ISG - Dissertações de Mestrado em Estratégia de Investimento e Internacionalização
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISG - Dissertações de Mestrado em Estratégia de Investimento e Internacionalização by advisor "Costa, Sacramento"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A Inteligência Económica aplicada no Processo de Internacionalização. O Setor da Vinha e do VinhoPublication . Pinheiro de Almeida, Luís Manuel; Costa, SacramentoTendo como premissa que a Internacionalização deve ser entendida como um processo, alicerçado em decisões de gestão estratégica, a presente investigação visa conhecer e compreender as práticas de Inteligência Económica que estão sendo utilizadas. A entrada em mercados dinâmicos, globalizados e altamente competitivos implica o conhecimento atempado da realidade envolvente, pelo que a Inteligência Económica, sendo uma ferramenta de gestão ao serviço da empresa, possibilita compreender o meio envolvente e desenvolver capacidades organizacionais que permitam antecipar, agir, reagir, identificar ameaças e oportunidades. A metodologia adotada baseou-se numa abordagem mista de cariz qualitativo e quantitativo. Como técnicas de recolha de dados utilizou-se a entrevista e o inquérito por questionário concebido especialmente para o efeito. De acordo com a investigação desenvolvida a maioria das empresas inquiridas usa a informação existente no seu seio, privilegia a informação que lhe permite antecipar as alterações dos mercados, está disponível para frequentar ações de formação sobre a temática - Missões Empresariais, tem consciência da pertinência da Informação sobre os aspectos burocráticos e jurídicos dos diferentes países, investe na compreensão das necessidades dos seus clientes, divulga a Informação de modo orientado para os diferentes serviços e utiliza controlos de acesso e proteção dos suportes de informação.
- Nova Oportunidade de Negócio para Portugal: Caracterização do mercado e Produtos Halal, análise do Comportamento de Consumidores e Empresas PortuguesasPublication . Saná Hussen Faruk, Raissa; Costa, SacramentoA terminologia halal não é apenas uma questão religiosa, tornou-se atualmente num fator “chave” de negócios. Em tempos de uma economia globalizada e de grande concorrência, vemos cada vez mais produtos específicos para cada grupo de consumidores. Logo, não se poderia deixar de considerar como mercado potencial a religião com maior crescimento, a religião muçulmana. Este mercado movimenta atualmente milhões de dólares. O objetivo deste trabalho é de identificar novas oportunidades de negócio para a economia portuguesa, sendo assim é necessário analisar e conhecer as particularidades inerentes ao mercado Halal. Para fundamentar este estudo, foi analisado o crescimento do mercado Halal a nível mundial, os consumidores, as tendências e a religião Islâmica. O foco principal deste trabalho baseia-se em conhecer o consumidor muçulmano nacional percebendo o seu comportamento e dificuldades no atual mercado português. Desta forma, a metodologia utilizada foi baseada em duas fases: primeiro numa análise de consumidores muçulmanos portugueses e de seguida no interesse das empresas portuguesas da indústria alimentar. Foi observado através dos resultados que os consumidores regem-se sobretudo pela forte componente de compromisso religioso e existe grande importância de os produtos terem associado o certificado Halal. Relativamente à análise empresarial observou-se desinteresse na participação neste projeto.
- O Perfil das Empresas Portuguesas com Relações Comerciais no Mercado AngolanoPublication . de Jesus Araújo Marques de Carvalho, Teresa; Costa, SacramentoO presente Relatório de Estagio visa traçar o perfil das empresas portuguesas que tem relações comerciais com o mercado angolano. Neste contexto, tendo como alicerce o referencial teórico sobre internacionalização, foram observadas, através de inquérito por questionário, empresas portuguesas que estão presentes no mercado angolano, com o propósito de as caracterizar, identificar as motivações da escolha do mercado angolano, os obstáculos que mais se destacaram no decurso do processo de internacionalização para Angola, assim como as formas de presenças adotadas, e por fim, as similitudes da abordagem da empresas portuguesas presentes no mercado angolano face às correntes teóricas vigentes, que são objeto de análise neste estudo. No tratamento dos dados procedeu-se a análise descritiva das variáveis e também foi efetuada uma análise relacional entre algumas variáveis, que permitiu identificar e caracterizar o perfil das empresas portuguesas que internacionalizaram o seu negócio para o mercado angolano. Os resultaram evidenciaram, desta forma que a maior parte das empresas inquiridas, está presente em Angola há mais de cinco anos. Destacou-se ainda a importância da exportação, enquanto opção prioritária na abordagem ao mercado angolano, a prevalência da importância percebida dos obstáculos extrínsecos como, insuficiências de apoio a internacionalização, em detrimento dos obstáculos intrínsecos à empresa, e que foram principalmente motivadas pela necessidade de crescimento empresarial e pela atratividade do mercado angolano.