AM - TIA - ADMIL - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração Militar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing AM - TIA - ADMIL - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração Militar by advisor "Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira de"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da perceção de justiça das nomeações e promoções por mérito na satisfação profissional e desempenho dos oficiais das Forças Armadas de Cabo-Verde. Contributos para incrementar a gestão de talentos.Publication . Monteiro, Romário António da Veiga; Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira de; Rosário, Júnior António Monteiro doA perceção da justiça nas promoções e nomeações por mérito constituem um papel fundamental no desempenho organizacional e na satisfação profissional dos oficiais das Forças Armadas de Cabo Verde. A presente investigação tem como objetivo a identificação e análise do impacto da perceção de justiça das promoções e nomeações por mérito sobre a satisfação profissional e desempenho dos militares. Este estudo procura fornecer contributos que possam estimular positivamente a gestão de talentos, nas Forças Armadas de Cabo Verde, sugerindo estratégias e medidas que consigam contribuir para o aumento da eficácia dos processos, e satisfação profissional. A presente investigação foi conduzida através do recurso ao método quantitativo, recorrendo a aplicação de um inquérito por questionários aplicados aos oficiais das Forças Armadas de Cabo Verde. Destes, foram obtidas 83 respostas, o que permitiu uma análise detalhada das perceções de justiça. Os dados revelaram que a perceção de justiça nas promoções e nomeações está fortemente correlacionada com a satisfação profissional e o desempenho dos oficiais. Aqueles que percebem o sistema como justo apresentam níveis mais elevados de motivação, lealdade e eficácia no desempenho das suas funções. A perceção de injustiça pode ser reduzida através da implementação de práticas transparentes e objetivas em promoções e nomeações, inspiradas em modelos de forças armadas de países mais desenvolvidos nessa vertente. Conclui-se assim que a adoção de critérios de desempenho claros avaliações regulares, acessibilidade e transparência dos processos de avaliação e dos critérios de base, bem como sistemas que permitam que as pessoas reconheçam e recompensem seu trabalho podem atrair e reter os melhores talentos e consequentemente melhorar o desempenho das FACV porque criam um ambiente de trabalho mais saudável.
- Perceção de justiça dos oficiais do Exército na Avaliação de Desempenho. Impacto na satisfaçãoPublication . Carvalho, Miguel Filipe da Silva; Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira deEsta investigação tem como objetivo compreender o impacto da perceção de justiça da avaliação de desempenho dos oficiais do quadro permanente do Exército português na satisfação. Este estudo torna-se pertinente pois a temática da justiça organizacional é cada vez mais estudada no campo do comportamento organizacional, assim como, a melhoria da gestão de recursos humanos, através da avaliação de desempenho fomentará melhores comportamentos e atitudes positivas na organização, nomeadamente a satisfação. Participaram no estudo 437 oficiais do quadro permanente do Exército português, através de uma abordagem quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário, constituído por quatro escalas de medição: dos dados sociodemográficos; da perceção de justiça da avaliação de desempenho (dividido na perceção distributiva, procedimental, interpessoal e informacional); da satisfação com avaliação de desempenho; e da satisfação profissional. Como principais resultados salientamos o facto da perceção de justiça da avaliação de desempenho, influenciar a satisfação com a avaliação de desempenho e esta influenciar, consequentemente a satisfação profissional. Nomeadamente, a perceção de justiça relaciona se com a satisfação com AD, na medida que é um fator dos mais influentes nesta satisfação e a ausência de apenas uma das dimensões de justiça, é suficiente para que não se alcance níveis de satisfação.