Browsing by Author "Almeida, Ricardo"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Comparison of Surface Properties of Sepiolite and Palygorskite: Surface Energy and NanoroughnessPublication . Almeida, Ricardo; Ferraz, Eduardo; Santarén, Julio; Gamelas, José A. F.The surface properties of two sepiolite samples and one palygorskite sample were compared using inverse gas chromatography (IGC). Samples were previously conditioned at appropriate temperatures for the removal of all zeolitic water. Dispersive (or Lifshitz–van der Waals) component of the surface energy (γsd), specific interactions (−ΔGas) with π electron donor bases (1-alkenes), and nanomorphology indices (IMχT) based on the injections of cycloalkanes and a branched alkane were measured. From IGC data, at 240 °C, it was found that the palygorskite was clearly distinguished from the sepiolites. The palygorskite possessed a lower γsd, larger −ΔGas with 1-alkenes, and remarkably higher IMχT. Slight differences could also be observed between the two sepiolite samples with the same origin. The results were rationalized in terms of the structural features of the two studied minerals. The larger channels of the sepiolite allow for a better insertion of the n-alkanes (longer retention times) while excluding the bulkier probes, such as cyclooctane or 2,2,4-trimethylpentane. Accordingly, the corresponding γsd values were larger and the IMχT values were lower (higher surface nanoroughness) for the sepiolites. Regarding Lewis acid–base properties, all the sample’s surfaces evidenced a very strong amphoteric character. The present results highlight the potential of the evaluated samples for, e.g., adsorption processes with volatile organic compounds or matrix–filler interactions regarding the production of composite structures with Lewis acid–base matrices.
- Crowdfunding: Implementação no Mercado PortuguêsPublication . Almeida, Ricardo; Soares, VascoO conceito de crowdfunding tem vindo a alterar o modo de financiamento das empresas, não só na Europa, mas um pouco por todo o mundo. Principalmente nas duas últimas décadas o crowdfuding teve um aumento exponencial de utilizadores, quer por quem procura financiamento quer por quem procura fazer crescer as suas economias, investindo assim as suas poupanças. Devido ao desenvolvimento sofrido nas últimas décadas, os intervenientes no processo de crowdfunding foram classificados como, beneficiários investidores e plataformas. Este aumento exponencial tem uma ligação direta com o aparecimento da internet, potenciado plataformas de crowdfuding para uma dimensão considerável. Em consonância com o aumento exponencial de utilizadores, também houve uma enorme evolução nas modalidades, o que leva a que hoje em dia existam inúmeras modalidades, que se adaptam às mais diversas necessidades de quem procura financiamento. Tal como em todos os métodos de financiamento, o crowdfunding apresenta diversas vantagens, desvantagens e riscos, que influenciam de forma direta a opinião de quem procura o crowdfunding como alternativa para aplicar as suas poupanças. As experiências adquiridas por quem já utilizou, identificadas através das vantagens do crowdfunding e a forma como transmitem essa informação é fundamental para que surjam cada vez mais utilizadores. No sul da Europa, um pouca à imagem do que já tem acontecido um pouco por todo o norte da Europa, mas principalmente em Londres, o crowdfunding na vertente ligada ao mercado imobiliário tem crescido de forma significativa. O presente estudo teve como principais conclusões que quem já conhece o crowdfunding está disposto a investir as suas poupanças e acredita que este terá uma fácil implementação em Portugal.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Almeida, Ricardo; Ferreira, CarlosO presente Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, consubstancia o período final do percurso para a obtenção do estatuto que confere a habilitação profissional necessária ao exercício da profissão docente. Assim, pressupõe-se que este período de estágio, desenvolvido no sentido da sedimentação de uma formação essencialmente prática, crítica e reflexiva num contexto real de ensino, seja caraterizado como um tempo de transição entre a realidade do mundo académico e o mundo profissional, no qual o exercício da docência se depara com situações diversificadas e problemáticas. Exemplo paradigmático dos desafios que se colocam a este exercício foi o estado pandémico vivenciado durante o período em se visou o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada. A pandemia mais que condicionar, determinou as condições em que aquela poderia ser desenvolvida, principalmente no que diz respeito à Educação Física. Ao longo do confinamento foi observado o Plano E@D do AE de Gouveia. A Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvida no âmbito do Projeto Educativo (PE) do Agrupamento de Escolas de Gouveia (AEG), visando dar um contributo para a concretização da sua ambição de ser (s/d, p.17): “um Agrupamento inovador, aberto e comprometido com a comunidade envolvente, promotor do sucesso”. O presente Relatório encontra-se estruturado em seis capítulos. No Capítulo 1, intitulado Perfil do aluno/estagiário, é traçado perfil do aluno/estagiário, apresentando se caraterísticas sobre o seu percurso formativo, assim como sobre as suas experiências profissionais e competências em desenvolvimento. No Capítulo 2, designado Pressupostos, duração e organização da Prática de Ensino Supervisionada, são abordados os pressupostos, duração e organização da Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente a natureza e objetivos, assim como a ligação entre o Plano de Estudos e Prática de Ensino Supervisionada. No Capítulo 3, intitulado Prática Pedagógica Específica, é elaborada uma caraterização sobre o meio e a comunidade, da qual faz parte a instituição onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, evidenciando traços sociais, demográficos e económicos. Ainda neste Capítulo é analisada a realidade organizacional da escola, focando o seu Projeto Educativo, assim como traçado de forma o perfil do grupo/turma, reconhecendo a importância do conhecimento sobre o/a mesmo/a para definir atitudes relativamente aos alunos. Neste último sentido, também neste Capítulo 3 são analisados os significados da dimensão relacional, assim como da promoção de uma atitude reflexiva e da inovação pedagógica na intervenção docente. No Capítulo 4, designado Formação Inicial/Formação Educacional, são apresentados os eixos da formação pedagógica-didática e formação científica, assim como do plano de estudos, estratégias e experiências de intervenção prática, para o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada. Ainda neste Capítulo é caraterizado o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, planificação e gestão do ensino, comunicação, clima de aula, aproveitamento e avaliação, mobilização de recursos: para uma atitude reflexiva sobre as práticas de ensino. No penúltimo capítulo, Capítulo 5, intitulado Projeto de intervenção: da investigação-ação(-investigação), não é consubstanciado o projeto inicialmente definido, nomeadamente focado no desenvolvimento de atividades no âmbito do Desporto Escolar. A paragem durante quase dois anos deste tipo de atividade devido ao covid-19, impediu o desenvolvimento do projeto, apresentando-se neste ponto uma reflexão sobre a importância do Desporto Escolar como programa que fomenta a introdução à prática desportiva e à competição, enquanto estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis e, ainda, como meio para desenvolver as áreas de competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Isto mesmo é assumido no Despacho n.º 7356/2021, onde são estabelecidas as normas de funcionamento do Desporto Escolar para o ano letivo de 2021-2022. No último capítulo, o Capítulo 6, designado Avaliação e Reflexões Finais, é elaborada uma avaliação sumária sobre as experiências desenvolvidas e apreendidas a partir da Prática de Ensino Supervisionada, refletindo sobre um processo claramente determinado pelas condições, possíveis de entender como limitações, colocadas ao processo de sedimentação de uma formação essencialmente prática, crítica e reflexiva num contexto real de ensino, caraterizado como um tempo de transição entre a realidade do mundo académico e o mundo profissional, no qual o exercício da docência se depara com situações diversificadas e problemáticas.
- Scratch on Road Pedagogical Model: Study of learning perceptionPublication . Almeida, Maria Emilia Bigotte de; Almeida, Ricardo; Teixeira, AnaThis paper presents Scratch on Road pedagogical model, that is been used in several 4th grade classes. This model foresees the participation of both the community and higher education institutions, with active roles in classes and consequently in students’ projects – stories, animations or games. This pedagogical model has an investigation component aiming to comprehend students’ perceptions relating their own learnings. The study, conducted in three classes, reveals that students don’t have a clearly perception relating their learnings, with focus on specific Scratch contents.
- Work in Progress: Improving Learning Performance using Programming MethodologyPublication . Almeida, Maria Emilia Bigotte de; Teixeira, Ana; Almeida, RicardoThe program “Introduction to programming in the first cycle of basic education” initiated in 2015 has provided the opportunity to develop computational thinking and digital literacy among students. The existing literature suggests that Scratch programming language may have a strong influence on the skills acquired by students in classroom. In this context, it is intended to build an intervention with objectives that fit into the Student Profile leaving compulsory education and developed within the scope of curricular flexibility, recommended for the 1st year of basic education. The applied methodology aims to evaluate the impact on students' knowledge (mathematics and mother tongue), attitudes (in relation to knowledge and citizenship) and on the capacities (cognitive, emotional and practical) as well as in the school community (students, teachers and families).