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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Objetivo – A presente investigação procura determinar e compreender a
aceitação e adoção do consumo online por parte do consumidor Imigrante Digital
português, face às atitudes de prevenção impostas pela pandemia de Covid-19 e tendo
em consideração a sua competência digital.
Metodologia – Com uma abordagem dedutiva de natureza quantitativa, esta
investigação explora de que forma os fatores do Modelo de Aceitação Tecnológica e os
fatores competência digital e atitudes de prevenção pandémica determinaram a aceitação
e adoção do consumo online por parte dos consumidores Imigrantes Digitais. A recolha
de dados foi realizada através da disseminação de um questionário online, o qual permitiu
a obtenção de uma amostra válida de 248 inquiridos, tendo sido exclusivamente aplicado
a sujeitos portugueses enquadrados na categorização dos Imigrantes Digitais (indivíduos
nascidos antes do surgimento das tecnologias digitais, tendo-as adotado em fases mais
tardias das suas vidas).
Resultados e principais conclusões – O modelo conceptual, explorado e
adaptado para a investigação, demonstra que a competência digital possui grande
capacidade explicativa do processo de aceitação e adoção do consumo online por parte
dos consumidores Imigrantes Digitais. Verifica-se que uma competência digital mais
elevada fomenta atitudes e intenções mais positivas perante as alternativas
proporcionadas pelo consumo online. Por sua vez, a situação pandémica ao apresentar
um impacto positivo bastante reduzido sobre as variáveis do modelo, não revelou
capacidade de transformar significativamente os comportamentos da amostra estudada
perante este tipo de consumo. Por último, destaca-se a variável facilidade de utilização
percebida pelas fortes capacidades explicativas e impactos ao longo de todo o modelo,
impactando de forma significativa o processo de aceitação e adoção do consumo online
por este consumidor.
Limitações – Os resultados desta investigação carecem de atenção reforçada face
à limitação resultante da amostra obtida e da técnica de recolha de dados adotada, que
por limitações de tempo e orçamento, não permitiram atingir a população com escolaridade mais reduzida e sem acesso ou competência para responder a inquéritos
online.
Originalidade/ Valor – Em virtude de não ter sido encontrado nenhum outro
estudo que procurasse analisar e traçar o perfil do consumidor Imigrante Digital em
Portugal, bem como compreender a evolução da sua relação com o consumo online face
às adversidades impostas durante a pandemia considerando as suas competências
digitais, constata-se que esta investigação apresentará resultados pioneiros e com
potencial para serem empregues em novas investigações no campo do comportamento
do consumidor.
Description
Keywords
Comportamento do consumidor Consumo online Imigrante digital Literacia digital Competência digital Utilidade percebida Facilidade de utilização percebida Atitude Intenção