Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-25"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Os impactes socioambientais de um evento num destino turístico. Caso de estudo: “Santos Populares de Lisboa”Publication . Rita Madalena Gil Branco; Trindade, Pedro Alves; Gustavo, Nuno SilvaO setor do turismo, onde se inclui também o turismo de eventos, tem vindo a ganhar ao longo dos anos uma relevância notável tornando-se um dos setores impulsionadores da economia mundial (World Travel and Tourism Council, 2016). Sendo considerado um dos setores de atividade com maior desenvolvimento, tem-se igualmente constatado a importância crescente do turismo de eventos em Portugal. Tendo em conta as novas tendências e a velocidade com que a informação circula à escala global, há cada vez mais pessoas que se deslocam para um determinado evento, de modo a satisfazerem as suas necessidades. Assim, o foco desta investigação visa o estudo dos Santos Populares de Lisboa enquanto evento lúdico e cultural, numa perspetiva socioambiental, que ocorre anualmente nos bairros históricos da cidade - nomeadamente em Alfama, Bica, Bairro Alto e Madragoa. Neste sentido, propomo-nos a realizar uma investigação cujo principal objetivo é explorar os impactes socioambientais e culturais causados aquando da realização de um evento no destino turístico Lisboa, focando-nos concretamente no caso dos Santos Populares. Após uma vasta revisão bibliográfica, para obtenção dos dados necessários ao estudo recorremos à metodologia sustentada em inquéritos por questionário de modo a perceber a opinião por parte de moradores, participantes e visitantes do evento, conseguindo obter uma amostra de 120 inquiridos. Tendo em conta os resultados obtidos, este estudo permitiu-nos perceber que o evento contribui de forma benéfica para a valorização da capital, pois é uma tradição, dando a possibilidade de conhecer a cultura lisboeta e contribui para a interação e integração entre turistas e locais. Em contrapartida, os aspetos ambientais são de salientar, pois apesar da constante e cada vez maior preocupação ambiental vivida, este é um evento que contribui negativamente para o meio ambiente.
- Os serviços remunerados na polícia de segurança pública: um mal necessário ou um bem (in)dispensável?Publication . Costa, Cédric Oliveira da; Elias, Luís Manuel André; Pais, Lúcia Maria de Sousa Gomes GouveiaCaracterizada por um serviço contínuo, sem interrupções e que requer uma presença rotativa de recursos humanos, a Polícia de Segurança Pública conta ainda com uma realidade bastante própria: os serviços remunerados. São vários os estudos a comprovar que trabalhar por turnos acarreta várias consequências, positivas e negativas, de caráter biológico, social ou organizacional. O que escasseia, no nosso entender, são estudos que permitam compreender os efeitos destes serviços extraordinários nos períodos de folga, exigindo dos polícias um esforço acrescido e um planeamento adequado às suas necessidades pessoais e profissionais. Assim, esta investigação teve como objetivo perceber o impacto dos serviços remunerados nas mais diversas dimensões, sejam estas relacionadas, de forma direta, com os polícias e com a PSP, e de forma indireta, com um serviço de segurança pública que se pretende que seja de qualidade. Para tal, optámos por uma abordagem metodológica quantitativa, através da aplicação de um inquérito por questionário aos polícias das Divisões Policiais Integradas do COMETLIS. Os resultados demonstram, não só o desgaste físico e emocional de quem executa estes serviços, como também as repercussões negativas na imagem externa da instituição, defendendo uma maior intervenção da segurança privada. Não obstante as vantagens destes serviços, desde logo, numa perspetiva financeira, parece-nos que devem ser encontradas soluções que permitam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos polícias, minimizando e prevenindo as consequências destes serviços remunerados, garantindo que a Polícia, através dos seus recursos humanos, se dedique ao papel preponderante que lhe está reservado na sociedade.
