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- Relação entre a Qualidade de Serviços e a Satisfação do Consumidor: Estudo do caso: Dr. Bayard – Fábrica de Rebuçados Bayard, LdaPublication . Clemente, Teresa Jacemira Cachimbombo; Rosado, DavidDentro do Sector de Serviços, o que maior notoriedade tem, é o Sector de Satisfação do Cliente. O objectivo deste trabalho é de compreender como a qualidade de serviço pode influenciar a satisfação do cliente/consumidor. Para isso, foi realizado um levantamento de campo numa loja utilizando uma abordagem qualitativa e quantitativa. Estudámos algumas dimensões da qualidade de serviço, materializadas nos dois inquéritos realizados, para medir a força do relacionamento entre satisfação de cliente e qualidade de serviço. As conclusões do estudo mostraram uma existência na relação entre a qualidade percebida e satisfação. Este estudo contribuiu para que os profissionais da área tenham um maior entendimento sobre as necessidades dos clientes, de forma a satisfazê-los, permitingo também uma melhor gestão das estratégias criadas na empresa.
- Trabalhar no Banco Espírito Santo dos Açores - Relatório de EstágioPublication . Silva Rego, Luís Miguel; Cabrito, BelmiroO presente trabalho tem como objetivo apresentar o Estágio Curricular desenvolvido na instituição financeira Banco Espírito Santo dos Açores, a fim de se obter o grau de Mestre em Gestão Financeira, pelo Instituto Superior de Gestão. As instituições financeiras e, neste caso, os bancos, cuja principal função é obter depósitos de recursos excedentários e conceder crédito a partes necessitadas, gerando lucro pela cobrança de uma taxa de juro, desempenham um papel crucial na medida em que asseguram o funcionamento dos sistemas de pagamentos, o que permite que os mercados desenvolvam a suas atividades e que os particulares e empresas se desloquem e atuem em locais distantes, possibilitando a circulação da moeda. É com base no papel que os bancos desempenham e tendo em conta a formação superior detida, que se escolheu este tipo de instituição para o primeiro contacto com o mercado de trabalho. O estágio realizado centrou-se nos demais departamentos comerciais do BES dos Açores, por forma a dar a conhecer ao estagiário os produtos e serviços disponibilizados pelo banco, bem como as operações aí realizadas. Neste projeto, enquadram-se todas as áreas estudadas, as principais atividades desempenhadas e dão-se, sempre que se verificou necessário, sugestões de melhoria contínua aos departamentos integrados.
- Nova Oportunidade de Negócio para Portugal: Caracterização do mercado e Produtos Halal, análise do Comportamento de Consumidores e Empresas PortuguesasPublication . Saná Hussen Faruk, Raissa; Costa, SacramentoA terminologia halal não é apenas uma questão religiosa, tornou-se atualmente num fator “chave” de negócios. Em tempos de uma economia globalizada e de grande concorrência, vemos cada vez mais produtos específicos para cada grupo de consumidores. Logo, não se poderia deixar de considerar como mercado potencial a religião com maior crescimento, a religião muçulmana. Este mercado movimenta atualmente milhões de dólares. O objetivo deste trabalho é de identificar novas oportunidades de negócio para a economia portuguesa, sendo assim é necessário analisar e conhecer as particularidades inerentes ao mercado Halal. Para fundamentar este estudo, foi analisado o crescimento do mercado Halal a nível mundial, os consumidores, as tendências e a religião Islâmica. O foco principal deste trabalho baseia-se em conhecer o consumidor muçulmano nacional percebendo o seu comportamento e dificuldades no atual mercado português. Desta forma, a metodologia utilizada foi baseada em duas fases: primeiro numa análise de consumidores muçulmanos portugueses e de seguida no interesse das empresas portuguesas da indústria alimentar. Foi observado através dos resultados que os consumidores regem-se sobretudo pela forte componente de compromisso religioso e existe grande importância de os produtos terem associado o certificado Halal. Relativamente à análise empresarial observou-se desinteresse na participação neste projeto.
- Os Bancos na Região Autónoma da Madeira.Tomada de decisão e Financiamento de Projectos de Investimento: Estudo de CasoPublication . Graciete de Chaves, Maria; Cabrito, BelmiroA tomada de decisão é um tema constantemente debatido no meio académico quer pelo facto de que da decisão tomada resultam práticas diferentes e, também, porque são múltiplos os critérios que os decisores recorrem, para decidir. Nesta investigação a proposta é estudar a tomada de decisão ao financiamento dos projetos de investimento por parte dos bancos às empresas, procurando estabelecer os critérios e informação mais relevantes na avaliação desses projetos. Para tal, analisou-se o processo de tomada de decisão em três instituições bancárias. Para o conhecimento científico desta realidade, recorreu-se à compreensão e discussão das teorias de racionalidade e tipologias de processos de decisão que se apresenta na parte teórica desta dissertação; o objetivo foi a compreensão dos processos de decisão e entendimento daquele que mais se adequa aos bancos em estudo. Desta forma, seria possível um conhecimento mais profundo da tomada de decisão ao financiamento dos projetos de investimento. Os resultados da investigação referem-se, apenas, aos três bancos que participaram no estudo, tratando-se de um estudo de caso múltiplo que se auxiliou, para a colheita de dados, de uma entrevista semidiretiva realizada a três atores que, nos respetivos bancos, participam na decisão ao financiamento de projetos de investimento na Região Autónoma da Madeira. As principais conclusões apontam para o facto de a tomada de decisão nestes bancos ser conduzida em conformidade com o modelo de processo de decisão de Mintzberg, et al. (1976), em que as decisões são as satisfatórias aos critérios de decisão do banco apresentando os decisores uma autonomia limitada de decisão para o que recorrem a um conjunto de indicadores económico-financeiros.