Browsing by Author "Fernandes, Ricardo"
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- Aprendizagens em Contexto Simulado: Normas de Procedimento de Enfermagem: Volume VIPublication . Franco, Hugo; Freitas, António; Fernandes, Ricardo; Ferreira, Bruno; Oliveira, Miguel; Oliveira, Nuno; Mestrinho, Joana; Costa, Rita
- O impacto da implementação da Central Municipal de Operações e Socorro aliada à agregação de serviços municipais operacionais no Município de Viana do Castelo.Publication . Fernandes, Ricardo; Costa, EutíquioEstabelece o artigo 16-A da Lei n.º 65/2007, de 12 de novembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 44/2019, de 1 de abril, na sua atual redação, a possibilidade da constituição, a nível municipal, pelas câmaras municipais de uma Central Municipal de Operações de Socorro (CMOS), no âmbito do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), em municípios com mais do que um corpo de bombeiros. Assumindo este paradigma como uma realidade no Município de Viana do Castelo (MVC), a presente dissertação tem como objetivo principal avaliar o impacto da implementação da CMOS aliada à agregação de serviços municipais operacionais no MVC. Para o efeito, procedeu-se à realização de um estudo descritivo e correlacional, de abordagem quantitativa, onde se procurou explorar e determinar as relações entre variáveis, permitindo deste modo compreender o fenómeno em estudo. Dúvidas não restam de que o impacto da existência de uma CMOS no MVC conduz-nos para uma perspetiva de autêntico domínio e gestão integrada de recursos, com uma considerável margem de adaptação às várias realidades, atividades e desafios do território onde se insere, contribuindo em larga escala para a beneficiação de todo o sistema de Proteção e Socorro
- Nursing Journal Club enquanto prática pedagógica em ensino clínicoPublication . Canais, Edgar; Poeira, Ana Filipa da Silva; RAMOS, Ana Lúcia; Gato, Ana Paula; Cerqueira, Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves; Freitas, António; Ribeiro, Celso Pires; Marques, Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira; Vaz, Francisco; Batalha, Nara; Franco, Hugo; Antunes, Armandina; Nunes, Lucília; Pereira, Mariana; Fernandes, Ricardo; Costa, Rita; Duarte, Susana
- A systematic review of the characteristics and validity of monitoring technologies to assess Parkinson’s diseasePublication . Godinho, Catarina; Domingos, Josefa; Cunha, Guilherme; Santos, Ana T.; Fernandes, Ricardo; Abreu, Daisy; Gonçalves, Nilza; Matthews, Helen; Isaacs, Tom; Duffen, Joy; Al-Jawad, Ahmed; Larsen, Frank; Serrano, Artur; Weber, Peter; Thoms, Andrea; Sollinger, Stefan; Graessner, Holm; Maetzler, Walter; Ferreira, Joaquim J."Background: There is growing interest in having objective assessment of health-related outcomes using technology-based devices that provide unbiased measurements which can be used in clinical practice and scientific research. Many studies have investigated the clinical manifestations of Parkinson’s disease using such devices. However, clinimetric properties and clinical validation vary among the different devices. Methods: Given such heterogeneity, we sought to perform a systematic review in order to (i) list, (ii) compare and (iii) classify technological-based devices used to measure motor function in individuals with Parkinson's disease into three groups, namely wearable, non-wearable and hybrid devices. A systematic literature search of the PubMed database resulted in the inclusion of 168 studies. These studies were grouped based on the type of device used. For each device we reviewed availability, use, reliability, validity, and sensitivity to change. The devices were then classified as (i) ‘recommended’, (ii) ‘suggested’ or (iii) ‘listed’ based on the following criteria: (1) used in the assessment of Parkinson’s disease (yes/no), (2) used in published studies by people other than the developers (yes/no), and (3) successful clinimetric testing (yes/no). Results: Seventy-three devices were identified, 22 were wearable, 38 were non-wearable, and 13 were hybrid devices. In accordance with our classification method, 9 devices were ‘recommended’, 34 devices were ‘suggested’, and 30 devices were classified as ‘listed’. Within the wearable devices group, the Mobility Lab sensors from Ambulatory Parkinson’s Disease Monitoring (APDM), Physilog®, StepWatch 3, TriTrac RT3 Triaxial accelerometer, McRoberts DynaPort, and Axivity (AX3) were classified as ‘recommended’. Within the non-wearable devices group, the Nintendo Wii Balance Board and GAITRite® gait analysis system were classified as ‘recommended’. Within the hybrid devices group only the Kinesia® system was classified as ‘recommended’."
- The Environmental Impact of Sustainable Aviation Fuels in Commercial AirportsPublication . Fernandes, Ricardo; Magalhães, LeandroA indústria da aviação prevê um crescimento do tráfego aéreo na ordem dos 3,7% a 3,8% por ano, resultando num aumento das emissões de gases com efeito de estufa. É necessário alternativas aos combustíveis fósseis afim de reduzir os impactos ambientais. Ao longo do trabalho adotou-se uma abordagem descritiva, envolvendo um levantamento do estado da arte da tecnologia com base em uma revisão sistemática da literatura, a fim de fazer uma avaliação do impacto ambiental da introdução do combustível de aviação sustentável. Leva em consideração os diferentes combustíveis sustentáveis disponíveis e o potencial de redução das emissões poluentes de cada um. A análise das emissões de poluentes durante o ciclo de descolagens e aterragens antes e depois da introdução desses combustíveis demonstra os benefícios que podem trazer. Este estudo tem como objetivo principal a análise do impacto ambiental derivado da utilização de combustíveis sustentáveis em aeroportos comerciais. Como objetivos específicos, é possível definir a identificação de diferentes combustíveis e comparar as emissões de gases com efeito de estufa e o impacto ambiental dos motores de aeronaves e do uso do auxiliary power unit, antes e depois da modificação. É realizado um estudo de caso sobre o aeroporto de Lisboa com uma análise dos potenciais benefícios ambientais relacionados com a transição para o combustível sustentável. Os dados utilizados baseiam-se nos movimentos reais do aeroporto de Lisboa no período em análise, tendo em conta o motor que equipa cada uma das aeronaves e suportados em fatores de emissão do banco de dados de emissões de gases de escape da Organização Internacional de Aviação Civil. Este caso de estudo permitiu identificar a fase mais crítica do ciclo de aterragem e descolagem, as opções de combustível alternativo menos poluentes, a frota mais crítica e outras alternativas para reduzir as emissões durante o táxi. Também permitiu quantificar a redução das emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com os movimentos de aeronaves durante o ciclo ao utilizar combustível sustentável
