EN - Escola Naval
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A atual Escola Naval foi fundada em 1782 com a denominação de Academia Real dos Guardas Marinhas, instalando-se no Terreiro do Paço, em Lisboa. Esta academia tinha como função, formar os oficiais da Armada Real. Depois de um período no Brasil, entre 1807 e 1825, em 1845, a Academia Real dos Guardas Marinhas de Portugal, passa a denominar-se Escola Naval. A Escola Naval é um Estabelecimento de Ensino Superior Público Militar que tem por missão principal formar os alunos que a frequentam para o exercício das funções de Oficiais da Armada. Para tal, são ministrados os cursos conferentes do Grau Académico de Mestre nas especialidades de: Marinha; Engenheiro Naval - ramo de Mecânica; Engenheiro Naval - ramo Armas e Eletrónica; Administração Naval; Fuzileiros. Paralelamente, a Escola Naval é parceira de outros organismos universitários em diversos cursos pós-graduados e sede do Centro de Investigação Naval (CINAV). Estabelecimento de Ensino Superior Público Universitário Militar
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Browsing EN - Escola Naval by advisor "Água, Pedro Borda de"
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- Balanced Scorecard como sistema de apoio à decisão na Escola Naval : uma proposta de melhoria em direção à eficiência organizacionalPublication . Batista, Pedro Pereira; Soares, Ivo dos Santos; Água, Pedro Borda deO ambiente organizacional - complexo e em constante mutação - é impulsionado por uma série de fatores, incluindo a globalização, avanços tecnológicos, regulamentações em constante mudança e até mesmo com acontecimentos imprevistos, tais como pandemias, conflitos armados ou crises económico-financeiras. Manifesta-se assim a necessidade de possuir métodos de gestão estratégica para as organizações que desejam monitorizar efetivamente as suas estratégias, melhorar o seu desempenho e alcançar os objetivos estratégicos a que se propõem. A Escola Naval (EN) é uma Unidade Orgânica Autónoma do Instituto Universitário Militar (IUM) que desempenha um papel fundamental na formação dos Oficiais dos quadros permanentes da Marinha Portuguesa. A missão desta instituição é abrangente, exigindo não só a oferta de uma educação de alta qualidade, mas também a necessidade de alinhar essa educação com as demandas estratégicas e operacionais da Marinha. Reconhecendo esse desafio, o estudo propõe avaliar a necessidade e viabilidade de implementar o Balanced Scorecard (BSC) como uma ferramenta de gestão estratégica para melhorar a capacidade da EN de integrar as suas estratégias educacionais, operacionais e administrativas com os seus objetivos de longo prazo. Este estudo adota uma abordagem de métodos mistos para explorar a aplicabilidade e a eficácia do BSC no contexto da EN, combinando a recolha de dados quantitativos por meio de questionários distribuídos a uma ampla gama de partes interessadas e métodos qualitativos, especificamente entrevistas semiestruturadas com os principais envolvidos nos processos de planeamento estratégico e na tomada de decisão. Os questionários foram projetados para recolher perceções sobre as práticas de gestão estratégica e o impacto potencial do BSC, enquanto as entrevistas aprofundam os desafios e oportunidades da sua implementação, oferecendo uma compreensão rica e contextualizada das necessidades da gestão estratégica na instituição.
- Estudo sobre a Otimização da Cadeia de Abastecimento de “Marine Gasoil” na Marinha PortuguesaPublication . Bituere, Nelson João; Água, Pedro Borda de; Melo, SilvaPara a racionalização e gestão eficaz dos dinheiros públicos é preciso ter em conta a contenção de custos, bem como, a otimização na aplicação de recursos financeiros e materiais. Conforme decorre da Lei Orgânica de Marinha 1 (LOMAR), compete à Direção de Abastecimento o fornecimento de todo os artigos destinados ao funcionamento da Marinha, pelo que desta atividade depende o sucesso no cumprimento das respetivas missões. Na presente dissertação, efetua-se um estudo com foco na otimização da cadeia de abastecimento de Marine Gasoil, o qual é um elemento fundamental para o desempenho das atividades por parte das unidades navais. Não obstante, pretende-se culminar com o presente estudo, num instrumento de apoio à tomada de decisões inerentes à gestão de processos de procura de Marine Gasoil, não só, como também, num instrumento de carácter técnico e científico para o potencial apoio à otimização da cadeia de abastecimentos de combustíveis e lubrificantes no geral. Assim, o presente estudo considera a redução de tempos de espera no processo de abastecimento ao longo da respetiva cadeia de abastecimento e poderá facilitar o planeamento estratégico (gestores de topo), além do controlo eficiente dos recursos disponíveis na Marinha. Torna-se fundamental disponibilizar o stock do Marine Gasoil sem se verificar atrasos no fornecimento, de modo a tornar célere o processo de abastecimento do mesmo aos navios, unidades essências no assegurar da missão da Marinha.
- Implicações das diferenças culturais na atividade de apoio logístico às operações internacionaisPublication . Tomás, Daniel Monteiro; Frias, Armindo Dias da Silva; Água, Pedro Borda deOs conflitos armados e as crises humanitárias têm proliferado, um pouco por todo o globo, ao longo das últimas décadas. Na defesa de valores como a soberania, a paz ou a dignidade humana, Portugal participa em missões internacionais no âmbito de diferentes organizações internacionais e da cooperação bilateral entre países. As diferenças culturais podem tornar-se obstáculos no decorrer de uma missão provocando entre a população e os parceiros na missão, um maior número de atritos e uma menor cooperação, comprometendo os objetivos da missão. Esta investigação tem como objetivo analisar os impactos resultantes das diferenças culturais nas operações internacionais, focando-se na relação entre os elementos em missão e as populações locais. Neste sentido, procedeu-se à caracterização dos países considerados através do modelo cultural de Hofstede. Aplicou-se a metodologia de análise comparativa entre a cultura portuguesa e a cultura dos países onde a Marinha Portuguesa está presente. Através de dados secundários e de entrevistas foi avaliado o distanciamento cultural entre intervenientes e identificadas as dificuldades daí resultantes. Os dados obtidos permitem-nos concluir que quanto maior o distanciamento cultural entre os países, maiores serão os desafios na compreensão e confiança, cooperação, eficácia humanitária e respeito cultural. Por forma a minimizar os impactos resultantes das diferenças culturais foram propostas ações de mitigação, através da formação, na criação de um manual de boas práticas, na escolha dos participantes para as missões e na sensibilização da população local sobre a cultura de origem da força.
- Modelo de Desenvolvimento de Competências de Comunicação e Liderança ao Longo da Carreira dos Oficiais da Marinha PortuguesaPublication . Baptista, Mariana Moreira; Soares, Ivo dos Santos; Água, Pedro Borda deA rápida evolução das operações marítimas globais sublinha a necessidade de liderança competente nas forças navais. Para a Marinha Portuguesa, este ambiente dinâmico exige oficiais tecnicamente proficientes e hábeis em liderança, comunicação e gestão. Esta investigação aborda uma lacuna no regime de formação existente para os Oficiais da Marinha Portuguesa, propondo um modelo de formação contínua em liderança para dotar os oficiais das competências comportamentais, de liderança e de comunicação essenciais ao longo das suas carreiras. A investigação foi motivada pela observação de que a formação inicial dos Oficiais da Marinha, embora abrangente, frequentemente carece de um foco sustentado nas competências interpessoais, cruciais para o comando e a gestão eficazes em cenários diversos e de grande pressão. Esta lacuna dificulta a capacidade dos oficiais em responder eficazmente aos desafios multifacetados da segurança marítima, manutenção da paz e operações de resposta a desastres. Usando uma extensa revisão da literatura e das competências existentes na Marinha Portuguesa, este estudo constrói um modelo de desenvolvimento que integra formação contínua em liderança comportamental e competências de gestão. A investigação é guiada pela questão: Qual é o quadro de referência para a formação em componentes comportamentais, liderança e comunicação para os Oficiais da Marinha Portuguesa, assegurando a sua preparação para funções de comando e liderança ao longo das suas carreiras? Questões específicas incluem o momento ideal para a formação em liderança, modalidades de formação eficazes (civis ou militares) e o impacto projetado no sucesso organizacional. A metodologia inclui uma abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas com oficiais navais e uma análise dos padrões de formação em instituições comparáveis. O modelo proposto adapta programas de formação aos requisitos operacionais em evolução e às fases de desenvolvimento pessoal dos oficiais. Identifica momentos-chave para intervenção, de modo a introduzir ou reforçar competências de liderança e comunicação, garantindo atualizações contínuas alinhadas com as exigências operacionais. Os resultados iniciais destacam o potencial do modelo para melhorar significativamente as capacidades de liderança. Ao fomentar uma cultura de melhoria contínua e de aprendizagem, o modelo prepara os oficiais para os desafios imediatos das operações navais e dota-os das competências necessárias para o sucesso a longo prazo nas suas carreiras. Este estudo contribui para o discurso sobre formação militar e desenvolvimento de liderança, oferecendo uma abordagem inovadora para a integração da formação contínua, baseada em competências na educação militar.
