ESAP - Escola Superior Artística do Porto
Permanent URI for this community
A Escola Superior Artística do Porto (Esap) tem como entidade instituidora a Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto (CESAP), entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos, constituída em Maio de 1982 e legalizada por escritura publicada no Diário da República n.º 202, III série, de 1 de Setembro de 1982, tendo autorização de funcionamento concedida pelo despacho 129/mec/86, de 28 de Junho. A diversidade das áreas de actividade e de saber existentes – Arquitectura, Artes Plásticas, Fotografia, Design e Comunicação Multimédia, Cinema e Audiovisual, Teatro e Produção Cultural – permite uma prática pedagógica em que a interacção e o cruzamento entre os cursos leccionados na ESAP, se constituem como uma característica própria do Projecto da Escola Superior Artística do Porto.
Browse
Browsing ESAP - Escola Superior Artística do Porto by advisor "Araújo, Nelson"
Results Per Page
Sort Options
- AMPLIFICAÇÃO DO OLHAR NO CINEMA DOCUMENTAL PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE REALIZAÇÃOPublication . Babo, Leonor Costa; Araújo, NelsonO cinema português não teve a ambição de criar um movimento concreto com características próprias nacionais até meados dos anos 90, altura em que se viu surgir um grupo novo de cineastas que rejeitou as principais tradições do documentário clássico e se comprometeu a criar documentários. Neste texto proponho me a desenvolver uma investigação sobre este grupo, em particular sobre os casos de Catarina Mourão e Catarina Alves Costa que, por meio dos seus filmes, alcançaram essa renúncia. De facto, foi da análise das obras das cineastas que surgiu inspiração para a abordagem do documentário “Vozes e Perspetivas Visuais”, em que optei por abordar temas adjacentes de transdisciplinaridade, espaço e conceito de efemeridade. No documentário Vozes e Perspetivas Visuais” descrevo as suas diferentes fases, o processo de criação do mesmo, o desenvolvimento da sua pré-produção, bem como da sua produção, particularmente as rodagens, e pós-produção, terminando com síntese dos obstáculos e dificuldades apresentadas ao longo do projeto.
- A ARTE EM “TERRA VIL”Publication . Lia Faro Cleto; Araújo, NelsonComo objeto de avaliação final no Mestrado em Realização: Cinema e Televisão na Escola Superior Artística do Porto, estive em estágio, em 2024, na equipa de arte de uma longa-metragem portuguesa intitulada “Terra Vil”. Neste contexto, fiz um trabalho de pesquisa sobre a área da direção de arte que aprofundei com os conhecimentos obtidos em estágio, formando assim o presente relatório. Este trabalho está dividido em duas partes, uma inicial de pesquisa sobre o tema e uma segunda sobre o estágio em si. A direção de arte é um departamento importante na criação de qualquer conteúdo visual, seja em cinema ou até em marketing. É relevante perceber quais os aspetos que caracterizam este trabalho, como este se materializa e qual o seu papel no cinema em específico, uma vez que é esse o tema do Mestrado. Através do estágio numa longa-metragem consegui integrar-me totalmente nesta área e perceber as suas mais valias, as suas contribuições para o cinema, mas também as suas fragilidades.
- CALL ME REAL – CHAMA-ME REALPublication . Mendes, Gonçalo Alexandre Martins; Araújo, Nelson; Campos, Luís VieiraA Pandemia e as doenças mentais são o grande foco deste projeto, depois como temas subjacentes, a memória e o sentido da vida, serão abordados através desta curta-metragem, projeto de mestrado no âmbito da realização cinematográfica e televisiva, que tem como objetivo dar a conhecer e desenvolver os temas presentes. A partir de uma análise da pandemia, que dificultou a vida e rotina de todos, irei relacionar os acontecimentos e os seus impactos no mundo no presente e no futuro, e como estes contribuíram para a solidão geral, principalmente nas pessoas mais velhas. Contextualizando depois as doenças mentais, com claro foco na depressão e crise de identidade na cultura contemporânea e como a sociedade as trata, através de vários estudos iremos compreender o estigma associado a estas doenças. Será apresentado uma análise entre a loucura e psicologia, onde iremos conhecer os transtornos mentais através do cinema, com ênfase no cinema de Bergman. Concluindo com os temas da memória e da vida, iremos descrever como a memória molda a nossa identidade, com exemplos do cinema de Tarkovski e Alain Resnais, e sobre o ciclo da vida, uma observação desde a juventude à velhice, e como os nossos sonhos e objetivos contribuem para a nossa felicidade. Segue-se uma abordagem em termos de influências cinematográficas. Foi feita uma análise a vários filmes, e como estes ajudaram na construção da narrativa e construção de personagens. No fim será descrito todo o processo de criação, desde a pré, produção e pós-produção, no processo geral de como tudo foi criado, passando pela especificação das gravações e termino na pós-produção e nas dificuldades gerais deste projeto.
