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Authors
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Abstract(s)
Tendo como premissa que a Internacionalização deve ser entendida como um
processo, alicerçado em decisões de gestão estratégica, a presente investigação
visa conhecer e compreender as práticas de Inteligência Económica que estão
sendo utilizadas. A entrada em mercados dinâmicos, globalizados e altamente
competitivos implica o conhecimento atempado da realidade envolvente, pelo que a
Inteligência Económica, sendo uma ferramenta de gestão ao serviço da empresa,
possibilita compreender o meio envolvente e desenvolver capacidades
organizacionais que permitam antecipar, agir, reagir, identificar ameaças e
oportunidades.
A metodologia adotada baseou-se numa abordagem mista de cariz qualitativo e
quantitativo. Como técnicas de recolha de dados utilizou-se a entrevista e o inquérito
por questionário concebido especialmente para o efeito.
De acordo com a investigação desenvolvida a maioria das empresas inquiridas usa
a informação existente no seu seio, privilegia a informação que lhe permite antecipar
as alterações dos mercados, está disponível para frequentar ações de formação
sobre a temática - Missões Empresariais, tem consciência da pertinência da
Informação sobre os aspectos burocráticos e jurídicos dos diferentes países, investe
na compreensão das necessidades dos seus clientes, divulga a Informação de modo
orientado para os diferentes serviços e utiliza controlos de acesso e proteção dos
suportes de informação.
Description
Keywords
Informação, Estratégia, Inteligência, Internacionalização e Decisão.