Browsing by Issue Date, starting with "2023-01-17"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Ensemble de Flautas - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Santos, Silvia Janete; Orzol, Aleksandra Ewa; Sousa, Ana Clara; Marques, Beatriz; Silva, Catarina; Veloso, Eduarda; Reis, Gonçalo; Santos, Hélio; Marto, Luís; Pereira, Maëva; Carvalho, Maria Eduarda; Paiva, LeonorBrochura de sala do concerto realizado pelo Ensemble de Flautas da ANSO - Jovens Solistas da Metropolitana a 17 de Janeiro de 2023 no ÂMBITO CULTURAL do EL CORTE INGLÉS em Lisboa no âmbito da Temporada 2022/2023da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Mozart, Fauré, Vivaldi, Dvorák e Smetana. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Two kinds of process or two kinds of processing? Disambiguating dual-process theoriesPublication . Augusto, RafaelDual-Process Theories (D-PTs) claim there are two qualitatively different types of processes in the human brain-mind. Despite forming the basis for several areas of cognitive science, they are still shrouded in ambiguity: critics erroneously attack D-PTs as a whole (e.g., Evans and Stanovich Perspectives on Psychological Science, 8(3), 2013), the qualitative/quantitative distinction is not clear enough (De Neys Perspectives on Psychological Science 16 (6): 1412–1427, 2021; Dewey 2022) and, given this criterion, deciding between qualitative or quantitative differences may even be scientifically irrelevant (De Neys 2021). As a way of disambiguating the discussion and clarifying what exactly means to claim the existence of a second type of process, I define two possible categories of D-PT: The substantial and the instrumental. In the substantial case, Type 2 processes are subpersonal level ones. In the instrumental case, Type 2 processing is a personal level phenomenon that does not necessarily imply subpersonal level Type 2 processes. Discussing the different implications of each of the categories, I use as a main example to illustrate the ambiguity – and the exercise of disambiguation – the model proposed by Evans and Stanovich (2013), making clear its substantial character, and contrast it with Frankish’ (2009) – a clear case of instrumental D-PT. Finally, I discuss the contributions this distinction can make. By making the discussion clearer, it can provide a relatively unanimous framework for dual- and single-process theorists (the instrumental version) and clearer desiderata for those wishing to defend the substantive one.
- Emulsões aquosas de derivados de colofónia : produção e caracterizaçãoPublication . Ingrez, Isa Beatriz Domingos; Duarte, Belmiro Pereira Mota; Ferreira, Paula Cristina NunesNeste documento reporta-se o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular integrado na unidade curricular de Estágio do Mestrado em Engenharia Química e Biológica. Os principais objetivos foram desenvolver e otimizar formulações para a produção de emulsões aquosas de derivados de colofónia e respetiva caracterização físico-química. Os diferentes tipos de resinas derivadas da colofónia têm como principal aplicação técnica a produção de adesivos, onde atuam como agentes de aderência específica. No mercado atual surgem oportunidades de redefinição de estratégias e desenvolvimento de novos produtos que apresentem vantagens do ponto de vista de perigosidade e impacto ambiental, sem que com isso se degrade o seu desempenho em termos de aderência. Neste âmbito, salientam-se os adesivos produzidos à base de água, isentos de solventes orgânicos. Neste caso, a produção do adesivo de tipo “sensível à pressão” é conseguida pela mistura de uma dispersão aquosa de resina com uma dispersão aquosa de polímeros (acrílico, látex ou outro) isto é, os ingredientes utilizados na formulação do adesivo já se comercializam e utilizam-se na forma de dispersões aquosas. O trabalho prático foi realizado em três etapas. Na primeira, fundamentalmente de screening, procedeu-se à produção em escala piloto e caracterização de nove dispersões aquosas de acordo com o plano de experiências definido, das quais três formulações foram selecionadas para analisar mais aprofundadamente na etapa seguinte correspondente à otimização. O método de avaliação teve por base um modelo de decisão multicritério que associa a teoria do valor esperado conjugada com funções perda de qualidade que medem o desempenho das amostras relativamente a cada um dos objetivos individuais (teor de sólidos, pH, viscosidade e tamanho médio de partícula). Na segunda etapa, desenvolveram-se testes de otimização das dispersões aquosas previamente selecionadas quanto ao seu cumprimento dos requisitos de qualidade face às especificações técnicas definidas para o produto. Estes testes permitiram obter dispersões otimizadas satisfatórias para cada formulação. A terceira etapa visou analisar a estabilidade das amostras anteriores em cenários de replicação. Realizaram-se réplicas das dispersões otimizadas a fim de concluir acerca da replicação das formulações desenvolvidas bem como das suas propriedades. O trabalho desenvolvido enquadra-se na visão estratégica de crescimento da Kemi Pine Rosins Portugal, S.A. e, naturalmente, a informação gerada e apresentada neste documento é propriedade intelectual sujeita a sigilo profissional.