- CicloPublication . Montenegro Niehues, Rafael; Araújo, NelsonO ser humano encontra-se em constante estado de evolução ao longo do seu crescimento. Devido à pluralidade de culturas existentes pelo globo, cada indivíduo molda a sua personalidade enquanto adquire as suas vivências e aprendizagens individuais, muitas delas distintas entre si. Esta diversificação de mentalidades produz pessoas com capacidades, tanto maiores como menores, de interação social. Isto torna a cooperação laboral entre, por exemplo, duas pessoas, mais produtiva quando ambas possuem visões do mundo similares, assim como também esta revela-se mais desafiante quando as visões são completamente díspares. Dependendo do modo como que os envolvidos assimilam informação e transmitem as suas emoções, esta última situação pode conduzir a um eventual conflito, verbal ou até físico. No desfecho deste evento, cada um sentirá, psicologicamente, o impacto do mesmo na sua forma particular e isto irá influenciar o modo como ordenarão a continuação das suas vidas. Segundo a crença popular, as ações positivas geram retornos positivos e as ações negativas, logicamente, geram retornos negativos. Esta ideia sugere a existência de um ciclo de eventos circunstanciais que impacta cada indivíduo conforme a sua conduta de vida, influenciando diretamente o futuro de cada um. Com base nesta sequência de ideias, decidi realizar uma curta-metragem original de ficção como trabalho de projeto final do mestrado. Utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado como ferramenta principal e a filmografia de renomados cineastas e guionistas norte-americanos como fonte de inspiração, criei uma história sobre dois personagens de personalidades antagónicas com diálogos e ações que provocam um ciclo de repetições de eventos entre ambos. Nesta produção, rodada nos municípios do Porto e da Trofa, tive o privilégio de exercer as funções de realizador, produtor, argumentista, operador de câmara, editor e figurante. Contando com o apoio de pessoas próximas a mim, tanto experientes como novatas no contexto da criação de conteúdo audiovisual, da loja Bikes Intemporal e de entidades como a Porto Film Commission e a Federação Académica do Porto, a realização desta curta-metragem foi bem sucedida.
- O CINEMA EXCECIONAL: IDA LUPINO E SEU LOCAL NA REPRESENTATIVIDADE FEMININAPublication . Marcela Silva Rocha; Araújo, NelsonO presente trabalho desenvolve um caminho frente às questões que envolvem a realidade da realização de Ida Lupino em função de seu tempo, espaço e vivência no período clássico do cinema. A intenção principal parte em perceber quais nuances dentro do contexto da realizadora foram decisivos para a sua carreira e para o modo de representação feminina que ela passa a desenvolver. Para isso, a investigação parte de um princípio que norteia ao máximo o ambiente físico, social e normativo no qual o cinema toma forma. Como momento introdutório, a retomada parte aos primeiros anos da sua presença a partir da ótica sobre as formas de criação e a relação frente aos agentes de atuação desse meio, especialmente dedicado aos pontos que se viram como ativos para a seguinte construção da linguagem. Depois, de forma a também perceber as mudanças ocorridas no período transicional para a indústria cinematográfica, são apresentados alguns dos principais fatores que submeteram a inversão do domínio sobre quem passa a criar e quem passa a atuar frente às câmaras, e especialmente como os resultados sobre o desenvolvimento de tais narrativas passa a ser percebido na sociedade. Em seguida, como forma de efetivamente inserir a presença da figura protagonista deste projeto, um levantamento sobre a sua biografia em distintas fases e expressões de sua vida serve como conexão ao que ambienta todo o do cenário que a cerca, e que passa assim a se interligar aos métodos de trabalho que se desenvolvem em seus anos de realização Na fase final do trabalho, as análises sobre os filmes de Ida Lupino, mantendo sempre como perspetiva de conhecimento as diversas construções da figura feminina em cena, passam a ser apresentadas. Toda essa visão é trabalhada de forma a manter ativa e presente todas as questões que se relacionam ao género também nas abordagens e construções críticas de cada uma das personagens desenvolvidas por Ida Lupino em suas obras cinematográficas.
