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A adoção do consumo online pelos imigrantes digitais

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Objetivo – A presente investigação procura determinar e compreender a aceitação e adoção do consumo online por parte do consumidor Imigrante Digital português, face às atitudes de prevenção impostas pela pandemia de Covid-19 e tendo em consideração a sua competência digital. Metodologia – Com uma abordagem dedutiva de natureza quantitativa, esta investigação explora de que forma os fatores do Modelo de Aceitação Tecnológica e os fatores competência digital e atitudes de prevenção pandémica determinaram a aceitação e adoção do consumo online por parte dos consumidores Imigrantes Digitais. A recolha de dados foi realizada através da disseminação de um questionário online, o qual permitiu a obtenção de uma amostra válida de 248 inquiridos, tendo sido exclusivamente aplicado a sujeitos portugueses enquadrados na categorização dos Imigrantes Digitais (indivíduos nascidos antes do surgimento das tecnologias digitais, tendo-as adotado em fases mais tardias das suas vidas). Resultados e principais conclusões – O modelo conceptual, explorado e adaptado para a investigação, demonstra que a competência digital possui grande capacidade explicativa do processo de aceitação e adoção do consumo online por parte dos consumidores Imigrantes Digitais. Verifica-se que uma competência digital mais elevada fomenta atitudes e intenções mais positivas perante as alternativas proporcionadas pelo consumo online. Por sua vez, a situação pandémica ao apresentar um impacto positivo bastante reduzido sobre as variáveis do modelo, não revelou capacidade de transformar significativamente os comportamentos da amostra estudada perante este tipo de consumo. Por último, destaca-se a variável facilidade de utilização percebida pelas fortes capacidades explicativas e impactos ao longo de todo o modelo, impactando de forma significativa o processo de aceitação e adoção do consumo online por este consumidor. Limitações – Os resultados desta investigação carecem de atenção reforçada face à limitação resultante da amostra obtida e da técnica de recolha de dados adotada, que por limitações de tempo e orçamento, não permitiram atingir a população com escolaridade mais reduzida e sem acesso ou competência para responder a inquéritos online. Originalidade/ Valor – Em virtude de não ter sido encontrado nenhum outro estudo que procurasse analisar e traçar o perfil do consumidor Imigrante Digital em Portugal, bem como compreender a evolução da sua relação com o consumo online face às adversidades impostas durante a pandemia considerando as suas competências digitais, constata-se que esta investigação apresentará resultados pioneiros e com potencial para serem empregues em novas investigações no campo do comportamento do consumidor.

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Comportamento do consumidor Consumo online Imigrante digital Literacia digital Competência digital Utilidade percebida Facilidade de utilização percebida Atitude Intenção

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