Browsing by Author "Ferreira, Susana"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Clinical nutrition in Portuguese gastroenterology departments : a multicentric studyPublication . Vara-Luiz, Francisco; Glória, Luísa; Mocanu, Irina; Curado, António; Medeiros, Isabel; Duarte, Maria Antónia; Banhudo, António; Ferreira, Susana; Vaz, Ana Margarida; Bastos, Isabel; Fonseca, JorgeBackground: Hospital nutrition is a major public health problem, as up to 50% of hospitalized patients suffer from undernutrition. Adequate nutritional support (NS) decreases morbidity/mortality, shortens the length of stay, and reduces costs. We aimed to evaluate the engagement of Portuguese gastroenterology departments in NS, especially in artificial nutrition (AN). Methods: Cross-sectional multicentric study, using an online survey sent to 31 Portuguese gastroenterology departments. Results: Nine centers were involved, and all departments were engaged in NS activities. The most performed nutrition technique was endoscopic gastrostomy and not all departments had the expertise to perform all nutrition procedures, namely, endoscopic jejunostomy. Two departments had an AN outpatient clinic. Five centers were involved in hospital nutrition committees. Only four performed systematic nutritional evaluation of every patient on admission. Two departments developed research in the nutrition field. An increase staff and nutrition training were pointed out as suggestions to improve NS. Conclusions: This study outlines a broad picture of NS/AN in Portuguese gastroenterology departments. Medical nutritional training and increasing nutrition teams’ staff may contribute to developing NS/AN. Multidisciplinary management of nutrition-related disorders is of utmost importance, and gastroenterologists are expected to be at the core of hospital nutrition.
- Relações Europa-ÁfricaPublication . Seabra, Pedro; Amaral, Filipa; Serra, João Pedro Saldanha; Mbiyozo, Aimée-Noël; Xavier, Ana Isabel; Ferreira, SusanaNesta introdução estabelecemos os principais contornos do debate sobre as relações UE-África, com destaque para os desenvolvimentos institucionais mais recentes e para as ramificações mais significativas daí decorrentes ao nível da segurança humana e do nexo segurança-desenvolvimento. Numa primeira parte, procedemos à definição da problemática subjacente a esta temática, seguido de uma apresentação dos artigos selecionados que constituem este número da Nação e Defesa
- Seminário "Atlantic Center" [IV]Publication . Houdaigui, Rachid El; Sefroui, Sarra; Garcia-Carriazo, Ángeles Jiménez; Jaldi, Abdessalam; Higgott, Richard; Pinto, Luís Valença; Pinto, Raquel Vaz-Pinto; Sénica, Sónia; Xavier, Ana Isabel; Soller, Diana; Sagoe, Alberta; Alden, Chris; Fonseca, Carmen; Campos, Aldino; Ribeiro, Sónia; Gaspar, Carlos; Tomé, Luis; Costa, Cátia Miriam; Sutte, Robert; Mota, Sarah Carreira da; Seabra, Pedro; Simão, Licínia; Nunes, Isabel Ferreira; Carreiras, Helena; Pires, Nuno Lemos; Ferreira, Susana; Mattheis, Frank; Alexandre, António Gonçalves; Østhagen, Andreas; Costa, Murilo Gomes da; Dawood, Layla; Valença, Marcelo M.; Palmeira, José; Saraiva, Luis Eduardo; Dogli, Lawrence; Bell Bell, Emmanuel; Agada, Solomon; Bueger, Christian; Chehab, Gilles; Balla, Evanthia; Cunha, Silvério Rocha; Viparelli, Irene; Roque, Sílvia; Andrade, Luís; Gomes, Nancy; Matos, André; Reich, Simon
- Susana FerreiraPublication . Ferreira, Susana
- As tecnologias self-service e sua relevância na avaliação da qualidade de serviçoPublication . Ferreira, Susana; Freire, JoãoNos últimos anos temos assistido a um novo paradigma tecnológico que tem revolucionado a natureza do sector dos serviços. As tecnologias self-service (TSS), em particular, têm revolucionado a forma como os consumidores se relacionam com os prestadores de serviço. Com a sua utilização os consumidores produzem o seu próprio serviço independentemente do envolvimento direto do prestador de serviço, fazendo assim parte da cocriação de valor. O objetivo desta dissertação é analisar a perceção dos prestadores de serviço e consumidores acerca da implementação das TSS nos hóteis de luxo, caracterizados pelo elevado nível de personalização de serviço. Pretende-se igualmente avaliar a influência que a motivação para a viagem - negócios ou lazer - pode ter na predisposição dos consumidores para utilizarem as TSS. Nesse sentido, comecou-se por rever alguns conceitos associados aos serviços e à utilização das TSS nos hóteis de luxo, e por analisar as consequências resultantes da sua implementação. Posteriormente, foram realizadas entrevistas a prestadores de serviço e consumidores identificando realidades presentes no mercado, bem como a perceção dos intervenientes sobre a influência da TSS na avaliação da qualidade de serviço. Por fim, e tendo por base a literatura revista e os resultados obtidos confrontaram-se as diferentes perceções dos intervenientes, verificando-se pontos em comum e possíveis disparidades. O estudo demonstrou que a utilização das TSS pode ser um importante fator de diferenciação e que, atualmente, os hotéis de luxo ainda não dão a devida importância à sua implementação como complemento do serviço. Foi possível perceber que neste sector, e ao contrário do que sucede em outros sectores, as TSS ainda não são encaradas como alternativas exclusivas ao método de prestação de serviços convencional. Verificou-se ainda que os consumidores que viajam em negócios estão mais predispostos a utilizar as TSS por valorizarem a rapidez, controlo e prazer percebido que advêm da sua utilização.