- DA TEORIA À PRÁTICA: UMA IMERSÃO NO MUNDO DA TELEVISÃOPublication . Catarina Barbosa Novais; Araújo, NelsonO presente relatório advém da minha experiência no estágio curricular inserido no Mestrado de Realização em Cinema e Televisão, da Escola Artística Superior do Porto. O estágio foi realizado no Porto Canal, entre 6 de maio e 18 de julho de 2024, perfazendo um total de 450 horas. Durante o estágio, que se realizou no departamento de Produção de Informação, tendo ainda abrangido os estúdios e exteriores, participei em todas as fases de produção, desde a pré-produção até à pós-produção, adquirindo uma compreensão aprofundada dos processos e dinâmicas envolvidas na criação de conteúdos televisivos. Este relatório detalha os processos de produção televisiva, com um foco particular nos mecanismos e criações das emissões. O estudo é baseado na experiência adquirida em diversas áreas da televisão, onde foram explorados diferentes aspetos da produção e da realização televisiva. O estágio abrangeu todos os momentos da produção, desde a conceção inicial e planeamento até à execução e edição, tendo proporcionado uma visão prática sobre a importância da coordenação e da logística nas operações televisivas, bem como a utilização de tecnologias de edição e de transmissão. Uma parte significativa das horas de estágio foi ainda dedicada à realização televisiva, onde tive a oportunidade de aprender com os técnicos da régie sobre as suas funções, podendo ainda exercer as mesmas. Estive também presente no estúdio, assistindo e aprendendo, de forma a familiarizar-me com todas as tarefas e também com o equipamento técnico envolvido. Esta experiência foi crucial para entender a dinâmica e a complexidade do controlo técnico durante as transmissões ao vivo e gravadas, e ainda a interação entre a régie e o estúdio. Além disso, pude analisar e deparar-me com os desafios enfrentados durante a produção de conteúdos informativos e as soluções implementadas para superá-los. A colaboração entre os diversos profissionais envolvidos, incluindo produtores, jornalistas e técnicos, revelou-se crucial para garantir a qualidade final das emissões e, consequentemente, para a minha aprendizagem. 7 Os resultados deste relatório sublinham a complexidade da produção e da realização televisiva, e as as suas necessidades e responsabilidades, de forma que seja possível criar e entregar conteúdos de alta qualidade, dentro das limitações deste canal. Dessa forma, o estágio curricular no Porto Canal proporcionou-me uma experiência prática inestimável e uma compreensão aprofundada de todos os aspetos da produção e realização televisiva ligados à realidade na qual fui inserida. A interação direta com profissionais experientes e a oportunidade de desempenhar diversas funções na redação, na régie e no estúdio foram fundamentais para compreender a complexidade e os segredos de uma estação televisiva. Este relatório destaca ainda a importância da colaboração e da comunicação eficaz entre os diferentes departamentos e profissionais, e reforça a necessidade de uma abordagem meticulosa, ponderada e integrada para garantir a qualidade na criação de conteúdos televisivos.
- DIÁSPORA, SAUDADE E ESPAÇOS LIMINARES NO CINEMA CONTEMPORÂNEOPublication . Khodr, Yohanan; Araújo, Nelson; Rosa, LilianaThis thesis explores the intersection of diaspora, liminal spaces, and saudade in contemporary cinema. Drawing on the theories of Hamid Naficy, Avtar Brah, and Robin Cohen, the study examines the representation of diasporic experiences and identities in films from different regions and contexts. Additionally, the thesis delves into the concept of saudade and its representation in Lusophone literature through the works of various authors. Through the analysis of nine selected films and works of literature, the study aims to identify patterns and tendencies in the representation of diaspora and liminal spaces in cinema and saudade in cinema and literature. Overall, the research contributes to the understanding of diaspora, liminal spaces, and saudade as crucial themes in contemporary cinema and literature.
