IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu by advisor "Ferreira, Carlos"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Perceção dos Alunos relativamente à prática de Atividade FísicaPublication . Marques, Pedro; Ferreira, CarlosEste documento designado Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, contempla um escrito reflexivo sobre as componentes fundamentais que integraram o nosso percurso formativo representado pela Prática de Ensino Supervisionada (PES) que foi realizada na Escola Básica Dr. Abranches Ferrão do Agrupamento de Escolas de Seia, com a turma A do 7.º ano de escolaridade, durante o ano letivo 2020/2021. Pretende-se, com este documento, reproduzir todo o percurso académico e profissional, assim como, todo o desempenho e trabalho desenvolvido naquela escola. Este documento visa ainda traduzir uma reflexão sobre as experiências vivenciadas e uma ponderação e apreciação crítica sobre o percurso profissional na área da Educação Física. Na sua intencionalidade, deseja também expor, no âmbito do nosso projeto de investigação socioeducativa, o estudo por nós desenvolvido ao longo do ano letivo e cujo objetivo pretendeu avaliar a perceção dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (CEB) Agrupamento de Escolas de Seia relativamente à prática da atividade física.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Pica , João Miguel Passos Manuel; Ferreira, CarlosO presente documento é uma das componentes da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionado (PES) e constitui-se como Relatório Final, cujos objetivos refletem todo o percurso académico e profissional, bem como todo o desempenho e trabalho desenvolvido durante a PES, tendo como ponto de partida as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Neste sentido, pretende-se que este relatório seja uma expressão clara e reflexiva de um percurso de vida profissional, onde a teoria e a prática se conjugam, bem como reflita a forma como se alcançaram competências práticas como especialista na área da Educação Física e Desporto. Desenvolveu-se o tema sobre as perceções dos professores de Educação Física relativamente ao contexto de ensino em tempo de pandemia.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Almeida, Ricardo; Ferreira, CarlosO presente Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, consubstancia o período final do percurso para a obtenção do estatuto que confere a habilitação profissional necessária ao exercício da profissão docente. Assim, pressupõe-se que este período de estágio, desenvolvido no sentido da sedimentação de uma formação essencialmente prática, crítica e reflexiva num contexto real de ensino, seja caraterizado como um tempo de transição entre a realidade do mundo académico e o mundo profissional, no qual o exercício da docência se depara com situações diversificadas e problemáticas. Exemplo paradigmático dos desafios que se colocam a este exercício foi o estado pandémico vivenciado durante o período em se visou o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada. A pandemia mais que condicionar, determinou as condições em que aquela poderia ser desenvolvida, principalmente no que diz respeito à Educação Física. Ao longo do confinamento foi observado o Plano E@D do AE de Gouveia. A Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvida no âmbito do Projeto Educativo (PE) do Agrupamento de Escolas de Gouveia (AEG), visando dar um contributo para a concretização da sua ambição de ser (s/d, p.17): “um Agrupamento inovador, aberto e comprometido com a comunidade envolvente, promotor do sucesso”. O presente Relatório encontra-se estruturado em seis capítulos. No Capítulo 1, intitulado Perfil do aluno/estagiário, é traçado perfil do aluno/estagiário, apresentando se caraterísticas sobre o seu percurso formativo, assim como sobre as suas experiências profissionais e competências em desenvolvimento. No Capítulo 2, designado Pressupostos, duração e organização da Prática de Ensino Supervisionada, são abordados os pressupostos, duração e organização da Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente a natureza e objetivos, assim como a ligação entre o Plano de Estudos e Prática de Ensino Supervisionada. No Capítulo 3, intitulado Prática Pedagógica Específica, é elaborada uma caraterização sobre o meio e a comunidade, da qual faz parte a instituição onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, evidenciando traços sociais, demográficos