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A terminologia halal não é apenas uma questão religiosa, tornou-se atualmente num fator “chave” de negócios. Em tempos de uma economia globalizada e de grande concorrência, vemos cada vez mais produtos específicos para cada grupo de consumidores. Logo, não se poderia deixar de considerar como mercado potencial a religião com maior crescimento, a religião muçulmana. Este mercado movimenta atualmente milhões de dólares.
O objetivo deste trabalho é de identificar novas oportunidades de negócio para a economia portuguesa, sendo assim é necessário analisar e conhecer as particularidades inerentes ao mercado Halal.
Para fundamentar este estudo, foi analisado o crescimento do mercado Halal a nível mundial, os consumidores, as tendências e a religião Islâmica. O foco principal deste trabalho baseia-se em conhecer o consumidor muçulmano nacional percebendo o seu comportamento e dificuldades no atual mercado português.
Desta forma, a metodologia utilizada foi baseada em duas fases: primeiro numa análise de consumidores muçulmanos portugueses e de seguida no interesse das empresas portuguesas da indústria alimentar. Foi observado através dos resultados que os consumidores regem-se sobretudo pela forte componente de compromisso religioso e existe grande importância de os produtos terem associado o certificado Halal. Relativamente à análise empresarial observou-se desinteresse na participação neste projeto.
Description
Keywords
Novo Mercado; Halal; Consumidor Muçulmano; Oportunidades de Negócio; Indústria Alimentar.