- Escolha MúltiplaPublication . Pereira Marques, Carla Daniela; Araújo, NelsonTratando-se de um mestrado direcionado para a realização cinematográfica e televisiva, é a partir desta perspetiva que se dá a conhecer todo o desenvolvimento de um trabalho que tem por finalidade, a construção de uma curta-metragem de ficção. Ao longo do relatório de trabalho, exponho e descrevo o conteúdo de um argumento cinematográfico, assim como, grande parte do processo criativo desde a pré-produção, passando pelo período de gravações, até à pós-produção. Na memória do projeto, também apresento as principais intenções do filme, de modo a esclarecer o seu resultado final. Refiro-me, nomeadamente, ao conceito do livre-arbítrio. Neste ponto, procuro – a partir de uma investigação de caráter filosófico ou de pensamentos teorizados já existentes –, atribuir maior coerência e consistência ao tema em questão. Assim, como existem, atualmente, três teorias elementares, construídas por diferentes Filósofos que tentam definir o conceito do livre arbítrio – a teoria dos deterministas, liberalistas e compatibilistas –, apresento a visão de alguns desses autores, tais como: Espinoza, Nietzsche, Schopenhauer e Nagel, de modo a explicar e debater o tema supracitado.
- A experiência subjectiva do imigrante nos filmes diários de Jonas MekasPublication . Farias, Jessica Mirely; Araújo, Nelson; Campos, Luís VieiraOs cinemas amateur, avant-garde, experimental e underground foram movimentos precursores fundamentais para o surgimento do filme-diário como uma possibilidade de representação autobiográfica no cinema. A criação de novas tecnologias de vídeo a partir dos anos 1920 - como as câmeras de filme 16mm e 8mm - foi determinante para que, a partir da década de 1960, um grande número de cineastas começassem a realizar filmes com o intuito de retratar suas vidas e seu cotidiano. Esse é também o caso de Jonas Mekas, lituano que imigrou aos Estados Unidos após passar anos como exilado em campos de trabalho forçado na Alemanha. Ao chegar em Nova Iorque, Mekas adquiriu uma Bolex 16mm com a qual passou a captar momentos do seu dia-a-dia no novo país. Dessa forma, este trabalho analisa quatro filmes-diários do realizador, são eles: Diaries, Notes and Sketches: Walden (1969), Reminiscences of a Journey to Lithuania (1972), Lost, Lost, Lost (1976) e The Out-takes from the Life of a Happy Man (2012), com o objetivo de identificar como as temáticas relacionadas à experiência do estrangeiro se apresentam nas obras de Mekas, além de buscar entender de que maneira a vivência subjetiva e pessoal do realizador se conecta com a experiência coletiva de diversas pessoas que se encontram na mesma situação de imigrantes ou exilados. Ao analisar o conteúdo das obras e estabelecer, nos filmes-diários de Jonas Mekas, ligações com os elementos apresentados na abordagem teórica e na contextualização histórica prévia, é possível observar, nos filmes-diários do realizador, uma narrativa singular e subjetiva das vivências e reflexões pessoais do realizador, como também diversos elementos que remetem aos estudos relacionados à experiência do ser estrangeiro de maneira plural e coletiva.
- Os Habitantes: O Cinema e a Crise Espiritual dos Tempos ContemporâneosPublication . Brasão, Pedro Paulo Reis; Araújo, Nelson; Campos, Luís VieiraOs Habitantes: O Cinema e o Problema Espiritual dos Tempos Contemporâneos, é o nome da componente escrita e teórica deste projeto, sendo “Os Habitantes” o nome do filme que realizei para a obtenção do grau de mestre. A sociedade enfrenta hoje um grande problema de natureza espiritual, Nietzsche falava da morte de Deus no séc. XVIII, mas hoje em dia com uma maior liberdade de expressão, de pensamento, e com um nível de educação maior a população continuou a questionar os dogmas religiosos, instituídos previamente pela religião maioritária em Portugal, o catolicismo. Por um lado, o afastamento das pessoas destas estruturas, pré-concebidas, concedeu-lhes uma visão mais abrangente da vida, no entanto ao renegar estes valores, também as mesmas ficaram mais expostas às crises existenciais, e é no surgir destas crises que os indivíduos começam a comunicar consigo próprios e a se reaproximar do seu espírito, criando assim uma religião individual. O processo até atingir esta individualidade espiritual, nem sempre é clara, é aqui onde se nota a necessidade de um guia espiritual, recorrendo às obras de Friedrich Nietzsche e às palavras do Padre Tolentino Mendonça, apresento várias soluções, como o Amor Fati, a Recorrência Eterna e a ideia de saber habitar uma pergunta. Por fim, falo do processo de desenvolvimento, por detrás do meu filme ―Os Habitantes‖, desde a pré-produção até a pós-produção.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »