Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-12"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- A experiência subjectiva do imigrante nos filmes diários de Jonas MekasPublication . Farias, Jessica Mirely; Araújo, Nelson; Campos, Luís VieiraOs cinemas amateur, avant-garde, experimental e underground foram movimentos precursores fundamentais para o surgimento do filme-diário como uma possibilidade de representação autobiográfica no cinema. A criação de novas tecnologias de vídeo a partir dos anos 1920 - como as câmeras de filme 16mm e 8mm - foi determinante para que, a partir da década de 1960, um grande número de cineastas começassem a realizar filmes com o intuito de retratar suas vidas e seu cotidiano. Esse é também o caso de Jonas Mekas, lituano que imigrou aos Estados Unidos após passar anos como exilado em campos de trabalho forçado na Alemanha. Ao chegar em Nova Iorque, Mekas adquiriu uma Bolex 16mm com a qual passou a captar momentos do seu dia-a-dia no novo país. Dessa forma, este trabalho analisa quatro filmes-diários do realizador, são eles: Diaries, Notes and Sketches: Walden (1969), Reminiscences of a Journey to Lithuania (1972), Lost, Lost, Lost (1976) e The Out-takes from the Life of a Happy Man (2012), com o objetivo de identificar como as temáticas relacionadas à experiência do estrangeiro se apresentam nas obras de Mekas, além de buscar entender de que maneira a vivência subjetiva e pessoal do realizador se conecta com a experiência coletiva de diversas pessoas que se encontram na mesma situação de imigrantes ou exilados. Ao analisar o conteúdo das obras e estabelecer, nos filmes-diários de Jonas Mekas, ligações com os elementos apresentados na abordagem teórica e na contextualização histórica prévia, é possível observar, nos filmes-diários do realizador, uma narrativa singular e subjetiva das vivências e reflexões pessoais do realizador, como também diversos elementos que remetem aos estudos relacionados à experiência do ser estrangeiro de maneira plural e coletiva.
- O papel da Polícia de Segurança Pública perante a denúncia do crime de burla informática com a utilização fraudulenta da aplicação MBWAYPublication . Russo, Nuno Alexandre Ramos
- O Princípio da Justiça e da Razoabilidade na atividade policialPublication . Moço, Teresa Maria Gomes
- A cooperação Policial na ONU: a “genderização” como um desafio estratégico para a PSPPublication . Santos, José Miguel Maia Pita dosA cooperação internacional policial influi na modularidade e interdisciplinaridade do conceito de segurança, sendo que está inerente à jurisdição do Estado português. Nessa senda, está plasmado na lei portuguesa, que as polícias podem atuar no exterior do país, tendo como base acordos, princípios de direito internacional, em cooperação com entidades supranacionais e outros países ou organizações, de que seja membro Portugal. Para materializar esse empenhamento dos polícias, como agentes promotores da paz, relembramos a indispensabilidade de empenho de polícias do género feminino, decorrente da agenda Mulheres, Paz e Segurança - Resolução 1325, do Conselho de Segurança da Organização das nações Unidas (CSNU, 2000), consubstanciando-se num compromisso político, sob a égide do Secretário-Geral da ONU, em que reafirma a igualdade e importância das mulheres, determinante para mediar processos de paz e soluções políticas. Neste trabalho iremos discorrer acerca do conceito de cooperação e caraterizar as missões de paz, para depois abordar os desafios no empenhamento de elementos do género feminino, da Polícia de Segurança Pública (PSP), nas missões da ONU, de modo a percecionar a adequação dos imperativos exigidos, com os desafios nacionais e considerando o empenho na cooperação policial, desde 1995, data que marca o início de uma presença constante da PSP em missões internacionais.
- A nutrição como pilar da saúde dos policias: uma proposta para a PSPPublication . Pereira, RicardoNum mundo cada vez mais obesogénico, em que o excesso de peso e a obesidade são considerados uma epidemia global crescente, é muito importante falarmos sobre nutrição e alimentação saudável. Os polícias, pelas características da sua profissão, estão em risco superior de sofrer de excesso de peso e obesidade e dos problemas para a saúde que daí advêm, o que acarreta grandes custos relacionados com absentismo, presenteísmo e cuidados de saúde. Este trabalho teve como objetivo analisar o estado atual da discussão sobre estes temas na Polícia de Segurança Pública, e procurar propostas de futuro que trouxessem à luz essa discussão e ajudassem a analisar o estado atual dos polícias. Foram analisados os conceitos de excesso de peso e obesidade, índice de massa corporal, nutrição e alimentação saudável. Foram apresentados estudos sobre a realidade da população portuguesa, dos polícias, dos efeitos e custos, bem como dos resultados de intervenções no âmbito da nutrição e saúde nos locais de trabalho. Por fim, foi verificado que existem poucos estudos sobre esta problemática dentro da Polícia de Segurança Pública, e foram apresentadas diferentes propostas para discussão.
- Policiamentos em recintos desportivos: cartão de adepto - zonas com condições especiais de acesso e permanência de adeptosPublication . Freitas, António Manuel Dourado
- SCHUBERT, MOZART - ORQUESTRA ACADÉMICA METROPOLITANAPublication . Leitão, Rui Campos; Burfin, Jean-Marc; Valente, RossanaBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Académica Metropolitana a 12 de Novembro de 2021 no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana. O programa do concerto foi incluído nas comemorações dos 30 anos da Metropolitana, tendo como a solista a ex-aluna da ANSO Rossana Valente, Flauta. O concerto foi dirigido pelo Maestro Jean-Marc Burfin, Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana, e pelos alunos Alunos da Licenciatura em Música da ANSO.
- O formato X3P como meio de comunicação entre diferentes Abis na prova forense balísticaPublication . Pereira, José António dos SantosAs ocorrências criminais com armas de fogo não são exclusivamente internas de um país, tendo atravessado toda a Europa devido à abertura das fronteiras entre os Estados Membros da União Europeia e a livre circulação de pessoas e bens. Relacionar, pois, vários crimes cometidos com a mesma arma de fogo em diferentes países, torna-se uma tarefa hercúlea se a tecnologia científica, em concreto a balística identificativa através das correlações efetuadas nas bases de dados, não estiver ao serviço da justiça e da segurança dos cidadãos. Efetuou-se uma análise das caraterísticas técnicas e das potencialidades do formato de arquivo XML x3p como uma ferramenta de envio e receção de ficheiros com dados balísticos, projéteis ou cartuchos, que permita correlacionar os casos em investigação com as bases de dados de casos abertos – pendentes, existentes nos laboratórios de Polícia Científica da Europa. Os ficheiros x3p mostraram potencialidades no auxílio, não só para produção de meios de prova pericial, como também para produção de inteligência útil para a investigação.
- Das revistas pessoais de prevenção e segurança realizadas pelo assistente de recintos de espetáculos na atividade de segurança privadaPublication . Torres, Bruno Miguel FenaO presente estudo tem como objeto o regime das revistas pessoais de prevenção e segurança no âmbito da especialidade da profissão regulada do segurança privado – o assistente de recintos de espetáculos. Discorre-se sobre uma temática com marcos importantes introduzidos através da última revisão legislativa, percorrendo-se as premissas introduzidas pela Lei n.º 46/2019, de 08 de julho, e o alcance introduzido com as revistas realizadas pela especialidade em estudo. O cuidado foi direcionado para a identificação e análise do regime das revistas em locais de acesso vedado ou condicionado ao público, cujo contexto assente nos espetáculos e divertimentos públicos, isolando-o das autorizações passíveis de serem concedidas às demais especialidades da profissão de segurança privado. Identificou-se um conjunto de aspetos relevantes que são omissos ao regime atual, concluindo-se que uma próxima revisão legislativa deverá observar uma maior agudeza às competências da especialidade em estudo, que se considera serem da esfera da segurança privada e complementares à segurança pública.
- A ação e intervenção dos polícias que integram as equipas do Programa Escola Segura: contributos para a prevenção da delinquência juvenil em ambiente escolarPublication . Moutinho, Maria Amélia da CostaA ação e intervenção dos Polícias que integram as Equipas do Programa Escola Segura (EPES) encontram-se intimamente relacionadas com um modelo de proximidade vocacionado para a prevenção da delinquência juvenil nas escolas. O desenvolvimento das várias atividades, que incluem a realização de ações de sensibilização e outras intervenções com base numa política de educação para a segurança em meio escolar, exigem a dedicação e empenho na persecução de tão nobre missão. O presente estudo visou analisar a relevância das ações e intervenções desenvolvidas pelos polícias das Equipas da Escola Segura junto das escolas e, consequentemente, o seu contributo para a prevenção da delinquência juvenil. Nesta sequência, procedeu-se à aplicação de inquéritos por questionário aos membros dos Agrupamentos de Escolas agrupadas e não agrupadas e Diretores/Coordenadores das Escolas EB2/3 da área das Divisões Integradas do Comando Metropolitano da PSP do Porto, que integram a amostra do estudo. Esta investigação confirma a relevância do papel dos polícias que integram as EPES e a valorização da sua atividade, contributo e colaboração na prevenção da delinquência juvenil, percecionadas pelas Instituições Escolares como muito importante. Deste estudo surgiram algumas sugestões indicadas pelas Instituições Escolares que podem constituir-se como mais-valia para a Organização - PSP.