Browsing by Author "Lopes, Carlos"
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- 40 Anos da revista Análise Psicológica (1977-2017) : análise bibliométricaPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria da Luz; Seguro-de-Carvalho, Paula; Nunes, Paulo; Teixeira, José CarvalhoA presente comunicação tem como objetivo analisar os artigos publicados na revista Análise Psicológica e estudar a sua trajetória científica no campo da Psicologia em Portugal. O estudo em análise abrange 40 anos de evolução, desde 1977 a 2017 (considerando que no período de 1983-1986 não foi publicada). A análise assenta na metodologia bibliométrica, com enfoque quantitativo, relacional e diacrónica da produção, autoria, proveniência institucional e temáticas abordadas dos artigos publicados. Foram analisados 1.730 textos entre artigos, editoriais, relatos de experiências, notas didáticas, revisões de livros e outros. O material foi analisado e organizado a partir de um conjunto de categorias: (a) análise da produção; (b) análise da autoria; (c) análise da produtividade dos autores; (d) análise da produtividade institucional; (e) análise da afiliação institucional dos autores; (f) idioma dos textos; (g) tipo de textos; e (h) enfoque metodológico. Por fim, realizou-se uma análise temática com suporte ao vocabulário controlado e às palavras-chave mais frequentes ao longo dos artigos da revista. A partir dos resultados foi possível traçar uma linha do tempo das principais mudanças editoriais da revista Análise Psicológica. O estudo analisa a evolução da revista Análise Psicológica no seu 40º aniversário por uma linha do tempo caracterizada em quatro etapas: 1. Nascimento; 2. Crescimento; 3. Maturidade; e 4. Internacionalização. Este estudo fornece-nos, ainda, dados que podem ajudar a melhor entender o papel da revista Análise Psicológica na promoção da Psicologia em Portugal, bem como o acompanhamento dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos (e.g., DOI, ORCID, OJS). Como perspetivas futuras da revista destacam-se a integração e participação no movimento de Acesso Aberto (via dourada: SciELO, Redalyc, RCAAP, entre outras) e a sua internacionalização através da indexação em bases de dados como a SCOPUS, a Web of Science e a PsycInfo.
- Analysis and Decision: “Educação On” ProjectPublication . Azevedo, Daniel; Sequeira, Romeu; Lopes, Pedro; Guedes, Damiana; Lopes, CarlosIn recent years, educational platforms have advanced significantly, integrating cutting-edge technologies and interactive resources that have revolutionized online teaching and learning. The proper selection of an educational platform is crucial for the successful dissemination of Massive Open Online Courses (MOOCs), as it supports efficient course implementation and ensures accessibility, flexibility, and personalized learning experiences. Advanced technologies such as Artificial Intelligence and synchronous tools enhance the student experience, offering automated feedback, content adaptation, and continuous support, allowing interaction with materials at their own pace. In this article, we address an initial phase of the "Educação ON" project, which aims to define the IT solution, platform, and technologies for the creation of MOOCs. This process involved a literature review, analysis of MOOC characteristics, evaluation of educational platforms, identification of new trends in distance learning, and synthesis of the project requirements. The research focuses on validating a MOOC course model tailored to higher education students, tested during the academic years 2022/2023 and 2023/2024 by a multidisciplinary team of professors from a Portuguese higher education institution, with the participation of students from both Portuguese and Brazilian higher education institutions. The results lay the groundwork for the next stages of the project, fostering more interactive and collaborative learning environments.
- Bibliotecas de ensino superior : novas e saudáveis tendênciasPublication . Lopes, CarlosO que há no horizonte para os próximos anos para as bibliotecas de ensino superior? Que tendências e tecnologias dirigirão a mudança nas bibliotecas de ensino superior? Quais são os desafios considerados solucionáveis ou difíceis de superar e como podemos criar estratégias efetivas para solucioná-las? Estas questões associadas à adoção tecnológica e à mudança educacional são o propósito desta comunicação sobre tendências para as bibliotecas de ensino superior. São apresentadas as dez recomendações elaboradas pelo grupo de trabalho das bibliotecas de ensino superior da BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas) como vetores de reflexão para a área da saúde, nomeadamente: 1. Reafirmar a relevância das competências de literacia da informação na comunidade académica; 2. Desenvolver competências dos profissionais das bibliotecas para apoio às atividades de ensino e aprendizagem; 3. Apoiar projetos editoriais de publicação académica e científica; 4. Assegurar repositórios institucionais alinhados com os padrões de interoperabilidade e preservação; 5. Criar serviços de apoio à gestão de dados científicos; 6. Potenciar o papel da biblioteca no apoio à investigação; 7. Fomentar parcerias com estruturas de apoio à comunidade académica; 8. Promover e facilitar o acesso às fontes de informação; 9. Reinventar e potenciar os espaços das bibliotecas; e 10. Aprofundar redes de colaboração entre profissionais e instituições.
