Browsing by Author "Delgado, Catarina"
Now showing 1 - 10 of 43
Results Per Page
Sort Options
- 2ª edição do Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas: livro de atasPublication . Delgado, Catarina; Pinto, Mariana Oliveira; Justino, Marta Campos; Piteira, M.; Anunciação, Pedro Fernandes da; Lourenço, Rodrigo Teixeira; Lima, Sónia Marina Dias Jesus
- A aprendizagem da estatística de estudantes da licenciatura em comunicação social alicerçada num projeto de investigação: potencialidades e desafiosPublication . Delgado, Catarina; Torres, João; Rodrigues, Maria Rosário; Marôpo, LidiaEste artigo foca-se numa experiência de formação de ensino da estatística envolvendo estudantes do Curso de Licenciatura em Comunicação Social da ESE/IPS. Decorre de um estudo de cariz exploratório cujos objetivos são identificar potencialidades para a aprendizagem da estatística pelo envolvimento dos estudantes num projeto de investigação e desafios que se colocam no ensino desta área do conhecimento, tendo por base esta opção, num contexto de pandemia. Este estudo constitui uma investigação sobre a própria prática da formadora (primeira autora deste artigo). Os dados foram recolhidos através da observação participante das aulas, da recolha documental e de questionários realizados aos estudantes. O envolvimento dos estudantes no projeto de investigação resultou num maior interesse pela aprendizagem da estatística e no desenvolvimento das suas capacidades de transnumeração, de raciocínio com modelos e de integração da estatística no contexto. Destacam-se como desafios: (i) a gestão do tempo de aula de modo a responder às diferentes solicitações dos grupos de estudantes, (ii) a antecipação de possíveis questões que apoiem e suscitem a reflexão sobre a análise dos dados realizada por eles e (iii) a necessidade de, simultaneamente, dar resposta a dificuldades relacionadas com o uso da ferramenta Excel e com conceitos de estatística.
- Articulação entre a Língua e a Matemática a partir de histórias para a infânciaPublication . Pinto, Mariana Oliveira; Mendes, Fátima; Costa, Ana Luísa; Delgado, Catarina
- Challenging preservice teachers to produce varied mathematical problem solving strategiesPublication . Boavida, Ana Maria; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, JoanaThis paper presents preliminary results of a research project that aims to investigate preservice teachers’ capacity to produce and analyse solution strategies to solve mathematical problems. From a methodological point of view, the study is of a qualitative nature and is being developed with future kindergarten and primary teachers who are enrolled in mathematical courses of a bachelor degree in elementary education at a public teacher education institute in central Portugal. The results suggest that although there has been an incipient progress concerning the production, by the future teachers, of more than one strategy to solve the same problems, reaching this goal is not an easy endeavour. It requires a deep and flexible knowledge about the mathematical content in order to be able to analyse problems from several points of view.
- Como manuais escolares abordam o tema números racionaisPublication . Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Segurado, Irene; Rocha, Isabel; Pires, Manuela
- Culturas digitais juvenis e os influenciadores na era da plataformização da internetPublication . Marôpo, Lidia; Rodrigues, Maria Rosário; Delgado, Catarina; Torres, João; Dias, Patrícia; Ferreira, Eduarda
- De mãos dadas com os livros: uma abordagem da língua portuguesa e da matemática na educação de infânciaPublication . Marques, Ana Teresa; Reis, Telma; Pinto, Mariana Oliveira; Delgado, Catarina
- Desafios e complexidades na concepção e exploração de tarefas para o desenvolvimento do sentido do númeroPublication . Brocardo, Joana; Delgado, Catarina
- Desafios na preparação de congressos matemáticosPublication . Ferreira, Sónia; Delgado, CatarinaO presente artigo decorre de um estudo desenvolvido por uma professora estagiária e foca-se nos desafios com que esta se deparou na preparação de congressos matemáticos. O referido estudo segue uma abordagem qualitativa e corresponde a uma investigação sobre a prática. Os resultados sugerem os seguintes desafios na preparação de Congressos Matemáticos: dúvidas na adequação das tarefas; receio em não antecipar ‘todas’ as resoluções dos alunos; receio de a visita aos pósteres não cumprir o seu objetivo; dúvidas na seleção e seriação de pósteres.
- Desenvolver o raciocínio matemático dos alunos: práticas e desafiosPublication . Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Mendes, Fátima