e económicos. Ainda neste Capítulo é analisada a realidade organizacional da escola, focando o seu Projeto Educativo, assim como traçado de forma o perfil do grupo/turma, reconhecendo a importância do conhecimento sobre o/a mesmo/a para definir atitudes relativamente aos alunos. Neste último sentido, também neste Capítulo 3 são analisados os significados da dimensão relacional, assim como da promoção de uma atitude reflexiva e da inovação pedagógica na intervenção docente. No Capítulo 4, designado Formação Inicial/Formação Educacional, são apresentados os eixos da formação pedagógica-didática e formação científica, assim como do plano de estudos, estratégias e experiências de intervenção prática, para o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada. Ainda neste Capítulo é caraterizado o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, planificação e gestão do ensino, comunicação, clima de aula, aproveitamento e avaliação, mobilização de recursos: para uma atitude reflexiva sobre as práticas de ensino. No penúltimo capítulo, Capítulo 5, intitulado Projeto de intervenção: da investigação-ação(-investigação), não é consubstanciado o projeto inicialmente definido, nomeadamente focado no desenvolvimento de atividades no âmbito do Desporto Escolar. A paragem durante quase dois anos deste tipo de atividade devido ao covid-19, impediu o desenvolvimento do projeto, apresentando-se neste ponto uma reflexão sobre a importância do Desporto Escolar como programa que fomenta a introdução à prática desportiva e à competição, enquanto estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis e, ainda, como meio para desenvolver as áreas de competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Isto mesmo é assumido no Despacho n.º 7356/2021, onde são estabelecidas as normas de funcionamento do Desporto Escolar para o ano letivo de 2021-2022. No último capítulo, o Capítulo 6, designado Avaliação e Reflexões Finais, é elaborada uma avaliação sumária sobre as experiências desenvolvidas e apreendidas a partir da Prática de Ensino Supervisionada, refletindo sobre um processo claramente determinado pelas condições, possíveis de entender como limitações, colocadas ao processo de sedimentação de uma formação essencialmente prática, crítica e reflexiva num contexto real de ensino, caraterizado como um tempo de transição entre a realidade do mundo académico e o mundo profissional, no qual o exercício da docência se depara com situações diversificadas e problemáticas.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Guedes, Carolina; Ferreira, CarlosO presente Estágio Pedagógico, que sucede do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (I.S.E.I.T.) / Viseu- Instituto Piaget, realizado na Escola Secundária Alves Martins, junto da turma do 10ºP, no ano letivo 2020/2021, complementa com a realização do Relatório de Estágio Pedagógico. Neste sentido, o presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada pretende mostrar de uma forma abrangente e fundamentada todo o percurso experienciado na Prática de Ensino Supervisionada ao longo do ano letivo de estágio. O Relatório de Estágio abrange três capítulos, sendo que no primeiro é evidenciado a contextualização da prática desenvolvida, das expetativas inicias, no segundo uma análise reflexiva sobre toda a prática pedagógica recaindo nas fases de planeamento, de realização e de avaliação, do ensino à distância e da ética e profissionalismo e por último, o projeto de investigação. No que concerne ao projeto de investigação, referi um estudo realizado a 11 professores da Escola Secundária Alves Martins, escola essa onde realizei o estágio pedagógico. O estudo teve como objetivo analisar as perceções e reflexões de um conjunto de professores de Educação Física sobre a forma como viveram, pessoal e profissionalmente esta situação de confinamento provocada pelo COVID 19 e sobre os procedimentos e estratégias que tiveram que utilizar no sentido de desenvolverem a sua atividade docente dentro duma normalidade possível. Durante o período de prática docente, os conhecimentos que foram aprendidos foram aplicados em situações reais, ainda que de forma dirigida e supervisionada, de forma a tornar nos futuros docentes
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Pedro Jerson Neves de Santiago; Ferreira, CarlosO documento que a seguir se apresenta, designado de Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada (PES) constitui uma das componentes da Unidade Curricular com o mesmo nome. Nos seus objetivos, para além da narrativa, reflexão e ponderação crítica sobre o nosso percurso académico e profissional, pretende expressar as nossas perceções sobre a experiência que foi a frequência deste Curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, bem como o desempenho e trabalho desenvolvido no local onde realizámos a PES, considerando as diferentes dimensões consideradas neste quadro formativo. Complementando algumas considerações relativas à prática docente realizada durante a PES, procedemos igualmente à apresentação do projeto de investigação educativa realizado durante a mesma e que teve como objetivo indagar sobre as necessidades psicológicas básicas de um grupo de 20 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos, e a sua intenção da prática da natação em contexto escolar.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Marques, Joana; Ferreira, CarlosEste documento designado Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada pretende significar um texto reflexivo sobre os elementos fundamentais que integraram o nosso percurso formativo representado pela prática de ensino supervisionada e que foi realizada na Escola Secundária Alves Martins em turmas do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade. Circunstancialmente, pretende igualmente refletir um testemunho sobre como vivemos este contexto singular de emergência sanitária provocado pelo COVID 19 e como esta influenciou o exercício da prática docente e mais concretamente o ensino da Educação Física Escolar. No âmbito do nosso projeto de intervenção/investigação apresentamos, também, o estudo por nós realizado e onde procurámos indagar sobre as perceções dos alunos relativamente ao ensino à distância da Educação Física de uma forma virtual e como reagiram à utilização de plataformas e aplicações online e no caso concreto da aplicação “AGIT”.
- Relatório Final da Prática de Ensino SupervisionadaPublication . Ferreira, Tiago; Ferreira, CarlosO presente trabalho nasce no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do ISEIT de Viseu, Instituto Piaget. Ainda evidenciar que a sua realização pretender documentar todas as atividades desenvolvidas ao longo da PES, sempre com um caráter crítico e reflexivo, ao longo de todo o processo. Efetivamente existem diversos modelos de ensino, que visam conferir um elevado protagonismo ao aluno, deste modo, destaca-se o Modelo de Educação Desportiva (MED) - Sport Education Model, que advoga a colocação da educação lúdica (play education) num lugar destacado nas orientações curriculares da educação física (Siedentop, 2002). O presente trabalho caraterizará uma experiência de ensino “teaching experiment”, que será aplicada na Escola Secundária de Castro Daire, nomeadamente, numa turma do 9º A, com uma amostra de 22 alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 15 anos, em simbiose, também a turma do 12ºA, com uma amostra de 17 alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Castro Daire durante uma unidade de ensino (época desportiva) na modalidade de Ginástica (Solo e Aparelhos) onde o objetivo é analisar as perceções dos alunos. Assim, durante a execução da unidade de ensino, que contemplará os conteúdos de acordo com o Plano Nacional de Educação Física, bem como os Conteúdos Programáticos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, onde serão utilizadas estratégias de ensino focalizadas no Modelo de Educação Desportiva (MED), e onde se realizarão 5 aulas (9ºA) e 6 aulas (12ºA) que terão a duração de 90 minutos. Deste modo, o estudo tem como foco primordial calcular o impacto que esta unidade de ensino, estruturada segundo o MED, terá relativamente às perceções dos alunos, que consequentemente nos avaliará as aprendizagens e motivações, que estão claramente interligadas. No que diz respeito aos alunos, serão avaliadas as suas perceções para a prática das aulas de Educação Física pre-post (avaliadas no final) relativamente às caraterísticas estruturantes do MED.A técnica de recolha de dados a utilizar será através de questionários, um questionário traduzido e adaptado do Physical Education Season Survey” (Mohr, Townsend, Rairigh, & Mohr, 2003) e o tratamento de dados será na IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Pretende-se assim que este estudo nos possa dar informações que possamos analisar e discutir e dessa forma perceber o impacto provocado por este modelo de ensino nos alunos.