- Como estruturar a relação da ADM com o Sistema de Saúde das Forças ArmadasPublication . Lopes, CarlosO direito que todos têm à protecção da saúde e o dever de a defender e de a promover está consignado na Constituição Portuguesa. As medidas legislativas conducentes à reestruturação da administração central, em conjugação com o processo de reestruturação orçamental, dirigiram-se transversalmente às estruturas do Estado, abrangendo também as Forças Armadas. Na área da saúde, procedeu-se à fusão dos três subsistemas existentes de apoio na doença aos militares e seus familiares, alterando os direitos de acesso a este novo subsistema e a entidade gestora do mesmo, enquanto se perspectiva a reformulação da estrutura sanitária militar, segundo modelo ainda não definido. Neste trabalho procura-se identificar as alterações resultantes dessas medidas e as suas repercussões na área da saúde, no que respeita aos direitos dos militares e seus familiares acederem ao Sistema de Assistência na Doença dos Militares e às estruturas castrenses de saúde, tendo em consideração o estado de prontidão a que aqueles estão sujeitos e às missões que a estas estão cometidas, com o objectivo de analisar o relacionamento existente do antecedente entre as duas componentes e propor um modelo que potencie a sua articulação. Abstract: The Portuguese Constitution states that everyone has the right to healthcare and must defend and promote it. The legislative initiatives for the central administration reform and to consolidate the national budget were implemented across all the public structures, Armed Forces included. The present study goal intends to identify the legislative changes and their direct consequences in the military healthcare system and healthcare providers, how it influences the military personnel and their families and, taking in account the readiness state and the ascribed missions that request the use of the military, envisage the relations within the system and propose a new organization model that may promote a better articulation between the military healthcare system and the military healthcare providers.
- CONCERTO DE NATAL COM JOVENS SOLISTAS - JOVENS SOLISTAS DA METROPOLITANAPublication . Morte, Carolina; Oliveira, Luís; Moita, Alexandra; Andrade, Brian; Lopes, Carlos; Anjo, Duarte; Batista, Maria; Simões, Rafael; Antunes, Sara; Cabral, SérgioBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 17 de Dezembro de 2019 no ÂMBITO CULTURAL, PISO 6 do EL CORTE INGLÉS em Lisboa no âmbito da Temporada 2019/2020 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Poulenc, Hidas, Coombes, Händel e Price. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Ensemble de Trompetes - Solistas da MetropolitanaPublication . Charrinho, Sérgio; Fernandes, Joana; Gil, Rui; David, Afonso; Ponte, André; Batista, Maria; Antunes, Sara; Anjo, Duarte; Cabral, Sérgio; Simões, Rafael; Lopes, Carlos; Moreira, JoãoBrochura de sala do concerto realizado pelo Ensemble de Trompetes - Jovens Solistas da Metropolitana a 4 de Junho de 2021 na SALA DO ARQUIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA no âmbito da Temporada 2020/2021 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Hassler, Gabrieli, Albinoni, Price, Balmages, Hobbs, Ewazen, Goedicke, Nelson, Anderson e Abreu. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Ensemble de Trompetes! - Solistas da MetropolitanaPublication . Charrinho, Sérgio; Andrade, Brian; Batista, Maria; Cabral, Sérgio; Simões, Rafael; Lopes, Carlos; Antunes, Sara; Anjo, Duarte; Soares, Tiago; Moreira, João; Almeida, Alexandre; Caeiro, AlexandraBrochura de sala do concerto realizado pelo Ensemble de Trompetes - Jovens Solistas da Metropolitana a 14 de Março de 2020 no MUSEU DO ORIENTE em Lisboa no âmbito da Temporada 2019/2020 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Byrd, Albinoni, Purcell, Price, Hobbs, Goedicke, Nelson e Silva. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- O Futuro de África: lições aprendidas com os motores de crescimento do SulPublication . Lopes, Carlos
- Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Moita, Alexandra; Andrade, Brian; Lopes, Carlos; Anjo, Duarte; Batista, Maria; Simões, Rafael; Antunes, Sara; Cabral, Sérgio; Tomás, Beatriz; Ferreira, Inês; Lopes, Diogo; Rosa, Joana; Soares, Diogo; Leite, Nazaré Pinto; Gabriela, Helena; Mourão, Nuno; Neves, JoanaBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 15 de Janeiro de 2020 no MUSEU NACIONAL DA MÚSICA em Lisboa no âmbito da Temporada 2019/2020 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Price, Händel, Byrd, Mozart, Ibert e Ligeti. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Literacia da informação e Ciência Aberta em Saúde : o antes e o depoisPublication . Antunes, Maria da Luz; Lopes, Carlos; Sanches, TatianaA ACRL editou, no ano 2000, o documento INFORMATION LITERACY COMPETENCY STANDARDS FOR HIGHER EDUCATION que padroniza e descreve os objetivos específicos de aprendizagem para estudantes do ensino superior na área da informação (i.e., o quê e onde pesquisar, como definir estratégias de pesquisa, como selecionar e avaliar a informação recuperada, como usar de forma ética e legal a informação). Estes STANDARDS estabeleceram objetivos de aprendizagem para implementar ativamente a literacia da informação na comunidade académica. Reconheceram também o papel dos profissionais da informação que há muito tempo desenvolviam informalmente estas práticas. Ao longo dos anos, muitas disciplinas se inspiraram nos STANDARDS para formular os seus objetivos específicos no processo ensino-aprendizagem, nomeadamente na enfermagem, na psicologia e nas ciências da saúde. Mas os STANDARDS tiveram de evoluir e adaptar-se. Assim como as disciplinas avaliam e acreditam regularmente as suas práticas e currículos, também a prática da literacia da informação teve de ser revista e reavaliada em termos da sua relevância e aplicação. Em 2016, a ACRL adota a nova FRAMEWORK FOR INFORMATION LITERACY FOR HIGHER EDUCATION, a qual sustenta uma metamorfose. A literacia da informação mantém-se como um padrão de competências integradas que contemplam a descoberta reflexiva da informação, a compreensão de como a informação é produzida e valorizada e o uso da informação na criação ética e legal de novo conhecimento. Mas a nova FRAMEWORK baseia-se num conjunto de conceitos básicos interconectados, de implementação flexível, ao invés de um conjunto de padrões ou de resultados de aprendizagem. Desenvolve-se em torno de um conjunto de molduras conceptuais (frames), que integram metas e conceitos que os estudantes devem alcançar e ultrapassar de modo a garantir o desenvolvimento de conhecimentos genuínos numa disciplina, profissão ou domínio do conhecimento. E as frames são: a Autoridade, que se constrói e é contextual; a Criação de Informação como um processo; a Informação como valor; a Investigação como processo interativo; a Comunicação Académica como plataforma de diálogo; e a Pesquisa como exploração estratégica. Cada uma destas frames inclui uma secção de prática do conhecimento usada para demonstrar como o domínio do conceito conduz à sua aplicação em novas situações e à criação de mais conhecimento; inclui também um conjunto de disposições que trabalham o saber-estar em processo de aprendizagem. A nova FRAMEWORK sugere uma abordagem diferente para integrar a literacia da informação na Ciência Aberta, enfatizando o conhecimento sobre a aquisição de competências. Que desafios e implicações práticas tem a nova FRAMEWORK para a Ciência Aberta em saúde? A sua flexibilidade tem vantagens significativas. Abre o caminho a profissionais da informação em saúde, professores e outros parceiros institucionais para reformular a formação, cursos e até currículos; associa a literacia da informação a iniciativas de sucesso dos estudantes; colabora pedagogicamente na investigação em saúde e envolve os estudantes nesse processo; e amplia o diálogo, dentro e fora do ensino superior, sobre a aprendizagem, a sua avaliação e a comunicação académica.