Repository logo
 
Publication

A adoção do consumo online pelos imigrantes digitais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Sandra
dc.contributor.authorSantos, Inês Filipa Alves dos
dc.date.accessioned2022-12-12T15:02:01Z
dc.date.available2022-12-12T15:02:01Z
dc.date.issued2022-11-25
dc.description.abstractObjetivo – A presente investigação procura determinar e compreender a aceitação e adoção do consumo online por parte do consumidor Imigrante Digital português, face às atitudes de prevenção impostas pela pandemia de Covid-19 e tendo em consideração a sua competência digital. Metodologia – Com uma abordagem dedutiva de natureza quantitativa, esta investigação explora de que forma os fatores do Modelo de Aceitação Tecnológica e os fatores competência digital e atitudes de prevenção pandémica determinaram a aceitação e adoção do consumo online por parte dos consumidores Imigrantes Digitais. A recolha de dados foi realizada através da disseminação de um questionário online, o qual permitiu a obtenção de uma amostra válida de 248 inquiridos, tendo sido exclusivamente aplicado a sujeitos portugueses enquadrados na categorização dos Imigrantes Digitais (indivíduos nascidos antes do surgimento das tecnologias digitais, tendo-as adotado em fases mais tardias das suas vidas). Resultados e principais conclusões – O modelo conceptual, explorado e adaptado para a investigação, demonstra que a competência digital possui grande capacidade explicativa do processo de aceitação e adoção do consumo online por parte dos consumidores Imigrantes Digitais. Verifica-se que uma competência digital mais elevada fomenta atitudes e intenções mais positivas perante as alternativas proporcionadas pelo consumo online. Por sua vez, a situação pandémica ao apresentar um impacto positivo bastante reduzido sobre as variáveis do modelo, não revelou capacidade de transformar significativamente os comportamentos da amostra estudada perante este tipo de consumo. Por último, destaca-se a variável facilidade de utilização percebida pelas fortes capacidades explicativas e impactos ao longo de todo o modelo, impactando de forma significativa o processo de aceitação e adoção do consumo online por este consumidor. Limitações – Os resultados desta investigação carecem de atenção reforçada face à limitação resultante da amostra obtida e da técnica de recolha de dados adotada, que por limitações de tempo e orçamento, não permitiram atingir a população com escolaridade mais reduzida e sem acesso ou competência para responder a inquéritos online. Originalidade/ Valor – Em virtude de não ter sido encontrado nenhum outro estudo que procurasse analisar e traçar o perfil do consumidor Imigrante Digital em Portugal, bem como compreender a evolução da sua relação com o consumo online face às adversidades impostas durante a pandemia considerando as suas competências digitais, constata-se que esta investigação apresentará resultados pioneiros e com potencial para serem empregues em novas investigações no campo do comportamento do consumidor.pt_PT
dc.identifier.tid203117026pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42604
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectConsumo onlinept_PT
dc.subjectImigrante digitalpt_PT
dc.subjectLiteracia digitalpt_PT
dc.subjectCompetência digitalpt_PT
dc.subjectUtilidade percebidapt_PT
dc.subjectFacilidade de utilização percebidapt_PT
dc.subjectAtitudept_PT
dc.subjectIntençãopt_PT
dc.titleA adoção do consumo online pelos imigrantes digitaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ines_santos.pdf
Size:
5.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: