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Advisor(s)
Abstract(s)
Constata-se que as crianças e os mais jovens sentem grande atratividade
pelas novas tecnologias, e em ambiente escolar, o acesso e o uso das TIC é uma
prática comum nas escolas portuguesas. Contudo, sabe-se que o seu uso não é
inerte, e estudos recentes fazem referência a uma associação entre o uso das TIC
e uma diversidade de consequências para a saúde, nomeadamente padrões de
sono insatisfatórios (Ponte & Batista, 2019; Renau, et al., 2018). Neste sentido, o
presente projeto de intervenção comunitária visou capacitar os alunos e seus
encarregados de educação para o uso saudável das TIC, como forma de prevenir
as alterações do padrão de sono das crianças. Trata-se de uma intervenção
comunitária desenvolvida através da metodologia do Planeamento em Saúde
(Imperatori & Giraldes, 1982; Tavares, 1990). A população alvo foi constituída por
todos os alunos inscritos no 5º ano de escolaridade no ano letivo 2020/2021 de
uma escola, o que correspondeu a um total de 74 crianças. A amostra obtida foi
composta por 48 alunos. O método de colheita de dados selecionado consistiu em
parte da versão portuguesa do questionário Eu Kids Online 4 e que foi completado
com algumas questões relativas ao padrão de sono das crianças.
Constou-se que as TIC são utilizadas mais horas do que o recomendado por
dia, que existe uma percentagem significativa de crianças que dormem menos
horas por dia que o aconselhado e que a dinâmica de como as TIC são utilizadas
é desfavorável à promoção de hábitos de sono saudáveis. A intervenção
desenvolvida visou promover a literacia em saúde de forma a capacitar as crianças
e seus encarregados de educação sobre o uso saudável das TIC para a promoção
de um sono saudável. A avaliação da intervenção demonstrou que após as
intervenções de enfermagem desenvolvidas na comunidade escolar houve uma
aquisição de conhecimentos.
Description
Keywords
Enfermagem em saúde comunitária Tecnologias de Informação e Comunicação Criança Padrão de sono