Browsing by Author "Fernandes, J.L."
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- A comunicação organizacional em cooperação com a educação básica : uma experiência pedagógicaPublication . Fernandes, J.L.; Andrade, C.; Martins, Fernando M. L.; Silveira, SusanaO processo de Bolonha veio trazer ao ensino superior a possibilidade dos conhecimentos e competências a adquirir no âmbito da formação superior serem atualizados e complementados com formação para além do contexto de sala de aula. Neste quadro, a formação inter e transdisciplinar adquire, também, um valor acrescentado numa ótica de formação integradora de saberes. A presente reflexão resulta de um modelo de formação criado em torno dos “CO meets” que juntou, no âmbito de um seminário e workshop temático, alunos da licenciatura de Comunicação Organizacional com os de outras licenciaturas da Escola Superior de Educação de Coimbra.
- Desafios e oportunidades para a comunicação das organizações nos Objetivos de Desenvolvimento SustentávelPublication . Fernandes, J.L.A Responsabilidade Social Empresarial representa a incorporação de preocupações sociais e ambientais numa equação tradicionalmente subordinada à lógica económica do lucro. Esta integração levou a que surgissem novos paradigmas da gestão das organizações, orientados por uma narrativa que apela a uma economia ao serviço da vida(Laszlo, Sroufe e Waddock, 2017). Ora, as instituições de ensino superior, que formam os líderes de amanhã, não são diferentes, já que também produzem impactos importantes e únicos na sociedade em geral, e nas comunidades onde se inserem, em particular. No entanto, acresce um elemento único e diferenciador que reside na sua capacidade de produzir conhecimento e de promover a aprendizagem (Vallaeys, 2009). Destacam-se os desafios e oportunidades que os ODS trazem às organizações em geral e às instituições de ensino superior em particular.
- DOIS ANOS (LETIVOS) DE PANDEMIA: EXPECTATIVAS E RECEIOS DE NOVOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIORPublication . Fernandes, J.L.; Andrade, C.; Ferreira, InêsA pandemia exacerbou os desafios enfrentados pelos estudantes que ingressam no ensino superior. Este estudo, de natureza qualitativa e cariz exploratório, teve como objetivo contribuir para o conhecimento das expectativas e dos receios de dois grupos de estudantes (n=90) que ingressaram no ensino superior durante a pandemia. Os dados foram recolhidos com recurso à versão portuguesa do Hopes and Fears Questionnaire. A análise dos resultados identificou diferenças ao nível das expectativas e dos receios dos estudantes inquiridos, nomeadamente nos domínios educação, global/coletivo e realização pessoal. Concluiu‐se que os estudantes expressaram mais receios do que expectativas em relação ao seu futuro. Este estudo contribui para um melhor conhecimento sobre a transição e adaptação ao Ensino Superior em contexto de pandemia COVID‐19.
- Empresas comunicativas : um projecto de investigação em relações públicasPublication . Fernandes, J.L.; Ribeiro, Isabel
- Estudo qualitativo sobre a perceção de jovens do ensino superior em relação ao uso dos espaços naturais ao ar livre face à pandemia COVID-19Publication . Dias, Sandra; Fernandes, J.L.; Mendes, Rui; Andrade, C.A pandemia provocada pelo novo coronavírus SARs-CoV-2 alterou o comportamento em sociedade, impondo novas regras, como o distanciamento social e restrições na utilização de espaços fechados. A usabilidade de espaços ao ar livre e naturais aumentou. O presente estudo teve por objetivo entender a perceção das vantagens no uso dos espaços naturais ao ar livre e a intenção de manutenção de novos comportamentos adquiridos pelos estudantes do ensino superior (ES) em contexto da pandemia. Com recurso a entrevistas semiestruturadas, foram entrevistados dez estudantes de instituições ensino superior portuguesas. A temática central abordada centrouse nas alterações na usabilidade de espaços exteriores para a prática desportiva e para o lazer provocadas pelo confinamento e desconfinamento em consequência da pandemia. Os resultados permitem caracterizar a utilização e a importância atribuída aos espaços naturais ao ar livre pelos estudantes em três temáticas. Na primeira os estudantes assumem os espaços naturais ao ar livre, como espaços de liberdade, onde é possível estar seguro, ter saúde e obter evasão. A segunda refere-se à sustentabilidade e como a utilização de espaços naturais responde a esse propósito, e o terceira considera os efeitos do confinamento e desconfinamento, em particular, os impactos na valorização dos espaços naturais, locais vistos como seguros em relação aos espaços fechados e proporcionando oportunidades de convivência de acordo com as orientações de segurança. Conclui-se que, com a pandemia, a utilização dos espaços naturais ao ar livre aumentou. Esses espaços foram vistos como promotores de saúde, bem-estar físico e emocional e espaço de convivência seguro. Todos os participantes neste estudo manifestaram, ainda, a intenção de continuar a procurar os espaços naturais ao ar livre, ainda que em contexto de pandemia, por considerarem um espaço promotor de efeitos positivos no seu bem-estar. A valorização destes espaços foi, ainda, observada como inerente a uma consciência pessoal orientada para a sustentabilidade.
- Hopes and Fears of First-Year Freshman College Students during the COVID-19 PandemicPublication . Andrade, Cláudia; Fernandes, J.L.The COVID-19 pandemic made the experience of being a first-year freshman college student unique. This study aims to analyze the hopes and fears of these students concerning their current life and future goals. Participating students completed the Hopes & Fears questionnaire. Results showed that students’ hopes and fears were mainly connected with domains of education and the global/collective dimension, followed by personal and family members’ health. Two new categories emerged, self-fulfillment and solidarity, reflecting the importance of the contextual dimension that these students were navigating. The findings of the current study contribute to the research of college students’ hopes and fears towards their future and accounts for the analyses of this topic as we progress to a post-pandemic phase.
- Interdisciplinaridade : exemplos da Terra ao EspaçoPublication . Fernandes, J.; Fernandes, J.L.Perante os desafios que se colocam hoje em dia aos estudantes do ensino superior e profissionais de amanhã, parece ser inequívoco que estes terão de ser construtores de conhecimento e de soluções que, para serem inovadoras, deverão conjugar abordagens, metodologias e conteúdos múltiplos e entrelaçados de forma única. Por isto mesmo, um capítulo dedicado à interdisciplinaridade é uma ocasião para elencar quais as competências que devem ser trabalhadas para enfrentar o novo milénio, mas ainda para sublinhar a complexidade inerente aos temas que urge resolver. O presente texto propõe, também, uma aplicação da interdisciplinaridade que é igualmente uma ilustração dos já referidos desafios de hoje e de um futuro próximo. Os exemplos das Ciências da Terra e do Espaço são emblemáticos porque condensam uma dose de conhecimento adquirido e consolidado com questões em aberto, cuja resposta vai poder ser dada, na medida em que diversas equipas, de proveniência científica distinta, vão conseguir comunicar entre si, gerar informação e conhecimento novos, e coordenar-se para um desígnio comum, em nome da ciência, da inovação e do desenvolvimento.
- Perceções dos estudantes do ensino superior sobre o papel da responsabilidade social organizacional: Um estudo exploratórioPublication . Fernandes, J.L.; Andrade, C.O presente estudo analisou, numa amostra de 70 estudantes da licenciatura em Comunicação Organizacional, as perceções sobre o papel da responsabilidade social organizacional e o modo como as organizações podem atuar, junto dos colaboradores, recorrendo às novas tecnologias de informação e comunicação. A análise correlacional entre as dimensões das escalas escala de perceção do papel de responsabilidade social (RS) e da escala de expetativas de comunicação fora de horário de trabalho permitiu identificar uma correlação positiva e significativa entre a RS e sucesso e competitividade (obstáculo) e as expetativas de comunicação para além do horário de trabalho. Os resultados são discutidos no âmbito da formação académica promotora de reflexão e ação orientadas para a valorização da sustentabilidade organizacional e o bem-estar do colaborador.
- Perceções e pré-conceitos na construção da identidade profissional de jornalistas e de profissionais de relações públicasPublication . Fernandes, J.L.; Borges, Susana; Baptista Ferreira, GilA relação entre jornalistas e profissionais de relações públicas, na vertente da assessoria de imprensa, é determinante num contexto de democracia e para o exercício da liberdade de expressão e de informação. Embora a literatura relate e enfatize uma tensão entre estes profissionais, identifica-se uma história comum e propósitos partilhados, mas orientados por lógicas distintas. O momento de formação académica parece ser relevante para a construção de um conhecimento mútuo entre estas duas profissões da comunicação e terá implicações na qualidade do relacionamento profissional futuro. A voz dos futuros profissionais revela entendimentos prévios sobre esta relação e permite identificar pré-conceitos que podem enformar a construção prévia de um exercício profissional mais, ou menos, favorável à colaboração entre jornalistas e profissionais de relações públicas. Este estudo analisa os resultados de um questionário aplicado a estudantes de licenciatura em Comunicação Social e em Comunicação Organizacional (n=267) de uma mesma instituição de ensino superior portuguesa, no qual se solicitou o grau de concordância relativamente a afirmações sobre a relação entre jornalistas e profissionais de relações públicas. Em particular, foram analisadas as perceções sobre o reconhecimento público destes profissionais e a igualdade de estatuto das duas profissões. Os resultados apontam para uma valorização da cooperação entre as duas profissões, por parte dos estudantes dos dois cursos, embora seja notória uma discrepância entre a perceção do respeito do público pelas duas profissões, a favor da profissão de jornalista. Os resultados apontam ainda, e de forma expressiva, para uma discordância no reconhecimento de um estatuto equivalente entre as duas profissões. Esta análise vai dotar o corpo docente de informação relevante para uma formação conducente a uma prática de mútuo entendimento e contribuir para uma compreensão da relação entre jornalistas e profissionais de relações públicas.
- Perspectivas sobre os discursos da divulgação da ciênciaPublication . Fernandes, J.L.Entende-se por comunicação pública da ciência o exercício através do qual os produtores do conhecimento científico – cientistas – dão a conhecer o resultado do seu trabalho a destinatários não-especialistas – leigos. Os objectivos subjacentes a este exercício são díspares embora tenham em comum a preocupação de divulgar o conhecimento científico junto dos que não integram a comunidade de cientistas e assim fomentar uma maior compreensão da mesma. A apresentação dos modelos de divulgação da ciência que caracterizam as últimas décadas bem como dos pressupostos subjacentes a cada um destes permite perceber as problemáticas que ocorrem, os soluções experimentadas bem como os resultados atingidos.