IP - IPJPS - Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul
Permanent URI for this community
O Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul é constituído por três Escolas Superiores:
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada;
Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget;
Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve.
Browse
Browsing IP - IPJPS - Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul by advisor "Castro, Helena"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O conselho de cooperação como promotor do desenvolvimento sociomoral e da participação no planeamento e avaliação na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Correia, Patrícia; Castro, Helena; Silva, MarleneEste relatório final reflete a dimensão investigativa realizada no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório, evidencia-se um estudo empírico sobre uma das componentes/atividades da estrutura organizativa do Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM): Organização e gestão cooperada em Conselho de cooperação educativa. Este estudo tem como finalidade compreender de que forma o Conselho de cooperação educativa é promotor do desenvolvimento sociomoral das crianças e da participação ativa das crianças no momento do planeamento e avaliação. A recolha de dados foi realizada através de guiões de entrevistas às docentes cooperantes e às crianças de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo sobre o Conselho de cooperação. A análise dos resultados permitiu perceber a opinião das docentes e das crianças de Pré-escolar e 1.º Ciclo sobre o Conselho de cooperação e a participação das crianças de Pré-escolar e 1.º Ciclo durante o momento do Conselho. Assim sendo, permitiu compreender também, o seu contributo no desenvolvimento sociomoral dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da análise da leitura do Diário de turma realizada nos momentos do Conselho.
- O lúdico como instrumento facilitador de aprendizagem na matemática em educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básicoPublication . Costa, Ana Marta; Castro, HelenaEste relatório final é o resultado de um estudo de mestrado com a temática: “O lúdico como instrumento facilitador de aprendizagem na matemática da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico”. Assim sendo, tem como objetivo realçar que as atividades lúdicas e a aprendizagem da matemática estão relacionadas, em ambas as valências de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Refleti sobre a importância da aprendizagem lúdica, os benefícios da sua utilização em contexto de sala e para o desenvolvimento da criança, nomeadamente como as crianças são motivadas para a descoberta de novas aprendizagens matemáticas. Para a investigação, optou-se por uma metodologia de investigação-ação de caráter qualitativo, em que foram utilizadas as técnicas de observação participante e de recolha documental. Começando pela caracterização do contexto e dos participantes, procedi à análise das observações, planificações e avaliações das práticas desenvolvidas durante o decorrer dos estágios, identificando sempre os instrumentos utilizados. Os dados recolhidos apontam para que o brincar é, decididamente, valorizado pelas crianças e que a aprendizagem através do lúdico estimula e contribui para desenvolve as suas competências na área da matemática.
- A multiculturalidade na educação pré-escolar:Publication . Vicente, Ana Catarina; Castro, Helena; Nogueira, ClementinaO presente Relatório Final apresenta uma breve caracterização da Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Nesta prática foi implementado um projeto de Educação Multicultural em que procurei compreender como é tratada esta problemática no jardim-de-infância. Após a problematização do tema, foi definida a seguinte questão de partida: “Contribuem as práticas de educação multicultural para uma melhor integração de uma criança de cultura diferente?” Para responder a esta questão de partida, foi realizada uma investigação que se insere nos critérios de estudo de caso. Neste estudo é utilizada uma metodologia de cariz qualitativo que analisa as evidências desenvolvidas na prática supervisionada, que se baseiam na observação direta, notas de campo, fotografias/filmagens e entrevista à educadora titular. Constatou-se, através dos dados obtidos, que as práticas de educação multicultural contribuíram para a evolução e integração da criança em estudo.