emotional Intelligence (WLEIS) e da escala Utrecht Work Engagement Scale (WLEIS), instrumentos utilizados para mensurar, respectivamente, a inteligência emocional e o engagement. Os resultados evidenciaram uma correlação positiva entre a inteligência emocional e o engagement, no entanto, diferentemente do esperado, algumas dimensões da inteligência emocional indicaram não possuírem relação significativa com as dimensões do engagement. Contudo, ressaltamos que, o “uso das emoções” e a “regulação das emoções” apresentaram poder explicativo em todas as dimensões do engagement (vigor, dedicação e absorção). Assim, de acordo com os resultados, pode-se inferir que independentemente de como a emoção é percebida, a utilização que se faz dela, bem como a sua regulação possui valor mais significativo para a sensação de engagement. Desse modo, o presente trabalho contribui para um maior entendimento a respeito da relação, do comportamento entre as dimensões desses dois constructos e suas implicações.