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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O que há no horizonte para os próximos anos para as bibliotecas de ensino superior? Que
tendências e tecnologias dirigirão a mudança nas bibliotecas de ensino superior? Quais são os
desafios considerados solucionáveis ou difíceis de superar e como podemos criar
estratégias efetivas para solucioná-las? Estas questões associadas à adoção tecnológica e à
mudança educacional são o propósito desta comunicação sobre tendências para as bibliotecas
de ensino superior. São apresentadas as dez recomendações elaboradas pelo grupo de
trabalho das bibliotecas de ensino superior da BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários,
Arquivistas e Documentalistas) como vetores de reflexão para a área da saúde,
nomeadamente: 1. Reafirmar a relevância das competências de literacia da informação na
comunidade académica; 2. Desenvolver competências dos profissionais das bibliotecas para
apoio às atividades de ensino e aprendizagem; 3. Apoiar projetos editoriais de publicação
académica e científica; 4. Assegurar repositórios institucionais alinhados com os padrões de
interoperabilidade e preservação; 5. Criar serviços de apoio à gestão de dados científicos; 6.
Potenciar o papel da biblioteca no apoio à investigação; 7. Fomentar parcerias com estruturas
de apoio à comunidade académica; 8. Promover e facilitar o acesso às fontes de informação; 9.
Reinventar e potenciar os espaços das bibliotecas; e 10. Aprofundar redes de colaboração
entre profissionais e instituições.
Description
Keywords
Bibliotecas académicas
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde