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Advisor(s)
Abstract(s)
A relação entre jornalistas e profissionais de relações públicas, na
vertente da assessoria de imprensa, é determinante num contexto
de democracia e para o exercício da liberdade de expressão e de
informação. Embora a literatura relate e enfatize uma tensão entre
estes profissionais, identifica-se uma história comum e propósitos
partilhados, mas orientados por lógicas distintas. O momento de
formação académica parece ser relevante para a construção de um
conhecimento mútuo entre estas duas profissões da comunicação
e terá implicações na qualidade do relacionamento profissional
futuro. A voz dos futuros profissionais revela entendimentos prévios
sobre esta relação e permite identificar pré-conceitos que podem
enformar a construção prévia de um exercício profissional mais,
ou menos, favorável à colaboração entre jornalistas e profissionais
de relações públicas. Este estudo analisa os resultados de um
questionário aplicado a estudantes de licenciatura em Comunicação
Social e em Comunicação Organizacional (n=267) de uma mesma instituição de ensino superior portuguesa, no qual se solicitou o
grau de concordância relativamente a afirmações sobre a relação
entre jornalistas e profissionais de relações públicas. Em particular,
foram analisadas as perceções sobre o reconhecimento público
destes profissionais e a igualdade de estatuto das duas profissões. Os
resultados apontam para uma valorização da cooperação entre as
duas profissões, por parte dos estudantes dos dois cursos, embora
seja notória uma discrepância entre a perceção do respeito do público
pelas duas profissões, a favor da profissão de jornalista. Os resultados
apontam ainda, e de forma expressiva, para uma discordância no
reconhecimento de um estatuto equivalente entre as duas profissões.
Esta análise vai dotar o corpo docente de informação relevante para
uma formação conducente a uma prática de mútuo entendimento
e contribuir para uma compreensão da relação entre jornalistas e
profissionais de relações públicas.
Description
Keywords
perceções dos estudantes jornalistas profissionais de relações públicas colaboração reconhecimento público estatuto profissional