- Estudo dos fatores que levam os alunos à não prática no desporto escolarPublication . Calado, Marco; Vieira, FernandoA Prática de Ensino Supervisionada inserida no 2.º ano do mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, Campus Universitário de Almada, proporciona aos seus alunos a possibilidade de integrar os mesmos em ambiente escolar para que estes possam colocar em prática os conhecimentos de Educação Física adquiridos até então e vivenciar situações reais da atividade letiva. Este documento é denominado de Relatório Final de Estágio e pretende narrar todo o processo realizado ao longo do ano letivo 2021/2022 na Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro de Vila Viçosa. O presente relatório rege-se pelas quatro áreas do Perfil de Desempenho Docente, nomeadamente (i) a Dimensão Profissional, Social e Ética que está relacionada com o professor de Educação Física no processo ensino-aprendizagem e integração na comunidade educativa, (ii) a Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem focado nas tarefas do professor, tais como o planeamento, o ensino e a avaliação, (iii) a Dimensão de Participação na Escola em Relação com a Comunidade que traça o meu trabalho realizado no âmbito do Desporto Escolar e junto da comunidade escolar, e por último (iv) a Dimensão de Desenvolvimento ao Longo da Vida que teve como objetivo a realização de um estudo cientifico em forma de artigo com o tema “Estudo dos fatores que levam os alunos à não prática no Desporto Escolar”.
- A influência de um circuito de treino funcional na aptidão aeróbicaPublication . Pereira, Bruno; Vieira, FernandoO presente documento, o Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, pretende apresentar os conhecimentos adquiridos e as atividades desenvolvidas, no estágio pedagógico realizado neste no letivo (2021/2022) na Escola Básica 2/3 Carlos Gargaté, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget. O documento segue o Decreto-lei nº240/2001 de 30 de agosto, definindo o perfil do professor do ensino básico e O presente documento, o Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, pretende apresentar os conhecimentos adquiridos e as atividades desenvolvidas, no estágio pedagógico realizado neste ano letivo (2021/2022) na Escola Básica 2/3 Carlos Gargaté, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget. O documento segue o Decreto-lei nº240/2001 de 30 de agosto, definindo o perfil do professor do ensino básico e secundário nas dimensões profissionais, tendo a seguinte estrutura: Dimensão I – Profissional, Social e Ética: Contexto Socio Educativo da Prática de Ensino Supervisionada; Caracterização do Contexto; Dimensão II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem: Caracterização das turmas; Caracterização dos recursos; Planeamento; Avaliação; Dimensão III – Participação na escola e relação com a comunidade: Desporto Escolar; Direção de turma; Dimensão IV – Desenvolvimento Profissional ao longo da vida: Projeto. O relatório reflete a experiência e o desenvolvimento pessoal e profissional, na aquisição de conhecimento, nas dificuldades sentidas, uma análise crítica a todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano no Prática de Ensino Supervisionada. Por fim será também incluído o projeto de Investigação-Ação ou Artigo.
