Browsing by Author "Lucas, P."
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- Ambiente de prática de enfermagem em contexto hospitalarPublication . Anunciada, Sara; Mendes Gaspar, Maria Filomena; Lucas, P.
- Ambiente de prática de enfermagem e a satisfação dos enfermeiros em contexto hospitalar:Publication . Chen, Jun; Ramalhal, Teresa; Lucas, P.Problemática: A evidência documenta a relação entre o ambiente de prática de enfermagem, a satisfação dos enfermeiros, a satisfação dos utentes e a qualidade dos cuidados de enfermagem. O ambiente de prática de enfermagem, positivo, aumenta os níveis de satisfação no trabalho e a retenção de recursos humanos. Sendo que, os próprios enfermeiros desempenham um papel crucial na criação de ambientes positivos. Objetivo: Mapear e analisar a evidência científica sobre o ambiente da prática de enfermagem e a satisfação dos enfermeiros em contexto hospitalar. Critérios de inclusão: Participantes: Enfermeiros. Conceito: Ambiente de prática de enfermagem e satisfação profissional. Contexto: Hospitalar Estratégia de pesquisa: Revisão scoping onde se utilizou a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute, seguindo as 3 etapas de pesquisa: 1) Uma pesquisa inicial na CINHAL e MEDLINE; 2) Uma pesquisa mais alargada, utilizando as mesmas palavras-chave e termos de pesquisa, nas restantes bases de dados da plataforma EBSCOHost; 3) Pesquisa nas referências bibliográficas dos artigos selecionados. Definiu-se o período temporal entre 2011 e 2016. Apresentação dos resultados: Os 12 estudos selecionados apresentam relação entre o ambiente de prática de enfermagem, a satisfação dos enfermeiros e dos utentes e a qualidade dos cuidados. Os fatores mais frequentes da insatisfação dos enfermeiros são: elevados níveis de burnout, insatisfação com o trabalho, salário e a intenção de sair. Um ambiente de prática de enfermagem, positivo, aumenta os níveis de satisfação e a intenção dos enfermeiros em permanecer nas instituições/organizações. Discussão e Conclusão: Os resultados demonstram que uma equipa de enfermagem estável está associada a perceções favoráveis dos fatores do ambiente de prática de enfermagem, carga de trabalho adequada, autonomia para tomar decisões e baixos níveis de burnout.
- Bedside Handover Attitudes and Behaviours questionnaire (BHAB-PT):Publication . Cruchinho, Paulo J. M.; Lopez-Franco, Maria Dolores; Teixeira, Gisela; Lucas, P.; Mendes Gaspar, Maria FilomenaO BHAB-PT é um questionário de autopreenchimento adaptado e validado para Portugal por Cruchinho et al. (2025), a partir do instrumento original de Slade et al. (2019). Tem como finalidade avaliar a consistência da prática dos enfermeiros durante a passagem de turno junto das pessoas internadas (Passagem de Turno Centrada no Cliente). É um instrumento de avaliação adequado para ser aplicado em Portugal em todos os contextos de cuidados de saúde. Tem como população-alvo os enfermeiros portugueses e envolve aproximadamente 5 minutos a preencher. Integra 18 itens distribuídos por quatro dimensões: a) o Envolvimento Direto; b) a Interação Pessoal; c) a partilha de Informação e a d) a Abordagem Individualizada. Tem um formato de resposta de tipo Likert de sete pontos sem ponto médio e com um item “não aplicável” (de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”. A pontuação varia entre 6 e 108 pontos e quanto menor for a pontuação, menor será a consistência da prática dos enfermeiros durante a passagem de turno junto das pessoas internadas. Apresentou uma consistência interna de .79 para o instrumento total avaliada pelo Alfa de Cronbach.
- Como elaborar um plano de negócios :Publication . Lucas, P.
- Comunicação Eficaz em Enfermagem: Implementação da Técnica ISBAR num Serviço de Urgência de PediatriaPublication . Figueiredo, Ana Rita; Potra, Teresa; Lucas, P.A comunicação eficaz entre profissionais de saúde tem sido amplamente valorizada, verificando-se a proliferação de literatura referente à necessidade de mitigar falhas na comunicação, durante os momentos de transição de cuidados. A evidência científica enuncia que uma comunicação eficaz diminui as situações de redundância, otimiza a gestão do tempo, aumenta a segurança do doente e a satisfação da equipa. A comunicação eficaz pode ser conseguida através da utilização de mnemónicas que orientam a transferência de informação, sendo recomendada pela NOC 001/2017, a utilização do ISBAR (Identificação; Situação; Background; Avaliação; Recomendações). O presente projeto inovador de melhoria contínua da qualidade teve como objetivo promover a segurança do doente durante a transição de cuidados de saúde, implementando a utilização da técnica ISBAR num serviço de Urgência de Pediatria de um Hospital Central de Lisboa. Foram consideradas as orientações do Guião para a Organização de Projetos de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, da Ordem dos Enfermeiros, e utilizado o ciclo PDCA (Plan-Do-Check–Act). O alvo deste projeto foi a equipa de enfermagem, tendo sido definidos indicadores de estrutura, processo e resultado. Para avaliação da eficácia foi realizada uma auditoria interna, objetivando-se uma percentagem de conformidade global de 85%.
