Publication
Meios digitais OFF para um sono ON :
dc.contributor.advisor | Bacatum, Claudia | |
dc.contributor.author | Valentim, Patricia Alexandra Pascoal | |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T13:00:31Z | |
dc.date.available | 2023-01-17T13:00:31Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Constata-se que as crianças e os mais jovens sentem grande atratividade pelas novas tecnologias, e em ambiente escolar, o acesso e o uso das TIC é uma prática comum nas escolas portuguesas. Contudo, sabe-se que o seu uso não é inerte, e estudos recentes fazem referência a uma associação entre o uso das TIC e uma diversidade de consequências para a saúde, nomeadamente padrões de sono insatisfatórios (Ponte & Batista, 2019; Renau, et al., 2018). Neste sentido, o presente projeto de intervenção comunitária visou capacitar os alunos e seus encarregados de educação para o uso saudável das TIC, como forma de prevenir as alterações do padrão de sono das crianças. Trata-se de uma intervenção comunitária desenvolvida através da metodologia do Planeamento em Saúde (Imperatori & Giraldes, 1982; Tavares, 1990). A população alvo foi constituída por todos os alunos inscritos no 5º ano de escolaridade no ano letivo 2020/2021 de uma escola, o que correspondeu a um total de 74 crianças. A amostra obtida foi composta por 48 alunos. O método de colheita de dados selecionado consistiu em parte da versão portuguesa do questionário Eu Kids Online 4 e que foi completado com algumas questões relativas ao padrão de sono das crianças. Constou-se que as TIC são utilizadas mais horas do que o recomendado por dia, que existe uma percentagem significativa de crianças que dormem menos horas por dia que o aconselhado e que a dinâmica de como as TIC são utilizadas é desfavorável à promoção de hábitos de sono saudáveis. A intervenção desenvolvida visou promover a literacia em saúde de forma a capacitar as crianças e seus encarregados de educação sobre o uso saudável das TIC para a promoção de um sono saudável. A avaliação da intervenção demonstrou que após as intervenções de enfermagem desenvolvidas na comunidade escolar houve uma aquisição de conhecimentos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203094441 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/43225 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem em saúde comunitária | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Padrão de sono | pt_PT |
dc.title | Meios digitais OFF para um sono ON : | pt_PT |
dc.title.alternative | intervenção de enfermagem comunitária para a prevenção das alterações do padrão de sono nas crianças | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Enfermagem Comunitária | pt_PT |