ESEL - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEL - Dissertações de Mestrado by advisor "Bacatum, Claudia"
Now showing 1 - 10 of 23
Results Per Page
Sort Options
- A alimentação saudável em idade escolar: saber comer para melhor crescerPublication . Araújo, Ana Rita Figueira de; Bacatum, ClaudiaA alimentação saudável constitui um fator fundamental para o desenvolvimento integral e harmonioso de todos os indivíduos e, em particular, das crianças. Os hábitos alimentares são adquiridos sobretudo na infância e tendem a manter-se durante a vida. A função da família é inultrapassável, mas a escola pode e deve dar um contributo significativo, transmitindo conceitos científicos e detetando erros que velhos ou novos hábitos vão integrando regularmente na vida familiar e coletiva. A enfermagem comunitária, focada na comunidade, encontra-se especialmente habilitada para capacitar as crianças e suas famílias, através da promoção da saúde, aumentando a resiliência e os fatores protetores. Este projeto teve como objetivo geral promover a capacitação das crianças e suas famílias para a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Foi realizado numa escola básica de Odivelas, com uma amostra de 60 crianças e respetivas famílias. As crianças tinham idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos e frequentavam o 4º ano do 1º ciclo. Como metodologia, seguiu-se o Planeamento em Saúde, de acordo com Tavares, Imperatori e Giraldes, e, como referencial teórico, o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. No diagnóstico de situação, recorreu-se a uma abordagem quantitativa, com aplicação de duas técnicas de colheita de dados, o questionário Espiga e a grelha de observação dos lanches intercalares. Nos resultados foram identificadas as caraterísticas e experiências individuais que determinam os hábitos alimentares destas crianças. A educação para a saúde foi a estratégia utilizada para promover o processo de capacitação na autoeficácia percebida, otimizando os recursos interpessoais e situacionais. Conclui-se que a implementação deste projeto foi uma forma eficaz de aumentar os conhecimentos e iniciar o processo de mudança em relação a hábitos alimentares saudáveis. A sua realização contribuiu para o reconhecimento da importância da promoção da saúde e da capacitação das crianças e famílias na adoção de comportamentos promotores de saúde. Paralelamente propiciou, também, o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem comunitária.
- Autocuidado num grupo de pessoas com diabetes mellitus tipo 2Publication . Semedo, Filipa Sofia Amaro; Bacatum, ClaudiaO número de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 tem vindo a aumentar a nível mundial. Esta patologia acarreta consequências que podem ser prejudiciais às atividades do autocuidado das pessoas com diabetes mellitus tipo 2. A fim de diminuir o aparecimento das complicações associadas, o enfermeiro especialista em saúde comunitária/ saúde pública pode ter um papel preponderante, nomeadamente, na elaboração de programas adequados às necessidades dos grupos de pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Este projeto de intervenção comunitária pretendeu capacitar um grupo de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 para as atividades do autocuidado. De uma amostra de 18 pessoas, identificou-se qual a capacidade de autocuidado deste grupo pertencente a uma UCSP de um ACES da área metropolitana de Lisboa. As metodologias utilizadas foram a do processo de planeamento em saúde segundo Tavares (1990) e a teoria do défice de autocuidado de Dorothea Orem. A fase de diagnóstico de situação utilizou os questionários correspondentes às versões traduzidas e adaptadas de Bastos e Lopes (2007) do “Conhecimento sobre a diabetes” e “As atividades de autocuidado com a diabetes”, autorizadas pela primeira autora. Os resultados obtidos foram priorizados através do método de Hanlon e traduzidos pelos diagnósticos de enfermagem (i) défice de autocuidado para com a diabetes, pela não adesão ao regime dietético adequado por parte de um grupo de pessoas com diabetes e (ii) défice de autocuidado para com a diabetes, pela não adesão ao exercício físico especifico por parte de um grupo de pessoas com diabetes. Como estratégias, o projeto baseou-se nos conceitos de educação para a saúde, trabalho com grupos comunitários e o sistema de enfermagem de apoio-educação da teoria de défice de autocuidado de Dorothea Orem. Através da realização do projeto de intervenção comunitária, conseguiu-se reconhecer a importância do autocuidado, atingir os objetivos propostos e, simultaneamente, desenvolver competências no âmbito da enfermagem comunitária.