- Sistema de videovigilância na freguesia de Águas Livres: efeitos na criminalidadePublication . Carvalho, Ismael Oliveira; Morgado, Sónia Maria Aniceto; Duarte, Felipe PathéAo longo das últimas décadas, os sistemas de videovigilância têm sido cada vez mais utilizados pelas polícias devido às suas potencialidades na prevenção, repressão e investigação criminal, entre outras. Nesta senda, a Câmara Municipal da Amadora e a Polícia de Segurança Pública consideraram que a utilização de um sistema de videovigilância na via pública seria a ferramenta ideal para contrariar o aumento da criminalidade e do sentimento de insegurança. Considerando que enquanto técnica de prevenção situacional a sua eficácia pode variar mediante o local e os tipos de crime, bem como o facto da avaliação da necessidade de instalação destes sistemas se fundamentar em grande medida em estatísticas criminais, torna-se fundamental avaliar a eficácia dos sistemas instalados. Deste modo, o presente estudo visou averiguar se o Sistema de Videovigilância Urbana do Concelho da Amadora produziu efeitos na criminalidade ocorrida na freguesia de Águas Livres, Amadora, tendo para isso utilizado métodos de estatística descritiva e inferencial. Das análises efetuadas e dos resultados obtidos foi possível concluir que o CCTV contribuiu para a redução da criminalidade, destacando-se a redução em 2018 de 23,8% nos roubos na via pública (exceto esticão) e de 18,6% nos crimes de roubo por esticão. Uma vez que a eficácia destes sistemas pode variar mediante os locais e os tipos de crime, e tendo em conta as características específicas de cada freguesia, urge a avaliação do impacto na criminalidade deste sistema nas restantes freguesias para que se possa avaliar e, se necessário, reajustar o sistema em funcionamento.
- Relação entre as competências visuo-motoras e o processamento vestíbulo-propriocetivoPublication . Matos, Milene; Quaresma, Cláudia; Serrano, PaulaA capacidade da criança processar e integrar a informação sensorial proveniente do próprio corpo e do ambiente que a rodeia, contribui para a aquisição de várias competências, nomeadamente sonsoriomotoras. A presente investigação teve como objetivo geral verificar a existência de relação entre as competências visuo-motoras, perceção visual e coordenação motora e vestíbulo-propriocetivo nas crianças de 7 anos. Foram estudadas 41 crianças de 7 anos com um desenvolvimento típico, recorrendo ao Teste de Desenvolvimento de Integração Visuo - Motora de Beery Buktenica (Beery - Buktenica) e ao instrumento de avaliação Observações Estruturadas do Desempenho Motor de Base Sensorial (OEDMBS). Apuraram-se correlações moderadas entre os resultados obtidos no teste (Beery – Buktenica) e coordenação motora e alguns itens das OEDMBS, confirmando a relação entre estas competências e as funções vestíbulo-propriocetivas nesta amostra.
- Respostas Educativas Geniais para Pequenos GéniosPublication . Marques, Beatriz; Ferreira, MarcoAtualmente, abordar a temática da sobredotação tornou-se mais acessível. Porém, devido à panóplia de conceitos criados por inúmeros investigadores das áreas da Educação e da Psicologia, ainda não existe um significado consensual a atribuir a este conceito tão vasto e complexo. Este projeto de investigação objetivou enunciar conceções dos professores das evidências comportamentais de crianças sobredotadas, identificar práticas educativas desenvolvidas com estas crianças e compreender as barreiras que poderão existir no processo de ensino e de aprendizagem destas crianças. Atendendo aos propósitos deste projeto, a parte teórica centra-se na evolução do conceito de sobredotação, na caraterização das crianças sobredotadas, na sua identificação e na intervenção educativa junto das mesmas. Relativamente à componente empírica, as grandes questões em torno deste estudo são “Quais são as conceções que os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm das crianças sobredotadas?” e “Quais são as adequações pedagógicas realizadas em contexto de sala de aula pelos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico quando têm nas suas turmas um aluno sobredotado?”. No âmbito deste estudo, foram realizadas entrevistas a 13 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico com experiência profissional superior a 5 anos. As entrevistas semiestruturadas realizadas aos professores do 1.º Ciclo tiveram como suporte um guião previamente elaborado, com base nas informações recolhidas através da análise da literatura relacionada com a temática em estudo. Após análise e discussão dos resultados inferiu-se que os inquiridos carecem de formação e informação na área da sobredotação. Em Portugal, a sobredotação tem sido alvo de um crescente interesse por parte da comunidade científica. Contudo, é essencial existir uma reorientação das intenções educativas para que estas crianças usufruam de um sistema educativo inclusivo.