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- Quinta em AroucaPublication . Quatorze, Marco; Cannatà, MicheleA intervenção consiste na recuperação de uma quinta com características rurais localizada em Arouca, distrito de Aveiro e pertencente a região metropolitana do Porto. Sobre este tema, o projecto se desenvolve a partir de um contexto histórico relacionado com a história da família, da quinta, dos antepassados e do avô materno que la viveu e nasceu, até sua imigração para o Brasil em 1949, aos 18 anos de idade, para fugir da guerra em África. Desta forma, esta tese proporcionará uma importante reflexão sobre o processo de continuidade entre as gerações da família e que esta atitude provocará também uma reação na arquitectura popular e contemporânea. Este projecto surge através dos descendentes, filhos e netos que vivem ou viveram no Brasil, com o objectivo de proporcionar um refúgio para a família em Portugal, nomeadamente Arouca, município onde vivem parte da família, bem como irmãos do avô, primos e tias. Guardam-se boas memórias de convívio familiar, e neste caso Arouca surge como um território onde tudo começa e também de regresso as origens. Desta maneira, a continuidade entre o antigo e o novo verifica-se não só nas diferentes gerações da família, ou seja, entre os avós e netos, mas também na evolução da arquitectura e da quinta, da mais tradicional e popular portuguesa até a mais contemporânea. Esta analogia será a síntese do projecto da recuperação da quinta, onde o ator estará sempre em constantes nostalgias de sua infância, de histórias, o que influencia nas decisões projectuais, mas sem abandonar a funcionalidade, a beleza e o conforto que a arquitectura dos dias atuais impõe.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Caetano, Marta Sequeira Costa Lupi; Magalhães, ViolanteO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV foi elaborado no decorrer do Mestrado Profissional em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus, e insere-se na unidade curricular de Prática Pedagógica. O Relatório divide-se em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo é composto por dez relatos de estágio, sendo três deles referentes a atividades e aula conduzidas por mim, um por uma colega estagiária, cinco pelas educadoras/ professoras titulares e, por fim, uma visita de estudo que pude acompanhar. O segundo capítulo é composto por oito planificações fundamentadas, de atividades ou aulas que pude lecionar ao longo dos dois anos de Mestrado. Cada planificação é correspondente a uma faixa etária do Pré-Escolar (repetindo a faixa etária dos cinco anos, por ter sido onde estagiei durante mais tempo) e aos quatro anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo, Dispositivos de Avaliação, apresento quatro avaliações, sendo duas delas respeitantes ao Pré-Escolar (uma a um grupo de crianças de 4 anos e outra a um grupo de 5 anos) e as outras duas ao 2.º e 3.º anos do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Ao elaborar estes três capítulos tive sempre em consideração as áreas e domínios, bem como as disciplinas, de forma a poder elaborar um relatório completo e diversificado. Por fim, no ultimo capítulo, Trabalho de Projeto, elaborei um projeto sobre a importância da jardinagem junto das crianças. Este projeto tem o nome de Mãos na Terra e é composto por quatro atividades que, adaptando-as, podem ser aplicadas tanto junto de crianças do Pré-Escolar com de alunos do 1.º Ciclo. O Relatório termina com uma breve reflexão sobre a importância da prática pedagógica e aquilo que pude aprender ao elaborar este Relatório de Estágio.
- CAMPANHA DE RASTREIO ACÚSTICO “PELAGO-2022” SÉRIE PNAB/DCF – PELAGO (Primavera)Publication . Amorim, Pedro; Carrera, Pablo; Feijó, Diana; Mendes, Hugo; Silva, Dina; Silva, Andreia V.; Moreno, Ana; Instituto Português do Mar e Atmosfera, I.P.A campanha PELAGO22 decorreu do dia 01 ao 31 de março de 2022, e foi subdividida em duas partes. A primeira, de 01 a 09 de março, foi realizada a bordo do Navio de Investigação Miguel Oliver e a segunda, de 12 a 31 de março, no Navio de Investigação Vizconde de Eza, num total de 24 dias de trabalho no mar. A necessidade de troca de navio, entre as duas partes, deveu-se ao significativo agravamento de falhas elétricas pontuais existentes no navio Miguel Oliver. Na campanha foram rastreadas cerca de 1120 milhas náuticas (71 radiais), cobrindo a plataforma continental de Portugal e a Baía de Cádis(em Espanha), tendo-se realizado 42 lances de pesca pelágica. Foram ainda realizadas 29 operações de pesca complementares com a embarcação de cerco “Deus Não Falta”. O objetivo da campanha PELAGO22 foi determinar a distribuição espacial da sardinha, biqueirão e cavala, e estimar a sua abundância e biomassa, assim como avaliar a estrutura da comunidade de peixes pelágicos, a distribuição e abundância de ovos e larvas, o censo de aves e mamíferos e a caracterização das condições ambientais na plataforma continental portuguesa e Baia de Cádis. A energia acústica de peixe do total da campanha PELAGO22 foi mais elevada do que em 2020 e 2021. A maioria dos cardumes ocorreram entre os 10 e 40 m de profundidade, uma distribuição mais costeira do que nas campanhas anteriores. Foram estimadas cerca de 809 mil toneladas de sardinha correspondendo a 18 907 milhões de indivíduos, o que representa um aumento de 94% na biomassa e de 73% na abundância, em relação ao ano anterior. O biqueirão aumentou 64% na biomassa e 11% na abundância, em relação a 2021, tendo sido estimadas 121 mil toneladas e cerca de 5 636 milhões de indivíduos. Por outro lado, as 11 mil toneladas (106 milhões de indivíduos) de cavala estimadas representam uma diminuição na biomassa de 37% (e de 34% na abundância), em relação à campanha homóloga do ano anterior. Outras espécies ocorreram com frequência relevante nos arrastos pelágicos: carapau (43 %), boga (19 %) e sarda (19%). A estrutura da comunidade pelágica evidenciou diferenças geográficas semelhantes aos anos anteriores.