- A perceção de inclusão dos alunos com autismo nas aulas de educação físicaPublication . Batista, Pedro; Vieira, FernandoA realização do presente relatório visa demonstrar um resumo das principais atividades que por mim foram desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionado, sendo que, esta encontra-se presente na parte final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário O documento apresentado foi sujeito a uma estrutura pré-definida pela coordenação do mestrado onde serão apresentadas várias dimensões que visam à definição do perfil geral de desempenho profissional do professor, onde serão apresentados alguns exemplos de metodologias abordadas, objetivos definidos ou dificuldades vividas como também uma reflexão sobre as mesmas. A primeira dimensão abordada foi a dimensão profissional, social e ética que engloba as competências e conhecimentos que o docente tem de adquirir ao longo da sua experiencia profissional de docência e a forma com as vai evoluindo com o decorrer da mesma, a titulo pessoal, fazendo uma correlação com esta dimensão, sempre procurei envolver em todas as atividades propostas pelo ambiente escolar em que estive inserido me ofereceu que visassem não só uma melhoria do ambiente escolar como um maior desenvolvimento dos alunos na sua autonomia eu aquisição de conhecimentos. Na dimensão do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem foi possível confirmar a importância da especificação do planeamento de aulas e a forma de como isto se revela numa elevada importância no sucesso do decorrer da componente prática da aula. Não obstante da confirmação da importância de um bom planeamento, o mesmo foi possível confirmar para a reflexão das aulas lecionadas para a obtenção de uma constante evolução da qualidade das mesmas e consequente desenvolvimento dos alunos, sendo que todas as aulas foram planeadas respeitando sempre os princípios do programa nacional de educação física. Na dimensão Escola e comunidade foi apresentada a intervenção prática que o aluno teve em atividades extracurriculares da disciplina de educação física bem como atividades que tivessem diretamente relacionadas com a mesma como o desporto escolar ou outras tarefas do programa educativo. Na dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, foi abordado o tema da perceção de inclusão de alunos com autismo nas aulas de educação física. Este relatório surge como uma ferramenta de autoavaliação de conhecimentos e experiências adquiridas o longo dos anos académicos, sendo também um auxílio ao autodesenvolvimento pessoal e científico e académico
- Friendly Streets - the creation of a design concept to raise awareness towards discriminatory graffiti in Vienna´s public spacePublication . Hirn, ElenaO projecto “Friendly Streets” visa criar uma consciencialização para o graffiti discriminatório no espaço público de Viena e, deste modo, proporciona um acesso fácil para se opor ao mesmo. No âmbito deste projecto, foi criada uma intervenção pública sob a forma de um desenho de autocolante. A solução de desenho resultante oferece um acesso fácil aos formulários necessários para denunciar um incidente discriminatório e também fornece informação mais profunda sobre o tema. O principal objectivo do trabalho é transferir todos os dados de conteúdo discriminatório recentemente comunicados para o Serviço Municipal de Viena para documentar o incidente e removê-lo o mais rapidamente possível. Este relatório demonstra o processo de pesquisa e organização inicial de dados para a aplicação de diferentes metodologias, a fim de utilizar o desenho gráfico como ferramenta para criar uma identidade de marca que incorpore a informação recolhida. Foi realizada uma investigação qualitativa aplicando o “caminhar como método”, a fim de utilizar o “caminhar” como táctica exploratória para recolher a investigação primária. O projecto esforça-se por trabalhar no âmbito do “designer como investigador” e combina investigação primária e organização de dados com a criação de um conceito visual. O relatório contextualiza o projecto entre a disciplina do design social e o activismo do design. No decurso da análise teórica foram incluídos textos críticos de design, manifestos e exemplos contemporâneos de activismo do design. Além disso, o relatório argumenta através de alguns breves exemplos de movimentos de protesto bem conhecidos que o sucesso das acções é aumentado pela boa marca. Ao incorporar a identidade da marca no projecto “Friendly Streets”, o objectivo era criar um aspecto e uma sensação corporativa e ligar os dois componentes adesivo e website através de uma aparência visual unificada um ao outro. Em conclusão, o projecto e o relatório correspondente mostram que a cultura visual permanece uma parte integrante da organização e da comunicação da necessidade de mudança.