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A Inteligência Económica aplicada no Processo de Internacionalização. O Setor da Vinha e do Vinho

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Tendo como premissa que a Internacionalização deve ser entendida como um processo, alicerçado em decisões de gestão estratégica, a presente investigação visa conhecer e compreender as práticas de Inteligência Económica que estão sendo utilizadas. A entrada em mercados dinâmicos, globalizados e altamente competitivos implica o conhecimento atempado da realidade envolvente, pelo que a Inteligência Económica, sendo uma ferramenta de gestão ao serviço da empresa, possibilita compreender o meio envolvente e desenvolver capacidades organizacionais que permitam antecipar, agir, reagir, identificar ameaças e oportunidades. A metodologia adotada baseou-se numa abordagem mista de cariz qualitativo e quantitativo. Como técnicas de recolha de dados utilizou-se a entrevista e o inquérito por questionário concebido especialmente para o efeito. De acordo com a investigação desenvolvida a maioria das empresas inquiridas usa a informação existente no seu seio, privilegia a informação que lhe permite antecipar as alterações dos mercados, está disponível para frequentar ações de formação sobre a temática - Missões Empresariais, tem consciência da pertinência da Informação sobre os aspectos burocráticos e jurídicos dos diferentes países, investe na compreensão das necessidades dos seus clientes, divulga a Informação de modo orientado para os diferentes serviços e utiliza controlos de acesso e proteção dos suportes de informação.

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Keywords

Informação, Estratégia, Inteligência, Internacionalização e Decisão.

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