- Criação de empresaPublication . Lucas, P.
- Cross-cultural validation of the portuguese version of the quality of oncology nursing care scalePublication . Manuel Gomes, Pedro; Santos Ribeiro, Susana; Miranda Da Silva, Marcelle; Cruchinho, Paulo J. M.; Nunes, Elisabete; Nascimento, Carla; Lucas, P.Patients are the center and focus of care delivery, but frequently, their perceptions are overlooked. Patients are vital to promoting optimal oncology nursing care and should be considered in order to provide patient-centered holistic care. The Quality of Oncology Nursing Care Scale was translated and validated cross-culturally for the Portuguese context. In Portugal, there is no instrument that evaluates the quality of nursing care provided to cancer patients, so our study fills this major gap in the scientific evidence. This scale should be used by nurses, nurse managers, and researchers that strive to improve patient, nurse, and organizational outcomes.
- Elaboração de curriculum vitaePublication . Lucas, P.
- Enfermeiro Gestor de Caso na promoção da prevenção da violência doméstica: Projeto para a Melhoria Contínua da Qualidade em Cuidados de Saúde PrimáriosPublication . Carmona, Ana; Quaresma, Graça; Lucas, P.A violência doméstica é um importante problema de Saúde Pública devido à sua magnitude, frequência e repercussões para a saúde dos indivíduos, famílias e comunidades. Este trabalho de projeto teve como objetivos aplicar a metodologia de gestor de caso numa Unidade de Saúde Familiar Piloto, visando a melhoria dos cuidados prestados à vítima de violência doméstica. Utilizou-se a metodologia do Projeto de Intervenção preconizada pela Ordem dos Enfermeiros (2013), do Ciclo de Melhoria Contínua da Qualidade de Deming (PDCA). A metodologia do gestor de caso foi operacionalizada através do diagnóstico de situação das necessidades formativas dos profissionais, ao lidar com um problema de saúde complexo e multifatorial, como a violência doméstica. O projeto foi avaliado por indicadores de estrutura, processo e resultado, salientando-se a realização de duas auditorias (interna e externa) com nível de conformidade global de 53%. Teve uma resposta excelente (100%) na sensibilização e capacitação dos profissionais para a implementação da metodologia. Concluímos que a implementação da metodologia de Enfermeiro gestor de caso, aumenta a prevenção, melhora a resposta de cuidados e promove a interrupção do ciclo da violência, obtendo resultados positivos para as vítimas, para a eficiência das organizações, para a segurança dos utentes e satisfação de profissionais.
- Escala de Autoeficácia para Enfermeiros Líderes Clínicos (CNLSES®) (Gilmartin, 2015)Publication . Carvalho, M.; Mendes Gaspar, Maria Filomena; Potra, Teresa; Lucas, P.Estão definidos na literatura as competências do enfermeiro líder clínico como uma prática avançada, nomeadamente na área da melhoria da qualidade dos cuidados e na segurança do cliente. Para perceber qual a confiança destes enfermeiros na sua função em Portugal e de a medir validou-se para o contexto cultural português a escala CNLSES®. Foi realizado um estudo quantitativo, observacional e descritivo-transversal em que se desenvolveu o processo de adaptação transcultural, numa amostra não-probabilística e intencional de 329 enfermeiros responsáveis de turno/equipa e/ou com especialidade. Obteve-se um instrumento com 47 itens e 7 dimensões, com uma variância explicada de 61,139% para a totalidade do instrumento. Verificou-se uma matriz de correlação aceitável para cada uma das dimensões. A fiabilidade foi garantida através da determinação do Alfa de Cronbach e da determinação da correlação de Pearson. A validade de construto foi efetuada através da Análise Fatorial em componentes principais com rotação ortogonal pelo método Varimax e pela análise Fatorial Confirmatória. Da análise efetuada obtivemos melhores resultados com uma matriz de sete dimensões tendo sido redefinidas as dimensões: Cuidado Centrado no Cliente, Gestão da Unidade, Liderança Clínica, Redução de Custos, Gestão da Equipa e Planeamento de Cuidados. O CNLSES® revelou ser um instrumento adequado para ser aplicado em Portugal, através das suas características psicométricas.