- Capacitação de um grupo de idosos para escolhas alimentares saudáveisPublication . Madeira, Idalina; Bacatum, Claudia; Vasco, FátimaOs hábitos alimentares dos idosos nem sempre são os mais adequados nem se tornam promotores da qualidade do estado de saúde, tendendo a degradar-se com o decorrer do tempo, fruto de várias circunstâncias, sendo que a alimentação saudável nos mais velhos constitui um requisito importante na prevenção de co-morbilidades e promoção de um envelhecimento saudável no seu continuum de saúde. A promoção da saúde do idoso através da capacitação para hábitos alimentares adequados pretende, sobretudo, obter ganhos em saúde. Com o objectivo de implementar um projecto de intervenção, foi utilizada a metodologia de trabalho de Planeamento em Saúde, baseada nos autores Tavares, Imperatori e Giraldes e fundamentada no referencial teórico de enfermagem do Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. Numa primeira fase, foi feito o diagnóstico da situação e foram determinadas as prioridades de intervenção de acordo com os problemas encontrados. Numa segunda fase foram estabelecidos objectivos, seleccionadas e implementadas estratégias de intervenção para a obtenção dos resultados traçados. Através do diagnóstico da situação, pretendeu-se conhecer os comportamentos alimentares menos saudáveis e a sua importância na população-alvo, à qual foi dirigido o projecto de intervenção. Para tal, procedeu-se à caracterização sócio-demográfica da população com vista à sua contextualização, e foram avaliadas as suas características biológicas, como o IMC, para identificar desvios do padrão eutrófico. Numa segunda fase recorreu-se a entrevista semi-estruturada que permitiu obter dados sobre o comportamento alimentar. Os resultados obtidos no diagnóstico de situação motivaram o desenvolvimento e operacionalização da Intervenção de Enfermagem, através da educação para a saúde, com base no conceito de alimentação salutar na velhice, fomentando a capacitação de um grupo de idosos para fazerem escolhas alimentares saudáveis e informadas, como forma de promoverem a sua saúde Os resultados da Intervenção demonstram que a população está sensibilizada para o desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis.
- Capacitar os pais-educadores das crianças entre os 0-12 meses para a prevenção de acidentes domésticos e de lazerPublication . Leite, Carla do Rosário Pereira; Bacatum, Claudia
- Capacitar rumo ao bem-estarPublication . Vitor, Carlos Miguel Magalhães; Bacatum, ClaudiaA Diabetes afecta uma grande percentagem da população mundial, com impacto tanto ao nível socioeconómico como de saúde, sendo considerada como uma das principais causas de incapacidade no mundo. Actualmente, a Diabetes constitui-se como um dos maiores problemas de Saúde Pública, quer pela sua prevalência, quer pelas consequências associadas, sendo emergente uma intervenção direccionada para a mudança nos estilos de vida das populações. A Enfermagem Comunitária encontra-se particularmente habilitada para melhorar a condição de saúde das pessoas, grupos e comunidades. Neste sentido, o enfermeiro comunitário assume um papel crucial na prossecução de comunidades saudáveis, mobilizando estratégias que permitam uma resposta adequada às suas necessidades, capacitando as pessoas com Diabetes para o autocuidado, promovendo a gestão da doença. A intervenção comunitária foi desenvolvida numa Unidade de Saúde Familiar, contando com a participação de um grupo de 17 pessoas com Diabetes tipo 2, tendo como objectivo promover o autocuidado na Diabetes. Como metodologia seguiu-se o Planeamento em Saúde, de acordo com Tavares, e como referencial teórico, a Teoria de Enfermagem do Déficit de Autocuidado de Dorothea Orem. Na fase do diagnóstico de situação, procedeu-se à aplicação da Escala de Actividades de Autocuidado com a Diabetes, de Bastos e Lopes. Nos resultados foram identificados déficits de adesão às actividades de autocuidado com a Diabetes, com destaque para a actividade física e alimentação. O processo de capacitação do grupo foi promovido através da educação para a saúde em grupo, favorecendo a tomada de decisão autónoma e responsável na adesão ao autocuidado, com base na aquisição de conhecimentos e mudança de atitudes e comportamentos. A realização da intervenção comunitária contribuiu para o reconhecimento da importância da promoção do autocuidado na gestão da Diabetes. A intervenção desenvolvida atingiu os objectivos a que se propôs, e possibilitou o desenvolvimento de competências especializadas no âmbito da enfermagem comunitária.