- Priorização das tecnologias com interesse para a DefesaPublication . D'Almeida, José Manuel Sousa; Água, Pedro Borda de; Correia, Anacleto Cortez eAo longo das últimas décadas, as Forças Armadas Portuguesas (FFAAP) têm vivido períodos de dificuldade de recursos, nomeadamente a nível tecnológico. Parte dessa falta de recursos tecnológicos advém da diminuição do risco de ameaça de conflito armado de larga escala que se fez sentir no período pós-Guerra Fria, levando a um alívio da procura por inovação tecnológica e equipamento das FFAAP. A falta de recursos da Indústria de Defesa de Portugal constitui uma enorme adversidade à inovação e desenvolvimento tecnológico das FFAAP, sendo que parte das tecnologias existentes não são as mais adequadas às necessidades e exigências do mundo atual. Como tal, chegou-se a um ponto em que são inúmeras as necessidades tecnológicas da Defesa, as quais necessitam de ser priorizadas para cumprir com os objetivos atuais. Pretende-se com esta investigação desenvolver um sistema de apoio à decisão que priorize as tecnologias emergentes e disruptivas com interesse para a Defesa Nacional. Assim, a criação deste sistema irá basear-se na demonstração de uma metodologia robusta no campo do Decision Making. São feitas várias pontes conceptuais entre as tecnologias disruptivas emergentes na Defesa, tidas em conta pela North Atlantic Treaty Organization (NATO) e pela European Defence Agency (EDA), e os critérios de decisão definidos pelos Subject Matter Experts (SME), isto é, um grupo de peritos em matérias relacionadas com tecnologias de Defesa, a nível nacional. Estes mesmo peritos selecionados contribuíram com as suas opiniões fundamentadas para a criação do sistema de apoio à decisão. O modelo desenvolvido baseia-se num sistema de lógica difusa, tendo por base os critérios de decisão atribuídos pelos SME às várias tecnologias disruptivas de Defesa. Embora o número reduzido de peritos que colaboraram com esta investigação, os resultados obtidos permitiram reconhecer a utilidade da lógica difusa no apoio à decisão.
- Sistema integrado de garantia da qualidade do ensino na Escola Naval : exploração dos processos de qualidade para um ensino de excelênciaPublication . Saraiva, Ricardo Jorge Maurício; Soares, Ivo dos Santos; Água, Pedro Borda de; Ricardo, João RodriguesNos últimos anos, a garantia da qualidade tem se destacado como um elemento crucial para a melhoria do ensino nas Instituições de Ensino Superior. A nível nacional, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior é responsável por esta função, promovendo a implementação de Sistemas Integrados para a Garantia da Qualidade nas instituições, objetivando-se alcançar a excelência educacional. A Escola Naval, como Unidade Orgânica autónoma do Instituto Universitário Militar, não é indiferente a esta realidade, procurando imperativamente continuar a aprimorar a sua qualidade. Na dissertação de Ricardo (2023), foi realizado um estudo de caso com alunos e docentes da Escola Naval, tendo-se identificado lacunas na qualidade do ensino. Propôs se assim, um novo SIGQ, focado no aluno e em alinhamento com os parâmetros definidos pelo ALM CEMA na Diretiva Estratégica da Marinha e com os referenciais nacionais - A3ES e europeus - ENQA de garantia da qualidade. Desta forma, o objetivo do presente estudo é explorar os processos de qualidade do modelo proposto e estabelecer as guidelines, a partir da criação de novos processos e da realização de entrevistas, para a certificação do SIGQ pela A3ES. Com esta finalidade, foram analisados os modelos de qualidade de outras Instituições de Ensino Superior nacionais reconhecidas pela excelência, bem como as iniciativas e os mecanismos de monitorização propostos no estudo de Ricardo (2023). Para além disto, adotou-se uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas ao Comandante da Escola Naval, ao Presidente da A3ES e ao Chefe do Gabinete de Qualidade e Avaliação do IUM. Os resultados alcançados permitiram obter um detalhamento aprofundado dos processos associados ao SIGQEN, definir requisitos, atribuir funções e responsabilidades, e estabelecer benchmarks. Isto possibilitou uma nova compreensão dos processos de qualidade, facilitando a implementação do novo SIGQ e fornecendo diretivas para a sua certificação pela A3ES.