Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-25"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Ensemble de Flautas - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Santos, Silvia Janete; Orzol, Aleksandra Ewa; Sousa, Ana Clara; Marques, Beatriz; Silva, Catarina; Veloso, Eduarda; Reis, Gonçalo; Santos, Hélio; Marto, Luís; Pereira, Maëva; Carvalho, Maria Eduarda; Paiva, LeonorBrochura de sala do concerto realizado pelo Ensemble de Flautas da ANSO - Jovens Solistas da Metropolitana a 25 de Novembro de 2022 no Espaço SANTA CASA - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto foi preenchido com obras de Mozart, Fauré, Vivaldi, Dvořák e Smetana. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Auditoria energética a uma empresa do setor alimentarPublication . Monteiro, João Manuel Freitas; Ferreira, João Manuel Nogueira Malça de MatosEste trabalho surgiu no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica – Projeto, Manutenção e Instalação de Sistemas Térmicos, tendo o aluno optado pela realização de um estágio curricular na empresa Infiniplus, com o objetivo geral de aprofundar conhecimentos ao nível da gestão de consumos intensivos de energia no setor industrial. Neste contexto, a componente central do estágio iniciou-se com a realização de uma Auditoria Energética a uma empresa dedicada ao branqueamento, descasque e outros tratamentos de arroz, de forma a determinar oportunidades de melhoria em termos de eficiência energética. Numa etapa inicial foi feito um levantamento dos consumos da empresa ao longo do ano de 2020, seguindo-se uma desagregação dos vários tipos de energia pelas diferentes secções da fábrica, e quando possível, pelos vários equipamentos. Desta auditoria surgiram duas propostas que visavam a racionalização dos consumos de energia elétrica na empresa. Com um investimento inicial de 15.462,91 € seria possível reduzir cerca de 28,6 tep no consumo de energia e 62,6 toneladas nas emissões carbónicas, o equivalente a uma poupança anual de 12.603,84 €. Neste relatório, são ainda retratados outros trabalhos desenvolvidos durante o estágio na empresa Infiniplus, nomeadamente assistências técnicas, incluindo manutenção de sistemas térmicos, diversos acompanhamentos de obra e instalação de sistemas fotovoltaicos. Foram ainda desenvolvidas outras tarefas inerentes à atividade da empresa, como por exemplo, orçamentação, gestão de stock e comunicação com clientes e fornecedores.
- Produção avícola multissectorial – maneio e indicadores técnico-económicosPublication . Ramos, Albertino Casimiro; Conceição, Maria Antónia Pereira daEste estágio teve como objetivo aquisição de experiência técnica na produção de: peru, pato, frango, pintada, poedeiras comerciais recriadas para fornecimento da avicultura familiar. Tendo como principal enfoco o acompanhamento do maneio diário de frango de corte e execução de tarefas inerentes. Tendo também como objetivo acompanhamento da fileira de produção de frangos de carne desde a chagada dos ovos ao centro de incubação até a saída dos frangos dos pavilhões, fazendo uma avaliação dos parâmetros reprodutivos e de crescimento. Este trabalho foi realizado num período de 8 meses na Sociedade Avícola Picamilho, SA, localizado no conselho de Tondela. Numa primeira fase fizemos o acompanhamento da incubação de ovos e posterior avaliação da qualidade do pinto do dia, baseando no aspeto físico do pinto. Em seguida fizemos o acompanhamento do maneio de bandos com aptidão para carne em três criadores integrados na Picamilho, fazendo uma avaliação de parâmetros de crescimento tais como ganho de peso semanal, ingestão alimentar, índice de conversão.
- A adoção do consumo online pelos imigrantes digitaisPublication . Santos, Inês Filipa Alves dos; Gomes, SandraObjetivo – A presente investigação procura determinar e compreender a aceitação e adoção do consumo online por parte do consumidor Imigrante Digital português, face às atitudes de prevenção impostas pela pandemia de Covid-19 e tendo em consideração a sua competência digital. Metodologia – Com uma abordagem dedutiva de natureza quantitativa, esta investigação explora de que forma os fatores do Modelo de Aceitação Tecnológica e os fatores competência digital e atitudes de prevenção pandémica determinaram a aceitação e adoção do consumo online por parte dos consumidores Imigrantes Digitais. A recolha de dados foi realizada através da disseminação de um questionário online, o qual permitiu a obtenção de uma amostra válida de 248 inquiridos, tendo sido exclusivamente aplicado a sujeitos portugueses enquadrados na categorização dos Imigrantes Digitais (indivíduos nascidos antes do surgimento das tecnologias digitais, tendo-as adotado em fases mais tardias das suas vidas). Resultados e principais conclusões – O modelo conceptual, explorado e adaptado para a investigação, demonstra que a competência digital possui grande capacidade explicativa do processo de aceitação e adoção do consumo online por parte dos consumidores Imigrantes Digitais. Verifica-se que uma competência digital mais elevada fomenta atitudes e intenções mais positivas perante as alternativas proporcionadas pelo consumo online. Por sua vez, a situação pandémica ao apresentar um impacto positivo bastante reduzido sobre as variáveis do modelo, não revelou capacidade de transformar significativamente os comportamentos da amostra estudada perante este tipo de consumo. Por último, destaca-se a variável facilidade de utilização percebida pelas fortes capacidades explicativas e impactos ao longo de todo o modelo, impactando de forma significativa o processo de aceitação e adoção do consumo online por este consumidor. Limitações – Os resultados desta investigação carecem de atenção reforçada face à limitação resultante da amostra obtida e da técnica de recolha de dados adotada, que por limitações de tempo e orçamento, não permitiram atingir a população com escolaridade mais reduzida e sem acesso ou competência para responder a inquéritos online. Originalidade/ Valor – Em virtude de não ter sido encontrado nenhum outro estudo que procurasse analisar e traçar o perfil do consumidor Imigrante Digital em Portugal, bem como compreender a evolução da sua relação com o consumo online face às adversidades impostas durante a pandemia considerando as suas competências digitais, constata-se que esta investigação apresentará resultados pioneiros e com potencial para serem empregues em novas investigações no campo do comportamento do consumidor.
- O onboarding como um primeiro passo para o desenvolvimeno de uma estratégia de marketing interno: Estudo de caso kpBuSPublication . Benbelaid, Melissa Oliveira Salgado; Nogueira, MafaldaNuma era de pleno emprego, aceita-se, com alguma naturalidade, que as pessoas são o recurso mais poderoso das organizações modernas. De facto, no contexto organizacional, nunca foi tão discutida a questão da Gestão do Talento. Neste sentido, torna-se imperativo que as empresas invistam em estratégias de marketing interno, através de um trabalho em conjunto com a gestão de recursos humanos, para que sejam atendidas as necessidades dos clientes internos, tendo em vista a sua motivação e satisfação. Posto isto, a presente investigação surge no contexto de um relatório de estágio no Centro de Serviços Partilhados kpBuS, e visa estudar a criação de estratégias de marketing interno que contemplem a criação de um programa de onboarding para os colaboradores da organização, com vista à sua retenção. Através da adoção de uma metodologia de estudo de caso, foi desenvolvido um inquérito por questionário orientado para os colaboradores da empresa (29 respostas) e ainda 5 entrevistas semi-estruturadas, em profundidade, de forma a compreender quais as principais necessidades sentidas e qual a perceção dos mesmos face às estratégias internas levadas a cabo pela empresa. De acordo com as respostas obtidas, foi possível compreender que a maioria dos colaboradores concorda que a integração através do proceso de onboarding influencia o grau de satisfação, de compromisso e de envolvimento com a organização e que, efetivamente, a kpBuS apresenta algumas fragilidades no que a este assunto diz respeito, havendo espaço para melhoria. No entanto, ao nível das estratégias de marketing interno, foi possível averiguar que os colaboradores da kpBuS sentem que a empresa os trata como clientes internos e que, por sua vez, as suas necessidades e desejos são uma preocupação ativa para a organização.
- Identidade e imagem da marca do festival de cinema: Estudo de caso FEST - Festival Novos Realizadores | Novo CinemaPublication . Costa, Maria Mendes; Gomes, SandraSempre houve uma forte resistência por parte das organizações artísticas e culturais à aplicação de abordagens de marketing tradicionais na gestão das suas marcas. No entanto, nos últimos anos, os estudos académicos têm vindo a apoiar cada vez mais a utilização do marketing, mais especificamente, do branding no setor cultural. No geral, o branding cultural, especificamente no contexto de festivais de cinema, é um tema bastante embrionário na literatura e praticamente inexistente em Portugal. Assim, tendo em conta o ambiente saturado e extremamente competitivo onde se inserem os festivais de cinema, a construção da identidade da marca é central para a visão estratégica e como impulsionadora para a criação de valor da marca. Uma imagem de marca forte entre o público é, também, um fator chave para o sucesso da organização e para alcançar a lealdade do público. Portanto, o grande desafio de quem gere uma marca está em promover uma congruência entre a identidade e a imagem da marca. O objetivo principal deste estudo foi investigar se existe um gap de perceção entre a identidade e a imagem da marca do festival de cinema português FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema. Para isso, foram recolhidos dados qualitativos através da realização de duas entrevistas e uma recolha de dados quantitativa através de um questionário, com a obtenção de uma amostra válida de 192 inquiridos. Com efeito, esta investigação contribuiu para o preenchimento da lacuna encontrada na literatura do Branding cultural em contexto de festivais de cinema.
- Plano de negócios: Warm and Go – A smart chair que dá calor aos seus diasPublication . Rodrigues, Manuel Bernardo Queiroz; Rodrigues, José MiguelA Warm and Go consiste num projeto de uma cadeira de bebé inovadora, que será utilizada durante o transporte da criança no automóvel e também no carrinho de bebé, sendo esta mais conhecida como “ovo”. Pretende-se desse modo, a junção de duas funções de forma autêntica, onde irá ser incorporado um sistema de aquecimento e um sistema de retenção de calor, à semelhança do aquecimento existente nos bancos dos automóveis, de forma a providenciar uma maior sensação de conforto ao bebé, controlável remotamente através de uma aplicação móvel. A bateria terá autonomia para poder ser utilizada durante algumas horas (estima-se a duração de 4 horas) de forma a permitir que a sua utilização dure uma parte substancial do dia, durante as principais deslocações com a criança. Com o auxílio da aplicação Warm and Go é possível controlar e verificar todas as temperaturas envolventes, sendo elas a temperatura ambiente, a temperatura da cadeira e a temperatura do corpo do bebé. Sendo uma ideia inovadora no mercado e por isso sem concorrência direta, a Warm and Go, exibe um projeto que irá modernizar as cadeiras de bebés e facilitar o dia-a-dia da sociedade que enfrenta temperaturas negativas ao transportar crianças, correndo o risco de estas adoecerem. Este projeto, segue uma estrutura habitual de um projeto de mestrado, com uma parte inicial de investigação, começando pela apresentação dos objetivos da investigação, seguido da justificação da pertinência do estudo, revisão bibliográfica e metodologia; a segunda parte, mais prática e focada no projeto em questão, divide-se pela análise de mercado, proposta de valor, modelo de negócio, modelo STP, plano de marketing, plano operacional, projeções económico- financeiras, modelização financeira e plano de contigência. Por fim, bibliografia e netgrafia.
- Data visualization in financial reportsPublication . Gameiro, Manuel Maria Gonçalves Matos; Pinheiro, CarlosIn the world of accounting and management, the use of visualization formats to display data on financial and corporate reports has been increasing in the last decade, now fostered by the digitalization in the financial industry and more specifically in accounting, as visualization formats aid in communicating financial information. (Schwabish, 2021). Companies are pursuing more and more the use of visualization formats, such as graphics rather than tables, to communicate the financial information, because readers tend to lower their mental workload when visualizing the data through visual formats since these visual formats allow them to transfer the cognitive processing to perceptual operations, therefore, increasing the comprehension and absorption capacity (Kleinmuntz & Schkade, 1993). This trend parallels the digital revolution across the various sectors of business and society at large. Company dashboards for large and listed firms are common these days (Tableau, 2021) and the present report intends to show how accounting outputs can be put in a more appealing way also for small and medium size companies as the ones that are clients of Check Office where the internship took place. This internship report presents the curricular and professional training activities at Check Office, an accounting services firm for small businesses, and the activities carried out in the different Departments of the company, namely in Accounting, in Human Resources, in Marketing and in Project Management. The present report focusses on data visualization for accounting data, deploying a comparison on the use of various types of visual formats (graphics) in financial and corporate reports with the methods used by Check Office. The literature review details the use of different types of visualization formats in financial and corporate reports, their impact on readers, the effect of illusions caused by the poor quality of graphics and the main components in the construction of a graph. This report also builds on three semi-structure interviews of the heads of Check Office’s departments, to consubstantiate the practices of the company and compare them to what the literature recommends. These interviews were conducted with Check Office´s CEO, Ms. Lurdes Santos, Check Office´s Accountant Director, Ms. Tânia Nascimento and Check Office´s Marketing Director, Mr. Pedro Duarte. The present report also features the tasks and activities carried out during the curricular and professional internship at Check Office and comes up with a number of suggestions for improvement. The improvement suggestions are focused on the adoption of infographics to financial and corporate reports in order to give the customer a better understanding of their company's evolution, as well as to clearly and concisely demonstrate the company's behaviour over the periods in the different maps used. Another improvement suggestion for Check Office would be the dissemination of the adoption of the digital accounting service, in order to address some important topics, such as data sharing, in order to provide a more personalized service to its clients, data quality, reducing the possibility of human error and data presentation, displaying the infographics alongside the financial reports, making them available in-time through the portal. All these advantages of the new digital accounting service can contribute to a better customer satisfaction and customer attraction, as agreed by the head of the marketing department of Check Office.