- Consumo de álcool nos adolescentesPublication . Murteiro, Ana Margarida Mostardinha Alves; Bacatum, ClaudiaO consumo de álcool acarreta significantes problemas, colocando em perigo a saúde e bem-estar individual, familiar e social, pelo que se assume como um grave problema de Saúde Pública. Na adolescência o consumo de álcool é preocupante pois para além de provocar danos cerebrais, existe a evidência de que o início precoce de consumo de álcool está associado a comportamentos de risco. Tendo em conta a magnitude e complexidade do fenómeno do consumo de álcool, a intervenção nesta problemática deve considerar o individuo, pares, família e comunidade. Neste contexto é urgente que o enfermeiro comunitário desenvolva estratégias de intervenção direccionadas à educação para o consumo de álcool nos adolescentes, com especial foco na promoção da saúde. A intervenção comunitária teve por objectivo promover a capacidade de um grupo de promotores da saúde desenvolver actividades de educação pelos pares no âmbito do consumo de álcool nos adolescentes, tendo sido realizada no território da Alta de Lisboa junto de 16 participantes. Como metodologia foi seguido o Planeamento em Saúde, de acordo com Tavares, e como referencial teórico optou-se pelo Modelo de Promoção da Saúde, de Nola Pender. No diagnóstico de situação recorreu-se ao Questionário de Conhecimentos acerca do Álcool, de Barroso, Mendes e Barbosa, e a um Questionário de Caracterização. Os resultados obtidos evidenciam a ausência de conhecimentos de estratégias de intervenção da educação pelos pares no âmbito do consumo de álcool nos adolescentes, bem como défices de conhecimentos relativos ao álcool e bebidas alcoólicas e às repercussões individuais dos problemas ligados ao álcool. O processo de capacitação teve por base a Educação pelos Pares como estratégia de promoção da saúde e prevenção dos consumos, e o estabelecimento de parcerias comunitárias. A intervenção comunitária desenvolvida atingiu os objectivos a que se propôs, e permitiu o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem comunitária.
- Imunidade de grupo para o sarampo :Publication . Duarte, Ricarda Alexandra Nunes; Bacatum, ClaudiaO Sarampo é uma doença viral altamente contagiosa e continua a ser uma importante causa de morte entre as crianças de todo o mundo, apesar da disponibilidade de uma vacina segura e eficaz. Uma das estratégias-chave, de saúde pública, para a redução de mortes é a vacinação (WHO 2019). Este projeto de intervenção comunitária ocorreu numa Unidade de Saúde Pública (USP) e teve como finalidade contribuir para a imunidade de grupo da população-alvo, que foram as crianças e jovens, inscritas numa Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), correspondentes às coortes vacinais de 2002 a 2012, resultando num total de 1327. Foi obtida uma amostra não probabilística e intencional dos não vacinados e/ou com esquema vacinal incompleto, perfazendo 133. A metodologia utilizada foi o Planeamento em Saúde e teve como referencial teórico de enfermagem o Modelo de Sistemas de Betty Neuman. Para o diagnóstico de situação, utilizou-se os suportes de registos informáticos VACINAS, Registo Nacional de Utentes, SClínico e Registo de Saúde Eletrónico (RSE), elaborou-se um guião de entrevista, aplicado aos enfermeiros da UCSP, e foi realizada uma observação das práticas, aos mesmos. As estratégias selecionadas foram: Acesso aos Cuidados de Saúde; Educação para a Saúde (EpS); Comunicação em Saúde; Participação Comunitária e Formação em Serviço. A Taxa de Cobertura Vacinal (TCV), antes da intervenção comunitária, da população-alvo, era de 89,97%, abaixo do preconizado para a imunidade de grupo, 95%, após a intervenção obteve-se um valor de 99,83% (+ 9,86%) o que resultou em ganhos em saúde para esta comunidade.
- Meios digitais OFF para um sono ON :Publication . Valentim, Patricia Alexandra Pascoal; Bacatum, ClaudiaConstata-se que as crianças e os mais jovens sentem grande atratividade pelas novas tecnologias, e em ambiente escolar, o acesso e o uso das TIC é uma prática comum nas escolas portuguesas. Contudo, sabe-se que o seu uso não é inerte, e estudos recentes fazem referência a uma associação entre o uso das TIC e uma diversidade de consequências para a saúde, nomeadamente padrões de sono insatisfatórios (Ponte & Batista, 2019; Renau, et al., 2018). Neste sentido, o presente projeto de intervenção comunitária visou capacitar os alunos e seus encarregados de educação para o uso saudável das TIC, como forma de prevenir as alterações do padrão de sono das crianças. Trata-se de uma intervenção comunitária desenvolvida através da metodologia do Planeamento em Saúde (Imperatori & Giraldes, 1982; Tavares, 1990). A população alvo foi constituída por todos os alunos inscritos no 5º ano de escolaridade no ano letivo 2020/2021 de uma escola, o que correspondeu a um total de 74 crianças. A amostra obtida foi composta por 48 alunos. O método de colheita de dados selecionado consistiu em parte da versão portuguesa do questionário Eu Kids Online 4 e que foi completado com algumas questões relativas ao padrão de sono das crianças. Constou-se que as TIC são utilizadas mais horas do que o recomendado por dia, que existe uma percentagem significativa de crianças que dormem menos horas por dia que o aconselhado e que a dinâmica de como as TIC são utilizadas é desfavorável à promoção de hábitos de sono saudáveis. A intervenção desenvolvida visou promover a literacia em saúde de forma a capacitar as crianças e seus encarregados de educação sobre o uso saudável das TIC para a promoção de um sono saudável. A avaliação da intervenção demonstrou que após as intervenções de enfermagem desenvolvidas na comunidade escolar houve uma aquisição de conhecimentos.
- Prevenção da negligência infantil nas famílias com crianças dos 0 aos 2 anosPublication . Gonçalves, Sílvia Ferreira; Bacatum, ClaudiaA criança é um ser em constante crescimento e mudança. Durante este processo está muitas vezes sujeita a riscos, uma vez que depende totalmente de outras pessoas durante o mesmo. A família constitui o primeiro suporte da criança, quando lhe faltam competências e conhecimentos necessários para responder às necessidades desta surgem situações de negligência parental e mau trato que trazem repercussões negativas para a sua saúde física e mental. Este é considerado um problema de saúde pública, a ser trabalhado pelos diferentes organismos com competência em matéria de promoção e protecção à infância. Capacitar as famílias, dota-las de competências e conhecimentos específicos para acompanhar as diferentes etapas do desenvolvimento dos seus filhos, prevenindo dificuldades, evitando o aparecimento de ciclos familiares de insucesso é um dos objectivos deste trabalho. A intervenção comunitária teve como finalidade contribuir para a capacitação das famílias com crianças dos 0-2 anos inscritas numa UCSP da área metropolitana de lisboa para prevenir a negligência infantil. Como metodologia utilizou-se o Planeamento em Saúde, de acordo com Imperatori e Giraldes (1993) e Tavares (1990), como referencial teórico foi escolhido o Modelo de Transições de Afaf Meleis. O diagnóstico de situação realizou-se através da aplicação de um questionário para a caracterização socio demográfica e do “Protocolo de Avaliação das Necessidades da Criança dos 0 aos 2 anos”, do ISS. Como problema identificou-se o contato irregular com o centro de saúde em 59% das crianças dos 0 aos 2 anos, sendo definida como estratégia a visita domiciliária a todas as famílias constituintes da amostra, seguida do treino da equipa de enfermagem para a detecção precoce de situações de negligência parental. Considera-se que, os objetivos propostos foram atingidos, tendo-se desenvolvido competências ao nível de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública.
- Prevenção da tuberculose nas crianças em situação de vulnerabilidadePublication . Ferreira, Liliana Maria Botelho; Bacatum, ClaudiaEm Portugal tem-se verificado uma redução da incidência da tuberculose nos últimos anos. Apesar do perfil epidemiológico favorável, esta doença persiste associada a grupos vulneráveis, em especial nos grandes centros urbanos, como o distrito de Lisboa, que mantém incidências superiores à média nacional (DGS, 2015). Sendo a tuberculose um problema de saúde pública, a sua prevenção é fundamental para o controlo da doença. Medidas de saúde pública, onde se inclui a vacinação BCG, são uma prioridade. Os enfermeiros, nomeadamente o enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública tem competências para intervir, orientar e dar apoio a grupos vulneráveis, com o objetivo capacitar as pessoas para a prevenção da tuberculose e controle da doença. O projeto de intervenção comunitária para a prevenção da tuberculose nas crianças em situação de vulnerabilidade, teve como finalidade capacitar as famílias das crianças em situação de vulnerabilidade, para a prevenção da tuberculose. A metodologia utilizada foi a do Planeamento em Saúde, de acordo com Tavares, e o referencial teórico de enfermagem o Modelo de Promoção de Saúde de Nola Pender. Na fase do diagnóstico de situação, procedeu-se ao levantamento dos problemas e para a sua priorização utilizou-se o método de Grelha de Análise. Assim, foram identificados como problemas prioritários: a adesão á vacinação não demonstrada, relativamente à vacina BCG e o potencial para melhorar os conhecimentos da família/ comunidade relativamente à prevenção da tuberculose. Implementou-se uma intervenção de prevenção primária, através de estratégias de educação para a saúde e proteção especifica para a tuberculose. Através da avaliação da intervenção comunitária implementada conclui-se que os objetivos delineados foram atingidos, o que permitiu igualmente o desenvolvimento de competências ao nível de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »