ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional
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- Articulação curricular entre o pré-escolar e o 1,º ciclo: contributos para a eficácia escolarPublication . Sanches, Rute Isabel Saloio Rodrigues; Almeida, Ana Patrícia
- O Conselho Geral: representações dos actores e participaçãoPublication . Veva, Manuel João Belém; Almeida, Ana PatríciaA administração e gestão das escolas tem sido marcada por ciclos de reforma acompanhando a evolução sócio – económica e cultural da sociedade proclamando a “democratização do ensino” e a “igualdade de oportunidades” com base no reforço da representação/participação das famílias e comunidades na direcção estratégica dos estabelecimentos de ensino. Esta investigação tem como objectivo central identificar as representações dos membros do Conselho Geral sobre o modo de funcionamento e desempenho do órgão no contexto de reforço de autonomia previsto no dec - lei nº 75/2008, de 22 de Abril, no agrupamento X do Concelho do Barreiro. Para o efeito foi realizado um estudo de caso num Conselho Geral de um Agrupamento de um Concelho do Barreiro situado na margem sul do Tejo, no distrito de Setúbal no qual se procurou dar resposta a questões como: quais as representações dos membros do Conselho Geral quanto ao modo de funcionamento e desempenho do órgão?; quais as representações dos membros do Conselho Geral quanto à forma de participação dos diferentes actores/grupos representados?; quais as representações que os membros do Conselho Geral têm sobre a importância do órgão no funcionamento e organização do agrupamento? Ao longo do estudo recorreu-se a uma investigação empírica do tipo qualitativo e a várias técnicas de recolha de dados como seja o inquérito, a entrevista semi estruturada e a observação directa. O estudo de caso forneceu pistas que permitiu recolher evidências para concluir que estamos longe da retórica assumida pela “participação decretada” veiculada no dec – lei nº 75/2008, porquanto esta investigação deixou a nu que a mesma não se mostra suficiente para alcançar os pressupostos do referido normativo, nomeadamente o reforço da participação das famílias e comunidades locais na direcção estratégica das escolas, não se assumindo como suficiente a simples alteração do quadro normativo para que as mudanças possam ocorrer, muito menos partir do pressuposto que a mudança legislativa só por si vai operar as mudanças pretendidas. No entanto no caso do agrupamento em estudo começam a surgir sinais positivos e um desses sinais é a consciência e a importância que os conselheiros atribuem ao Conselho Geral assim como os assuntos nele tratados e a contribuição que o mesmo poderá assumir na definição da política educativa e na organização e funcionamento do agrupamento. Neste sentido a actuação do Conselho Geral tem contribuído para uma maior democraticidade e maior participação de todos na vida da escola.
- Cultura organizacional e liderança num agrupamento de escolas: Estudo de caso sobre as representações de professoresPublication . Damião, Pedro Carlos Mateus Alves; Pratas, Helena; Almeida, Ana PatríciaAs relações entre a cultura organizacional e a liderança têm atraído considerável atenção e alguns estudos da área têm apontado a interdependência entre ambos os constructos. Ainda que inseridas num contexto cultural bastante mais alargado, as organizações escolares são produtores de uma cultura interna que lhes é própria, que lhes confere identidade e que exprime os valores e as crenças que os membros da organização partilham, tornando-as únicas. A essência da liderança reside na habilidade do líder em perceber as limitações da sua própria cultura, e adaptar essa cultura à mudança. Numa cultura organizacional constantemente sujeita a mudanças, a liderança tem um papel importante a desempenhar na criação de condições para a motivação dos seguidores e para a criação de condições de desenvolvimento da própria organização escolar. A formação dos agrupamentos verticais de escolas consubstancia um processo de transformação da cultura organizacional, no qual a ação da liderança assume especial relevo. Este estudo pretende investigar o funcionamento organizacional de um Agrupamento de Escolas, para identificar e caracterizar as representações dos docentes relativamente ao papel da Diretora, na criação e na sedimentação de uma cultura organizacional, assente em padrões simbólicos partilhados pelos docentes. A investigação norteia-se pelos objetivos de contribuir para conhecer as representações dos professores quanto ao estilo de liderança e ao tipo de cultura dominante no Agrupamento de Escolas. Outro aspeto pelo qual se norteia a investigação é o de compreender as representações dos professores sobre os processos que estão por detrás da construção da cultura organizacional. O estudo empírico apresenta-se sob a forma de estudo de caso, pelo que se optou por um trabalho de natureza essencialmente qualitativa. Recorreu-se à análise de conteúdo de uma entrevista de grupo (focus group), semiestruturada, com a participação de vários docentes coordenadores, bem como à análise estatística dos resultados dos questionários aplicados aos docentes, de modo a abranger um maior leque de diversidades e perspetivas acerca da temática em estudo.O enquadramento teórico sobre a problemática em estudo incidiu em reflexões acerca da cultura organizacional e da liderança. Espera-se que as conclusões possam de algum modo contribuir para a compreensão dos processos de construção da cultura organizacional num Agrupamento de Escolas e do papel que a liderança desempenha nessa criação.
- EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRALDA TEORIA À PRÁTICA NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DE SÃO LUÍS E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, MARANHÃO, BRASILPublication . Silva, Valdete de Sousa; Almeida, Ana PatríciaA Educação em Tempo Integral é uma concepção de ensino que vem ganhando espaço no contexto pedagógico e no ordenamento jurídico brasileiro, mesmo que timidamente. É uma proposta educativa que não se limita na majoração do tempo de permanência na escola, mas implica na garantia de um tempo qualificado. Como proposta nacional de Educação em Tempo Integral, registra-se o Programa Mais Educação, o qual é diferenciado nas redes estaduais e municipais do país, pois elas buscam atender à realidade local. Com essa convicção, desenvolveu-se um estudo sobre a educação em tempo integral, objetivando conhecer e descrever o seu processo de implementação no Liceu Ribamarense e na Creche Escola Maria de Jesus Carvalho – escolas da rede pública municipal São José de Ribamar e de São Luís, respectivamente, ambos da Região Metropolitana. Para isso, utilizou-se uma metodologia que conjuga instrumento de natureza quantitativa e qualitativa, cuja pesquisa caracterizou-se por uma abordagem de análise teórico-empírica, em que se teve como base de investigação as informações adquiridas no campo de pesquisa e sua fundamentação nas fontes bibliográficas disponíveis na literatura pertinente. Desse modo, apresenta-se o estudo em duas partes distintas e complementares, sendo que a primeira traz a parte teórica que vai dos aspectos conceituais, políticos-legais, perpassando por uma discussão em torno da educação como política de Estado, currículo e aprendizagem, tempo e espaço com qualidade, formação, valorização dos professores e administração educacional até a escola em tempo integral no Brasil e no Maranhão. A segunda parte do estudo traça o percurso metodológico da pesquisa e apresenta a análise e discussão dos resultados, integrando as informações adquiridas no campo com o quadro teórico. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: a Educação em Tempo Integral vai além da extensão do tempo cronológico. Para os participantes, é um espaço de socialização e formação integral do ser humano; o Programa Mais Educação não contempla a proposta de Educação em Tempo Integral; o currículo da ETI passou por uma adequação; os gestores afirmaram que os docentes receberam qualificação para exercerem suas funções na ETI, mas os professores negam essa informação; Como vantagem, destacam-se o tempo majorado para trabalhar atividades diversificadas com os alunos e como desvantagens a transferência de responsabilidade dos pais para os professores pela educação dos filhos.
- O estado e a autonomia das escolas: relatório de actividade e desenvolvimento profissionalPublication . Santos, Sandra Alcina Gonçalves dos; Ferreira, Marco; Almeida, Ana PatríciaO presente Relatório de Actividade e de Desenvolvimento Profissional apresenta uma análise sintética sobre as questões da administração educacional, nomeadamente a autonomia das escolas e o papel dos serviços centrais e regionais de educação no processo de desenvolvimento dessa autonomia. É, por um lado, uma reflexão sobre a minha experiência profissional na área da administração da educação na escola e nos serviços regionais de educação, bem como, decorrente desta experiência, uma proposta de organização dos serviços regionais de educação.
- A implatação de um sistema de comunicação para a rede de educação do município de São LuísPublication . Macêdo, Nadja Araújo Viana; Almeida, Ana Patrícia; Brás, PedroEste trabalho procurou estudar a aplicação da TIC, como recurso essencial que possibilite interligar o sistema de informação e de comunicação no aparelho administrativo municipal. A fim de agilizar, a partir de uma central de um recurso tecnológico, todos os processos administrativos relacionados à SEMED e às escolas municipais. Este estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa exploratória que, por meio de levantamento de dados, questionários, e da construção de gráficos no Microsoft Word, buscou avaliar: a quantidade de funcionários da SEMED e das escolas que sabem utilizar os recursos tecnológicos; a quantidade de computadores instalados nestes órgãos públicos municipais; assim como, quantas destas organizações têm acesso à internet, e etc. O resultado das amostras demostrou que há uma grande deficiência de servidores públicos municipais que não sabem utilizar o aporte tecnológico adequadamente. E também há um número expressivo deles que ocupam cargos e funções públicas em um único setor e turno, destacando, neste caso, as secretarias escolares. Percebe-se, ainda, carência de computadores nas escolas, assim como a limitação de redes que possibilitasse acessos à internet. Isso mostra que, por meio da discussão levantada nesta pesquisa, há possibilidade de implantação do sistema, desde que a secretaria faça uma reestruturação organizacional e adeque os setores e funcionários a uma nova proposta administrativa, contanto com a aquisição de recursos provenientes de alguns programas governamentais, tanto no âmbito federal como estadual. Sendo assim, caso o sistema de rede seja implantado, a SAINF será o setor responsável para efetivar os processos com maior agilidade e eficácia, a fim de evitar dispêndios desnecessários que, atualmente, são realizados manualmente.
- Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino ProfissionalPublication . Leitão, Rute; Almeida, Ana PatríciaNa Declaração de Salamanca reforça-se a ideia de que existe uma “necessidade de atuar com o objetivo de conseguir escolas para todos, instituições que incluam todas as pessoas, aceitem as diferenças, apoiem as aprendizagem e respondam às necessidades individuais de cada pessoa com ou sem problemas.” (UNESCO, 1994, p.3). O objetivo desta investigação consistiu em analisar o modo como decorre o processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais em escolas profissionais, bem como, a forma como é realizada a sinalização e o acompanhamento desses alunos ao longo do seu percurso formativo. Procurou, ainda, conhecer as dificuldades (recursos humanos e materiais) sentidas pelos docentes no sentido de concretizar a integração e inclusão de alunos com NEE no ensino profissional. Para responder a este objetivo, optou-se por realizar uma investigação de caráter qualitativa como técnica de recolha de dados, tendo sido utilizadas como técnicas de recolha de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados permitem concluir que um dos principais obstáculos sentido por parte dos docentes diz respeito à dificuldade em trabalharem com crianças com necessidades educativas especiais, e com um apoio reduzido por parte da escola no que respeita a uma formação específica na área. Com efeito, os docentes sentem que não têm capacidade e preparação suficiente para dar resposta às especificidades dos alunos, que requerem abordagens diferentes. Finalmente, os dados analisados permitem perceber que o conceito de “escola inclusiva” está presente de uma forma geral nos alunos, professores, coordenadores e diretores de polo, havendo no entanto o entendimento de que, para que o processo de inclusão se desenvolva e seja efetivo, a escola tem que proporcionar ao aluno condições físicas, recursos humanos, financeiros e ambientais. O objetivo deste estudo foi verificar o modo como decorre o processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais em escolas profissionais, bem como, a sinalização e acompanhamento desses alunos e as dificuldades sentidas pelo docente ao trabalhar neste contexto inclusivo. Procurámos obter algumas considerações finais que devem ser encaradas no contexto das limitações próprias de uma investigação desta natureza, pelo não se pretende que as reflexões finais deste trabalho sejam generalizadas a toda a comunidade educativa, mas que sirvam de reflexão sobre esta temática e de partir para novas investigações.
- O INSUCESSO ESCOLAR, AS DIFICULDADES ECONÓMICAS DOS ALUNOS E O PAPEL DA ESCOLA. Um Estudo de caso na EPGE - Escola Profissional Gustave Eiffel –Publication . Marques, Cristina Maria Correia Veloso; Almeida, Ana Patrícia; Brás, PedroAs causas do insucesso escolar têm sido objeto de vários estudos no sentido de se procurar compreender as causas deste fenómeno considerado, já, um flagelo em Portugal. Vários tipos de fatores têm sido apontados como causas ou catalisadores deste fenómeno. Desde fatores de natureza endógena aos alunos, como a inteligência ou capacidades cognitivas, a falta de interesse, a motivação e o empenho, fatores de origem familiar, como o acompanhamento das famílias, escolaridade dos pais, famílias estruturadas ou desestruturadas, fatores de ordem socioeconómica, como o rendimento ou posição social das famílias a que os alunos pertencem, entre outras. A Nota Informativa de 19 de Outubro de 2016, emitida pelo Gabinete do Ministro da Educação, informa que a Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) no seu estudo “Desigualdades Socioeconómicas e resultados Escolares II” conclui que, nos alunos do 2º ciclo, bem como os do 3º ciclo, no total nacional, o nível socioeconómico das famílias, bem como as habilitações académicas das mães, são preditores do sucesso escolar dos alunos, o que vem corroborar outros estudos já feitos. Acrescenta, no entanto, que da análise efetuada se observam outros fatores externos que influenciam aquele sucesso e que contrariam “a relação causa/ efeito entre o contexto socioeconómico e o sucesso escolar dos alunos, genericamente comprovado” e que, portanto, “o nível socioeconómico não equivale a destino” sendo crucial o papel da escola. Com este estudo pretendeu-se perceber se aquele aparente determinismo existia na Escola Profissional Gustave Eiffel ou se o papel da escola faz a diferença e se, através do seu trabalho, o consegue contrariar. Para isso definiram-se como objetivos/questões de pesquisa, perceber qual a relação estre o sucesso dos alunos e as suas dificuldades económicas e, por outro lado qual o papel daquela escola e do seu projeto educativo na diminuição daquele impacto. Para responder àquelas questões desenvolveu-se um estudo que teve início numa análise documental, seguido de aplicação de questionários quer a alunos, quer à própria estrutura pedagógica e de uma entrevista ao Diretor Pedagógico daquela escola. Com base na representação dos vários atores, os resultados parecem apontar para a importância do papel da escola e do seu projeto educativo na diminuição do impacto das dificuldades económicas dos seus alunos no seu percurso escolar, nomeadamente através do desenvolvimento de uma relação de proximidade e acompanhamento individualizado, bem como a participação em projetos e concursos, técnicos ou outros, como fatores de motivação e de elevação da sua autoestima.
- Modos de equivalência e integração dos alunos estrangeiros no sistema educativo portuguêsPublication . Soares, Maria José Flores Martins; Pratas, Helena; Almeida, Ana PatríciaA realidade de Portugal como país de imigração coloca a sociedade perante a presença de pessoas de diversas nacionalidades, contribuindo para uma multiplicidade rica de culturas, onde a comunicação intercultural é uma necessidade e essencial para a coexistência e compreensão entre todas as pessoas. Neste contexto, a escola encontra-se confrontada com novos desafios impostos por uma população escolar cada vez mais diferenciada a nível cultural. Este estudo, no âmbito do mestrado em Administração Educacional, pretende conhecer e compreender o processo das equivalências curriculares, estabelecidos pelo Ministério da Educação para os alunos estrangeiros no sistema educativo português. Neste contexto, este trabalho de investigação começa por traçar a evolução do campo da multi/intercultura, ressaltando que este é amplamente atravessado pela dinâmica da vida social. Em seguida, faz-se uma análise dos processos de equivalências curriculares dos alunos oriundos de Angola, Brasil e Cabo verde e as suas implicações na sua vida escolar. Para tal, realizámos uma investigação qualitativa utilizando como estratégia de pesquisa o estudo de caso e como instrumentos de recolha de dados a pesquisa arquivista e o inquérito por entrevista. Face aos objetivos de investigação definidos e às questões de investigação formuladas, os resultados obtidos permitem-nos pensar que a resposta à integração dos alunos estrangeiros nas escolas, através do modelo de equivalência em vigor no ensino em Portugal revela algumas fragilidades e coloca também alguns desafios à escola actual, como por exemplo a aplicação das portarias nº 224/2006 de 8 de março e a portaria nº 699/2006 de 12 de julho. Assim, e tendo consciência de que as políticas de imigração serão, cada vez mais, marcadas pelo pilar da inclusão, foi possível inferir que os principais obstáculos à aplicação do modelo de equivalências passam por desenvolver estratégias diversificadas de apoio à integração na escola dos alunos estrangeiros, nomeadamente, que tenham em atenção os planos curriculares dos países envolvidos, o domínio da língua, o nível etário e o tempo de permanência em Portugal.
- A organização da formação docente: uma nova perspectiva centrada na escolaPublication . Martins, Carlos Roxo; Almeida, Ana PatríciaEste estudo centra-se na organização da formação docente centrada na escola e pretende contribuir para uma reflexão e debate alargado sobre esta temática, que se reveste de particular pertinência no panorama atual da educação em Portugal. Cada vez mais é objeto de forte interesse na área da administração educacional, a formação docente centrada na escola. Com efeito, as razões que dão a este tema particular interesse e pertinência prendem-se com a necessidade de implementar o previsto no actual diploma de administração e gestão das escolas no que respeita à definição do plano de formação docente e que prevê que este seja concebido a partir do levantamento de necessidades de formação docente da Escola ou Agrupamento de Escolas (artigo 33º, alíneas d), i) e j) do Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de Abril). Com o intuito de contextualizar esta problemática foi traçada uma perspectiva histórica da formação docente em Portugal, bem como uma análise sobre as organizações escolares e a autonomia das escolas. De seguida e com o objectivo de enquadrar metodologicamente o estudo empírico é descrita a metodologia deste estudo. Desta forma, foi realizado um estudo de caso, numa escola de 2º e 3ºciclos do Ensino Básico de um agrupamento de escolas do concelho de Sintra, onde se procedeu à recolha de dados, junto dos docentes e da direção do agrupamento, tendo-se optado pelo questionário e entrevistas como instrumentos de recolha de dados. Os resultados que sobressaem demostram a existência de dificuldades na adoção de metodologias adequadas para a identificação das necessidades de formação dos professores, bem como um desfasamento entre a resposta dada pela instituição e as reais necessidades e prioridades dos docentes.