ESEJD - Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Magalhães, Violante"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Garcia, Ana Luísa da Fonseca Alvelos; Magalhães, ViolanteEste Relatório de Estágio Profissional pretende dar a conhecer as diferentes estratégias, observadas e realizadas, ao longo do percurso do Mestrado em Educação Pré−Escolar e Ensino do no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com a realização do estágio, pude identificar, entender e refletir sobre práticas pedagógicas, o que é fundamental para o meu futuro profissional. Devo realçar a importância da elaboração deste Relatório de Estágio para esta reflexão. O Relatório está dividido em quatro capítulos. O primeiro é destinado a relatos diários (num total de dez) de algumas das observações realizadas e que considerei mais pertinentes, bem como de algumas das atividades e aulas que tive oportunidade de realizar junto de crianças de diferentes faixas etárias (3-9 anos), durante o estágio profissional; estes relatos, que cobrem diferentes áreas e domínios da Educação Pré-Escolar e disciplinas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, são devidamente fundamentados. No segundo capítulo, apresento oito planificações, fundamentadas, de atividades e aulas realizadas por mim junto de diferentes níveis de ensino. No capítulo seguinte, interpreto e fundamento os quatro dispositivos de avaliação de propostas de atividades, que apliquei em diferentes grupos e turmas. Por último, no quarto capítulo, faço a proposta de um projeto, elaborado por mim e pensado para ser feito junto de crianças da Educação Pré-Escolar dos três aos cinco anos. Este projeto, “Bom dia, Leitura & Boa noite, Leitura”, relaciona-se com a promoção da leitura, que considero fundamental que seja feita logo nestas idades. Concluo o meu Relatório de Estágio Profissional com as reflexões finais que visam fazer uma reflexão/ balanço de todo o trabalho realizado ao longo do Mestrado.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Vieira, Maria Aldara Cardoso; Magalhães, ViolanteO Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo a reflexão sobre as práticas educativas observadas e vivenciadas ao longo dos estágios I, II, III e IV, realizados no 1.º e 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus. O presente Relatório de Estágio, para além da Introdução e das Considerações finais, encontra-se dividido em quatro capítulos: relatos de estágio; planificações; dispositivos de avaliação; trabalho de projeto. O primeiro capítulo integra dez relatos de estágio que considerei pertinentes realçar e sobre os quais apresento fundamentações teóricas. Três deles são relativos a atividades/aulas lecionadas por mim, e os restantes setes são de atividades/aulas observadas. O segundo capítulo apresenta oito planificações, com respetivas reflexões sobre as estratégias e recursos utilizados, tendo por base a opinião de alguns autores. Quatro são de atividades conduzidas por mim junto de crianças da Educação Pré-Escolar, e as outras quatro são referentes a aulas que planeei para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo, após um enquadramento teórico, é constituído por quatros dispositivos de avaliação, sendo que um é referente à Educação Pré-Escolar e os restantes são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico; para cada um deles é feita uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos. Por último, o quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto intitulada “Eu sou importante”. Este projeto tem como principal objetivo promover a autoestima nas crianças em idade pré-escolar, pretendendo atingir uma mudança de atitudes e de comportamentos das crianças face a si mesmas. Após as considerações finais deste Relatório, manifestando aquilo que aprendi e como cresci ao longo desta etapa formativa, vêm as Referências bibliográficas e Anexos com os documentos que fui indicando.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Antunes, Inês Leite; Magalhães, ViolanteEste Relatório de Estágio tem como principal objetivo fazer uma reflexão sobre diferentes atividades a que assisti ou que conduzi, junto de crianças do Pré-Escolar e de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ao longo do Estágio Profissional I, II, III e IV, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. Para além da Introdução, na qual apresento informações sobre os estágios realizados e faço considerações sobre os mesmos e sobre o processo de supervisão de que beneficiei – considerações que retomo e aprofundo nas Considerações Finais, da Bibliografia e dos Anexos, este Relatório está organizado em quatro capítulos: os relatos de estágio, as planificações, os dispositivos de avaliação e, por último, a apresentação de proposta de um projeto. O primeiro capítulo compreende dez relatos de atividades observadas durante o Estágio Profissional, sendo que três deles dizem respeito a atividades/ aulas conduzidas por mim e as restantes descrevem atividades dinamizadas pelas educadoras e professoras que me acompanharam ao longo deste percurso. Relativamente ao segundo capítulo, nele constam oito planificações, sendo que quatro delas foram realizadas no âmbito da Educação Pré-Escolar e as restantes quatro realizadas junto de turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo engloba os dispositivos de avaliação: dois deles aplicados em grupos da Educação Pré-Escolar e dois em turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O último capítulo deste Relatório consiste numa proposta
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Caetano, Marta Sequeira Costa Lupi; Magalhães, ViolanteO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV foi elaborado no decorrer do Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus, e insere-se na unidade curricular de Prática Pedagógica. O Relatório divide-se em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo é composto por dez relatos de estágio, sendo três deles referentes a atividades e aula conduzidas por mim, um por uma colega estagiária, cinco pelas educadoras/ professoras titulares e, por fim, uma visita de estudo que pude acompanhar. O segundo capítulo é composto por oito planificações fundamentadas, de atividades ou aulas que pude lecionar ao longo dos dois anos de Mestrado. Cada planificação é correspondente a uma faixa etária do Pré-Escolar (repetindo a faixa etária dos cinco anos, por ter sido onde estagiei durante mais tempo) e aos quatro anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo, Dispositivos de Avaliação, apresento quatro avaliações, sendo duas delas respeitantes ao Pré-Escolar (uma a um grupo de crianças de 4 anos e outra a um grupo de 5 anos) e as outras duas ao 2.º e 3.º anos do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Ao elaborar estes três capítulos tive sempre em consideração as áreas e domínios, bem como as disciplinas, de forma a poder elaborar um relatório completo e diversificado. Por fim, no ultimo capítulo, Trabalho de Projeto, elaborei um projeto sobre a importância da jardinagem junto das crianças. Este projeto tem o nome de Mãos na Terra e é composto por quatro atividades que, adaptando-as, podem ser aplicadas tanto junto de crianças do Pré-Escolar com de alunos do 1.º Ciclo. O Relatório termina com uma breve reflexão sobre a importância da prática pedagógica e aquilo que pude aprender ao elaborar este Relatório de Estágio.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL I, II, III, IVPublication . Magalhães, Ana Alexandra de Brito; Magalhães, ViolanteO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV colige aprendizagens e experiências realizadas durante a realização do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação João de Deus, tendo como data de início setembro de 2019 e de término a de julho de 2021. Este relatório, para além da Introdução e da Reflexão Final, apresenta-se dividido em quatro capítulos distintos, sendo estes: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Apresentação de uma proposta de projeto. No primeiro capítulo, Relatos de Estágio, serão apresentados dez relatos. Estes relatos serão uma narração de atividades e de diferentes situações que pude vivenciar durante a realização dos diferentes estágios. Através do recurso a diferentes autores, irei fazer uma análise do que foi realizado e do que a investigação afirma. O segundo capítulo, Planificações, é destinado à exposição de oito planificações de atividades. Quatro delas são adaptadas para Educação Pré-Escolar e as restantes quatro destinadas a aulas realizadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Cada estratégia presente nas diversas planificações será justificada através de citações de autores. No capítulo seguinte, serão apresentados quatro dispositivos de avaliação, assim como os critérios definidos para cada um. Duas das avaliações são destinadas a crianças do Ensino do Pré-Escolar e duas a alunos do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os respetivos resultados também serão apresentados e analisados neste capítulo. O último capítulo contempla a apresentação de uma proposta de projeto educativo que tem como nome De Mim,para Ti, tendo como objetivo que as crianças fiquem mais familiarizadas com os diferentes meios de comunicação, mais propriamente, com a carta, e que, através dessa familiarização, venham a usá-la como meio de comunicação, para ficarem a conhecer “amigos’’ de gerações diferentes. O presente relatório termina após uma reflexão pessoal sobre os diferentes episódios vivenciados ao longo da realização dos diferentes estágios, a que seguem as Referências bibliográficas e os Anexos
- Relatório Estágio ProfissionalPublication . Brito, Rita Dyson Lima Forjaz de; Magalhães, ViolanteO presente Relatório de Estágio Profissional pretende dar a conhecer as diferentes experiências e aprendizagens realizadas no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante a realização dos estágios I, II, III e IV. Este Relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e apresentação de um Projeto que envolva toda a comunidade escolar. O primeiro capítulo é destinado aos relatos, num total de dez. Sete são de aulas que observei e os outros três são de aulas que dinamizei. Em cada relato fundamento as inferências feitas com autores. No segundo capítulo são apresentadas oito planificações a realizar por mim: quatro de atividades em Educação Pré-Escola e as outras quatro de aulas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Todas as estratégias apresentadas são justificadas. O terceiro capítulo destina-se aos Dispositivos de Avaliação, onde são apresentadas quatro avaliações – duas aplicadas a faixas etárias da Educação Pré-Escolar e outras duas aplicadas a duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico; após a contextualização e apresentação dos parâmetros e critérios de avaliação dos dispositivos, são apresentados os resultados. Por último, no quarto capítulo, faço uma proposta de um projeto elaborado por mim para ser aplicado numa escola, a crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, envolvendo toda a comunidade escolar. O projeto O lobo – uivar para conservar tem como objetivos o respeito ambiental e a preservação de espécies animais e articula vários conteúdos e componentes de várias disciplinas.
