AM - TIA - ADMIL - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração Militar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing AM - TIA - ADMIL - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração Militar by advisor "Ferreira, Tânia Mora"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- As determinantes de Tounover dos oficiais do quadro permanente do Exercito PortuguêsPublication . Pinto, Mário André Monteiro; Lopes, Helga Santa Comba; Ferreira, Tânia MoraO objetivo geral desta investigação é desenhar um perfil de turnover inicial do Oficial do Quadro Permanente do Exército Português. A partir deste objetivo geral, foi definido um modelo militar de turnover e novas considerações relativamente à recente teoria da Proximal Withdrawal States Theory foram encontradas. Para tal, através de um raciocínio dedutivo, nomeadamente com um método quanti tativo, recorreu-se a inquéritos por questionário aos Oficiais do Quadro Permanente do Exér cito Português, onde se obteve uma amostra de 575 militares. Os resultados indicam que os Oficiais do Quadro do Exército Português demonstram uma reduzida intenção de saída da organização. Este resultado justifica-se pelo facto dos Oficiais se assumirem como militares relativamente satisfeitos com a suas carreiras, com prometidos afetivamente, embutidos na organização e com bons níveis de aculturação com a Instituição Militar. Contudo, estes mesmos militares demarcam-se pela falta de zelo por parte da organização, não se sentido devidamente recompensados pela mesma. Consequen temente, a procura por alternativas profissionais no mercado civil destaca-se por ser contínua e inerente. Quanto às especialidades são os oficiais de Saúde, Engenharia Militar e Artilharia e quanto ao posto são os Tenentes que demonstram o menor bem-estar na organização e, consequentemente, a maior intenção de abandono da organização. Verifica-se ainda existir um conjunto de antecedentes que podem funcionar como preditores da intenção de turnover, tendo sido o modelo constituído pela Satisfação Laboral, a Perceived Organizacional Support e pela procura de Oportunidades Alternativas Profis sionais a apresentar o melhor ajuste, justificando 65% da variação da intenção de saída. Por último, tal como preconizado pela Proximal Withdrawal States Theory, a resposta dos pre ditores não se assumiu de forma mais significativa devido aos ditos relutantes presentes na estrutura.
- O impacto da liderança ética no silêncio dos militaresPublication . Amaral, David Miguel Almeida; Lopes, Helga Santa Comba; Ferreira, Tânia MoraA presente investigação desenvolvida no âmbito da dissertação de mestrado do curso de Administração Militar procura analisar os principais motivos que contribuem para o silêncio nas Forças Armadas, em especial no Exército português, bem como a importância que a Liderança Ética tem neste contexto. Ao longo desta dissertação procurou-se fornecer, numa fase introdutória, informação sobre temas principais sobre a temática do trabalho, nomeadamente, a importância de investigar o silêncio com o líder ético. Desta forma, recorreu-se a uma análise quantitativa, através de inquéritos por questionário, aplicados aos militares do Exército português. A investigação permitiu concluir que o nível de silêncio aumenta no ambiente de trabalho, quando existe uma perceção reduzida de liderança ética por parte dos seus líderes. Em suma, esta dissertação procura dar a conhecer a importância de como liderar os militares com base na ética, com a finalidade de evitar um silêncio prejudicial às Forças Armadas.
- O Impacto das Práticas de Gestão de Recursos Humanos na Satisfação Profissional, Intenção de Turnover e no Desempenho Individual. Estudo de Caso:Publication . Rosário, Júnior António Monteiro do; Lopes, Helga Santa Comba; Ferreira, Tânia MoraO impacto das práticas de gestão de recursos humanos nos oficiais das Forças Armadas de Cabo Verde, é o tema da presente investigação. Esta temática é analisada com base nas cinco práticas de gestão de recursos humanos mais valorizadas pelas Forças Armadas de Cabo Verde, e pretende-se analisar o seu impacto, através da satisfação profissional, na intenção de turnover e no desempenho individual dos oficiais Cabo Verdianos. Para tal, recorreu-se a uma estratégia metodológica mista, do tipo de estudo de caso e utilizou-se como principais técnicas de recolha de dados o inquérito por entrevista e o inquérito por questionário. Através da realização do inquérito por entrevista foi possível constatar que o recrutamento e seleção, a formação e desenvolvimento, a gestão de carreiras, a avaliação de desempenho e o sistema de compensação e recompensas, são as cinco práticas de gestão de recursos humanos mais valorizadas, tendo em conta o grau de ocorrência e a relevância das mesmas para as Forças Armadas de Cabo Verde. A partir dos resultados obtidos do inquérito por entrevista, elaborou-se um inquérito por questionário para avaliar cada um dos construtos, o qual foi aplicado aos oficiais das Forças Armadas de Cabo Verde que se encontram no ativo. Os resultados obtidos confirmam um impacto significativo das práticas de gestão de recursos humanos nos oficiais, permitindo concluir que quanto maiores forem os níveis de satisfação, maior serão os níveis de desempenho individual e consequentemente, menor será a intenção de turnover dos oficiais Cabo-Verdianos. A gestão de carreiras e a formação e desenvolvimento são as práticas de gestão de recursos humanos que têm o impacto mais significativo no desempenho individual, e que mais contribuem para a retenção dos oficiais. Em contraste, o sistema de compensação e recompensas é a prática que evidencia maiores níveis de insatisfação e que mais subsidia a intenção de turnover dos oficiais das Forças Armadas de Cabo Verde.