ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional by advisor "Brás, Pedro"
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- A implatação de um sistema de comunicação para a rede de educação do município de São LuísPublication . Macêdo, Nadja Araújo Viana; Almeida, Ana Patrícia; Brás, PedroEste trabalho procurou estudar a aplicação da TIC, como recurso essencial que possibilite interligar o sistema de informação e de comunicação no aparelho administrativo municipal. A fim de agilizar, a partir de uma central de um recurso tecnológico, todos os processos administrativos relacionados à SEMED e às escolas municipais. Este estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa exploratória que, por meio de levantamento de dados, questionários, e da construção de gráficos no Microsoft Word, buscou avaliar: a quantidade de funcionários da SEMED e das escolas que sabem utilizar os recursos tecnológicos; a quantidade de computadores instalados nestes órgãos públicos municipais; assim como, quantas destas organizações têm acesso à internet, e etc. O resultado das amostras demostrou que há uma grande deficiência de servidores públicos municipais que não sabem utilizar o aporte tecnológico adequadamente. E também há um número expressivo deles que ocupam cargos e funções públicas em um único setor e turno, destacando, neste caso, as secretarias escolares. Percebe-se, ainda, carência de computadores nas escolas, assim como a limitação de redes que possibilitasse acessos à internet. Isso mostra que, por meio da discussão levantada nesta pesquisa, há possibilidade de implantação do sistema, desde que a secretaria faça uma reestruturação organizacional e adeque os setores e funcionários a uma nova proposta administrativa, contanto com a aquisição de recursos provenientes de alguns programas governamentais, tanto no âmbito federal como estadual. Sendo assim, caso o sistema de rede seja implantado, a SAINF será o setor responsável para efetivar os processos com maior agilidade e eficácia, a fim de evitar dispêndios desnecessários que, atualmente, são realizados manualmente.
- O INSUCESSO ESCOLAR, AS DIFICULDADES ECONÓMICAS DOS ALUNOS E O PAPEL DA ESCOLA. Um Estudo de caso na EPGE - Escola Profissional Gustave Eiffel –Publication . Marques, Cristina Maria Correia Veloso; Almeida, Ana Patrícia; Brás, PedroAs causas do insucesso escolar têm sido objeto de vários estudos no sentido de se procurar compreender as causas deste fenómeno considerado, já, um flagelo em Portugal. Vários tipos de fatores têm sido apontados como causas ou catalisadores deste fenómeno. Desde fatores de natureza endógena aos alunos, como a inteligência ou capacidades cognitivas, a falta de interesse, a motivação e o empenho, fatores de origem familiar, como o acompanhamento das famílias, escolaridade dos pais, famílias estruturadas ou desestruturadas, fatores de ordem socioeconómica, como o rendimento ou posição social das famílias a que os alunos pertencem, entre outras. A Nota Informativa de 19 de Outubro de 2016, emitida pelo Gabinete do Ministro da Educação, informa que a Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) no seu estudo “Desigualdades Socioeconómicas e resultados Escolares II” conclui que, nos alunos do 2º ciclo, bem como os do 3º ciclo, no total nacional, o nível socioeconómico das famílias, bem como as habilitações académicas das mães, são preditores do sucesso escolar dos alunos, o que vem corroborar outros estudos já feitos. Acrescenta, no entanto, que da análise efetuada se observam outros fatores externos que influenciam aquele sucesso e que contrariam “a relação causa/ efeito entre o contexto socioeconómico e o sucesso escolar dos alunos, genericamente comprovado” e que, portanto, “o nível socioeconómico não equivale a destino” sendo crucial o papel da escola. Com este estudo pretendeu-se perceber se aquele aparente determinismo existia na Escola Profissional Gustave Eiffel ou se o papel da escola faz a diferença e se, através do seu trabalho, o consegue contrariar. Para isso definiram-se como objetivos/questões de pesquisa, perceber qual a relação estre o sucesso dos alunos e as suas dificuldades económicas e, por outro lado qual o papel daquela escola e do seu projeto educativo na diminuição daquele impacto. Para responder àquelas questões desenvolveu-se um estudo que teve início numa análise documental, seguido de aplicação de questionários quer a alunos, quer à própria estrutura pedagógica e de uma entrevista ao Diretor Pedagógico daquela escola. Com base na representação dos vários atores, os resultados parecem apontar para a importância do papel da escola e do seu projeto educativo na diminuição do impacto das dificuldades económicas dos seus alunos no seu percurso escolar, nomeadamente através do desenvolvimento de uma relação de proximidade e acompanhamento individualizado, bem como a participação em projetos e concursos, técnicos ou outros, como fatores de motivação e de elevação da sua autoestima.
- A utilização da plataformaMoodle pelos docentes da EscolaProfissional Gustave EiffelUma proposta de utilização eficientePublication . Elias, Ana Isabel Inácio; Jorge, José Reis; Brás, PedroO presente estudo insere-se no âmbito do Mestrado em Administração Educacional do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa), tendo como objeto de estudo a utilização do sistema de gestão de aprendizagem (SGA), a plataforma Moodle - a caracterização da sua utilização, por parte dos docentes - nos polos da Escola Profissional Gustave Eiffel - Amadora Sede, Amadora e Lisboa Lumiar. O estudo pretende fazer uma análise das potencialidades da plataforma que os docentes identificam e usam, da tecnologia disponível na escola como facilitadora deste processo e das razões apontadas para a sua não utilização ou utilização menos frequente. Foram analisados os dados académicos e profissionais dos docentes; as características das salas de formação - em termos de equipamento tecnológico disponível; os conhecimentos relativos à plataforma Moodle; conhecimentos de edição eletrónica, multimédia e de formação Moodle e os fatores que influenciarão uma alteração da forma de utilizar a plataforma. Foi assumida uma abordagem metodológica, quantitativa de recolha e análise dos dados, tendo envolvido os professores dos polos referidos, aos quais foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos permitem concluir que mais de 90% dos docentes conhece a plataforma Moodle, mas apenas 33% fazem uso da mesma. Como causas mais evidentes desta utilização, referem o tempo disponível, a falta de formação e os recursos nas salas que deveriam ser mais presentes e de melhor qualidade. O seu uso principal é como repositório de ficheiros, no entanto os docentes reconhecem várias das opções e atividades que podem realizar na plataforma