Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-01"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A multiculturalidade na educação pré-escolar:Publication . Vicente, Ana Catarina; Castro, Helena; Nogueira, ClementinaO presente Relatório Final apresenta uma breve caracterização da Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Nesta prática foi implementado um projeto de Educação Multicultural em que procurei compreender como é tratada esta problemática no jardim-de-infância. Após a problematização do tema, foi definida a seguinte questão de partida: “Contribuem as práticas de educação multicultural para uma melhor integração de uma criança de cultura diferente?” Para responder a esta questão de partida, foi realizada uma investigação que se insere nos critérios de estudo de caso. Neste estudo é utilizada uma metodologia de cariz qualitativo que analisa as evidências desenvolvidas na prática supervisionada, que se baseiam na observação direta, notas de campo, fotografias/filmagens e entrevista à educadora titular. Constatou-se, através dos dados obtidos, que as práticas de educação multicultural contribuíram para a evolução e integração da criança em estudo.
- Manutenção de dispositivos médicos e plataformas de gestão : estágio na PromeiCentroPublication . Pedro, Márcia Catarina Benigno; Coutinho, Fernanda de Madureira; Fonseca, Inácio de Sousa Adelino daOs dispositivos médicos são indispensáveis no dia a dia de uma unidade de saúde. São equipamentos certificados, que devem garantir não só a segurança dos profissionais de saúde, bem como a dos pacientes. A manutenção dos equipamentos tem como propósito principal garantir essa segurança, bem como, a qualidade e durabilidade dos mesmos, sendo a sua importância cada vez mais reconhecida. As entidades que prestam serviços de manutenção destes equipamentos têm de ser certificadas para o efeito. A Instrumentação Biomédica é uma área que surge associada a algumas vertentes da área da saúde, designadamente a manutenção de dispositivos médicos, tendo um papel importante no desempenho desta função. O estágio foi realizado numa instituição que presta serviços de manutenção em contexto hospitalar (PromeiCentro, Lda), tendo como objetivo principal a aquisição de competências práticas em contexto real, na área de manutenção de dispositivos médicos. Adicionalmente, foi feito um estudo sobre os procedimentos a adotar em situações de emergência e doenças infecto-contagiosas, e como eliminar agentes biológicos dos equipamentos. Foi também efetuada uma pesquisa e análise de algumas ferramentas de apoio a empresas que prestam este tipo de serviços, de forma a perceber quais as suas principais funcionalidades e de que forma podem contribuir para uma boa gestão deste tipo de atividade.
- O impacto dos YouTubers na intenção de compra de videojogos dos jovens portuguesesPublication . Ribeiro, João Edgar Esteves; Soares, RaquelCom a chegada da web 2.0, a internet deixou de ser apenas de leitura, mas passou a ser também a internet de partilha, pois os usuários podiam partilhar os seus conteúdos em blogs e chatrooms. Um dos websites mais populares de partilha de conteúdo é o YouTube. O YouTube é um site que permite aos utilizadores colocarem os seus próprios vídeos na plataforma, que podem ser vistos por outros utilizadores. Alguns utilizadores ganharam de tal maneira visualizações e seguidores, que acabaram por se tornarem em influenciadores digitais. Os jovens seguidores desses influenciadores sentem que os mesmos são mais credíveis que a publicidade tradicional, por isso torna-se fundamental que as empresas compreendam de que maneira eles conseguem influenciar os seus seguidores. Videojogos são atualmente o setor da indústria do entretenimento mais rentável a nível mundial e com uma forte presença em Portugal. O objetivo deste estudo é compreender qual o impacto que os YouTubers têm na intenção de compra de videojogos por parte dos jovens portugueses. Para tal recorreu-se a um método quantitativo a uma amostra não probabilística por conveniência, com a aplicação de questionários por inquérito a indivíduos com idades entre os 18 e os 35 anos, dos quais foram obtidas 133 respostas. Os resultados obtidos confirmam que de factos os YouTubers têm impacto na intenção de compra de videojogos dos jovens portugueses, sendo a sua credibilidade e a utilidade da informação dos seus vídeos os antecedentes que mais impacto têm na intenção de compra, no entanto, não se verificou que o número de visualizações e subscrições do YouTuber tenham impacto na sua credibilidade, nem se verificou um impacto da qualidade percebida do conteúdo na utilidade da informação.