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Authors
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Abstract(s)
A alimentação saudável constitui um fator fundamental para o desenvolvimento integral e
harmonioso de todos os indivíduos e, em particular, das crianças. Os hábitos alimentares
são adquiridos sobretudo na infância e tendem a manter-se durante a vida. A função da
família é inultrapassável, mas a escola pode e deve dar um contributo significativo,
transmitindo conceitos científicos e detetando erros que velhos ou novos hábitos vão
integrando regularmente na vida familiar e coletiva.
A enfermagem comunitária, focada na comunidade, encontra-se especialmente habilitada
para capacitar as crianças e suas famílias, através da promoção da saúde, aumentando a
resiliência e os fatores protetores.
Este projeto teve como objetivo geral promover a capacitação das crianças e suas
famílias para a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Foi realizado numa escola
básica de Odivelas, com uma amostra de 60 crianças e respetivas famílias. As crianças
tinham idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos e frequentavam o 4º ano do 1º
ciclo. Como metodologia, seguiu-se o Planeamento em Saúde, de acordo com Tavares,
Imperatori e Giraldes, e, como referencial teórico, o Modelo de Promoção da Saúde de
Nola Pender. No diagnóstico de situação, recorreu-se a uma abordagem quantitativa, com
aplicação de duas técnicas de colheita de dados, o questionário Espiga e a grelha de
observação dos lanches intercalares.
Nos resultados foram identificadas as caraterísticas e experiências individuais que
determinam os hábitos alimentares destas crianças. A educação para a saúde foi a
estratégia utilizada para promover o processo de capacitação na autoeficácia percebida,
otimizando os recursos interpessoais e situacionais.
Conclui-se que a implementação deste projeto foi uma forma eficaz de aumentar os
conhecimentos e iniciar o processo de mudança em relação a hábitos alimentares
saudáveis. A sua realização contribuiu para o reconhecimento da importância da
promoção da saúde e da capacitação das crianças e famílias na adoção de
comportamentos promotores de saúde. Paralelamente propiciou, também, o
desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem comunitária.
Description
Mestrado, Enfermagem Comunitária, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Enfermagem em saúde comunitária Educação alimentar e nutricional Crianças em idade escolar Educação em saúde Promoção da saúde Hábitos alimentares Serviços de saúde escolar